19 Jul 2018

Folha Do ABC

A FOLHA DO ABC traz o melhor conteúdo noticioso, sempre colocando o ABC em 1º lugar. É o jornal de maior credibilidade da região
Nossa publicação traz uma cobertura completa de tudo o que acontece na região do ABCDM.

Marcelo Lima (PSD), vice-prefeito de São Bernardo, que já havia anunciado seu desligamento da secretaria de Serviços Urbanos, em abril, anuncia oficialmente, sua pré-candidatura a deputado federal, nesta quinta (19), às 12h, no Hotel Pampas (Av. Barão de Mauá, 71, Jardim Chácara Inglesa.

Tagged sob

O Ministério da Saúde atualizou, na quarta (18), as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação do sarampo no país. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. No entanto, os surtos estão relacionados à importação. Isso ficou comprovado pelo genótipo do vírus (D8) que foi identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela. Até o dia 17 de julho, foram confirmados 444 casos de sarampo no Amazonas, 2.529 permanecem em investigação e 147 foram descartados. O estado de Roraima confirmou 216 casos da doença, 160 continuam em investigação e 38 foram descartados.

Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (1), Rio Grande do Sul (8); e Rondônia (1). Até o momento, o Rio de Janeiro informou ao Ministério da Saúde, oficialmente, 7 casos confirmados. O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário ao Estado. Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados.

Eliminação do sarampo

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, e atualmente empreende esforços para manter o certificado, interromper a transmissão dos surtos e impedir que se estabeleça a transmissão sustentada. Para ser considerada transmissão sustentada, seria preciso a ocorrência do mesmo surto por mais de 12 meses.

Entre 2013 e 2015, ocorreram surtos decorrentes de pacientes vindos de outros países, sendo registrados neste período 1.310 casos da doença. O maior número de casos foi registrado nos estados de Pernambuco e Ceará.

Nos surtos de sarampo ocorridos no Ceará e em Pernambuco entre 2013 e 2015, as ações de bloqueio e campanha de vacinação foram realizadas pelo Ministério da Saúde - em conjunto com os estados e municípios - foram eficientes e resultaram na interrupção da transmissão da doença. Em 2017, casos de sarampo em venezuelanos que adentraram no estado de Roraima foram confirmados, ocasionando um surto da doença no estado, com ampliação de casos da doença para Manaus em 2018. O Ministério da Saúde permanece monitorando a situação do sarampo em todo o país, especialmente em Roraima e no Amazonas, e as medidas de controle e prevenção já estão sendo realizadas.

Esquema vacinal

O Ministério da Saúde oferta gratuitamente para todos os estados do país as vacinas tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e a tetra viral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). As vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis ao longo de todo o ano nos postos de saúde em todo o país.

É importante ressaltar que não há necessidade de corrida aos postos de saúde, já que as ações para controle do surto da doença, como bloqueio vacinal, nas localidades acometidas por casos de sarampo estão sendo realizadas com rigor. Neste momento, o Ministério da Saúde está intensificando a vacinação das crianças, público mais suscetível à doença. Entretanto, adultos não vacinados devem receber a vacina prioritariamente em locais onde há surto da doença, como em Roraima e Manaus (AM). Pessoas que já completaram o esquema, conforme preconizado para sua faixa etária, não precisam novamente receber a vacina.

Crianças:

12 meses a menores de 5 anos de idade:  uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral).

5 anos a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente: duas doses da vacina tríplice com intervalo de 30 dias entre as doses.

Campanha nacional de vacinação

Será realizada entre 6 e 31 de agosto, sendo o dia D no sábado, 18 de agosto. O público-alvo desta estratégia são as crianças de 1 ano a menores de 5 anos.

Campanha nacional de vacinação

Será realizada entre 6 e 31 de agosto, sendo o dia D no sábado, 18 de agosto. O público-alvo desta estratégia são as crianças de 1 ano a menores de 5 anos.

Tagged sob

São Caetano receberá ‘O Jardim do Inimigo’, nesta quinta (19), às 19h30, no Teatro Paulo Machado de Carvalho (Alameda Conde Porto Alegre, 840, bairro Santa Maria).

O espetáculo trata de um jardim sinistro, com personagens reais que levam o espectador a ver-se em um espelho do cotidiano. O texto é narrado pelo proprietário do Jardim, o Acusador, interpretado pelo autor e diretor do espetáculo, Caíque Oliveira, que no decorrer da trama, persegue suas vítimas por meio da mente.

Com linguagem simplificada, cenário, iluminação, sonoplastia, maquiagem e figurinos inovadores, o espetáculo torna-se atraente e, muitas pessoas são levadas a se identificar com algumas das personagens e, também, conseguem compreender de forma divertida a realidade vivida.

O evento tem classificação etária de 10 anos, e duração de 180 minutos. Os ingressos custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) no primeiro setor, e podem ser adquiridos pelo site www.eventbrite.com.br. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura da cidade, pelos telefones 4232-1237 ou 4232-1294. 

Tagged sob

Nassau, Bahamas. É verão nas Ilhas das Bahamas e os funcionários do Ministério de Turismo e Aviação já estão agilizando todos os detalhes para a realização do principal evento de verão do país, o Junkanoo Summer Festival.

Este ano o evento, celebrado durante todos os sábados até 4 de agosto, mostra a cultura das Bahamas, através da música, artesanatos, comida, jogos locais e concursos, também terá espaços e atividades especiais para as crianças, mixologia e demonstrações culinárias, deliciosa comida, bebidas típicas das Bahamas e emocionantes representações do Junkanoo. Arawak Cay é o epicentro do evento, que tem início às 13h.

