16 Nov 2018

Cosmos review: ciência interessante novamente

Publicado em ETHEVALDO SIQUEIRA
Lido 361 vezes
Avalie este item
(0 votos)

15/03/14

Se você tem menos de 20 anos, talvez nunca tenha ouvido falar na premiada série televisiva de 1980 “Cosmos: Uma Viagem Pessoal”, de Carl Sagan, cientista, astrobiólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo e escritor. A série Cosmos é um dos mais formidáveis exemplos da amplitude e eficácia que a divulgação científica pode atingir por meios audiovisuais, quando apresentada por uma personalidade carismática como Carl Sagan e por meios técnicos adequados.
Filmado ao longo de três anos, em quarenta locais de doze países, o programa abriu a janela do Universo a mais de 500 milhões de pessoas. O segredo desta série de treze horas foi o talento de comunicador de Sagan, capaz de desmitificar o que até então fora informação científica inacessível.
A nova série Cosmos, pretende ser uma cartilha sobre a incrível grandeza do mundo que nos rodeia, entrevistando os cientistas que fizeram as nossas maiores descobertas de uma maneira clara e objetivo para facilitar a compreensão da ciência durante o processo.
Dr. Neil de Grasse Tyson, apresentador do programa, tem uma mensagem muito consistente: o nosso futuro depende de um abraço apaixonado da ciência, e para que isso aconteça, a ciência precisa ser interessante. Tyson é o apresentador do novo programa “Cosmos: Uma Odisséia no Espaço-Tempo”, que estreou ontem à noite, (09) nos EUA como parte de um grande evento mundial através de 10 redes nacionais - com introdução do presidente Obama, não menos - antes de chegar a mais de 180 países. A série ainda não tem previsão de chegada no Brasil.

Ethevaldo Siqueira é jornalista especializado em telecomunicações e professor universitário, e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Folha Do ABC

A FOLHA DO ABC traz o melhor conteúdo noticioso, sempre colocando o ABC em 1º lugar. É o jornal de maior credibilidade da região
Nossa publicação traz uma cobertura completa de tudo o que acontece na região do ABCDM.

Website.: www.folhadoabc.com.br/media/k2/users/anos.png