A novidade da edição desde ano do Junkanoo Summer Festival (JSF) será os diferentes temas para cada sábado de festival.

Confira a programação:

Em 21 de julho, o festival se vestirá de nostalgia com o retorno a era das discotecas dos anos 70 e 80 nas Bahamas.

O penúltimo sábado do festival, 28 de julho, contara com uma celebração de Rake-and-scrape (gênero musica nativo das Bahamas) com artistas como Quadrille Dancers, The Island Woman, Lizzy Carry Basket, Brown Skin Gal, Go Home and Mind Baby, Kill the Roach, Better Woman than You e Shot Gun Wedding.

A programação do último dia do festival, 4 de agosto, estará dedicada a celebrar as antigas e novas tradições do Junkanoo.

Durante todo o verão nas Bahamas, haverá atuações musicais de de Duke Smith; Abagail Charlow; Duke Errol Strachan; Chris Fox; Lady E; Bodine Johnson; Paul Hanna; Lassie Doe Boys; Soulful Groovers; John Chipman; Marvin Henfield; Ray Munnings; Pat Rolle; Jim Duncombe; Funky D; B.D. McKenzie; Jay Mitchell; Leon Taylor; Franklin Young; Nita Ellis; Sweet Emily e Peanuts Taylor, entre outros.

Para os jovens de idade e os jovens de coração, o Kiddie Corner será melhorado este ano com uma grande quantidade de jogos bahamenses como amarelinha, bambolê, beisebol, handball, escada de golfe, corrida de sacos, bolinha de gude, perna de pau, corrida com carrinhos rolimã, voo de cometas e um espetáculo de magia.

As competições diurnas incluíram sanduiches, melancias, abacaxi, mandioca tostada e concursos como comer bolos, caça a caranguejos e romper conchas.

Para garantir que todos os visitantes possam aproveitar o festival, será oferecido transporte público gratuito para o Junkanoo, através de ônibus e taxis que sairão de cada hotel em New Province.

O Diretor de Eventos do Ministério, Charity Armbrister, disse que o festival será ainda mais emocionante este ano.

"Estou muito entusiasmado com a renovação do Junkanoo Summer Festival deste ano. É uma nova visão para este importante evento que explorará um tema diferente a cada sábado de julho e o primeiro de agosto. O Junkanoo deste ano ressaltará um olhar mais cultural e também os gêneros bahamenses com uma série de shows e outras atividades, que vão desde os anos 60 até os dias de hoje. E claro, nenhum JSF está completo sem a participação dos grupos A e B do Junkanoo que este ano farão apresentações em um estilo mais dinâmico em um lugar de significante importância. Também estamos focados em um maior público este ano", concluiu o senhor Armbrister.

Confira a ordem dos desfiles:

Grupos "A"

One Family – 21 Julho

Genesis – 28 Julho

Valley Boys – 4 Agosto

Roots – 4 Agosto

Grupos "B"

The Fox Hill Congos – 21 Julho

Conquerors of Christ – 28 Julho

Body of Christ – 4 Agosto

Colours Entertainment – 4 Agosto

Tagged sob

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou na quarta (18), a ampliação no atendimento dos exames de ultrassonografia. A partir de agora, os procedimentos também poderão ser realizados na Policlínica Alvarenga, localizado na Estrada dos Alvarengas, 1.211, no bairro do Alvarenga. O atendimento também é efetuado na Policlínica do Centro – Avenida Armando Ítalo Setti, 402.

Esta ampliação faz parte de um novo modelo adotado pela Administração, em relação aos exames de imagem. A Prefeitura trocou a empresa responsável pela operacionalização do serviço e firmou um novo contrato de locação dos equipamentos. Além de reduzir custos, o município passa a ter um melhor controle das agendas de marcação dos exames.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, visitou a unidade, acompanhado do secretário de Saúde, Dr.Geraldo Reple, destacando que a Policlínica Alvarenga está preparada para realizar 80 procedimentos por dia. No equipamento do Centro, são realizados 160 exames diários.

“A prioridade pelo melhor serviço oferecido à população na Saúde é o que mais temos trabalhado. Por isso, modernizamos o serviço, com novos equipamentos e contratamos novos profissionais. Este plano vai proporcionar um atendimento mais eficiente, seguro e de qualidade. Além disso, outra novidade é que todos os pacientes deixarão a Policlínica com o resultado do exame em mãos”, explicou Morando.

Aceitação - A dona de casa, Cássia Teixeira de Andrade Castro, 52 anos, recebeu o resultado do exame das mãos do prefeito. “Sou moradora do bairro Assunção e fiquei muito feliz com a mudança. Se não tivesse instalado essas duas máquinas, teria que ir até o centro para realizar o ultrassom dos braços. Além de diminuir o tempo de espera, essa descentralização aproxima o povo das unidades de saúde. Eu adorei esta ideia”, agradeceu a dona de casa.

O secretário de Saúde, Geraldo Reple, enfatizou sobre a importância da população se conscientizar e buscar o atendimento. “Agora, o município terá total domínio das agendas de marcação dos exames, porém salientamos a importância de evitar faltas. Muitas vezes, o paciente sabe que não poderá ir fazer o exame, mas não avisa e acaba tirando a vaga de outra pessoa. Por isso, é importância que todos compareçam no dia e hora marcada”, comentou.

Tagged sob

Visite-nos no Facebook

Main Menu

Main Menu