17 Aug 2019

O prefeito Orlando Morando, junto ao delegado seccional de São Bernardo, Ronaldo Tossunian, o comandante da Polícia Militar do ABC, coronel Renato Nery, e a delegada titular do DISE/DAS/SIG, Luciara de Cássia da Conceição Campos realizaram vistoria nas instalações do futuro prédio do COI (Centro de Operações Integradas) no município, na terça (13). O espaço recebeu investimento de R$ 2 milhões. Trata-se da segunda unidade do Estado. A primeira unidade está instalada em Santo André.

A sede do COI está instalada na Avenida Redenção, com 1.900 m² do prédio, em área total de 5.200m². O COI de São Bernardo abrigará as operações do Batalhão Especial da Polícia Militar (Baep), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), da Delegacia do Idoso, da Polícia Civil, além da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil. Ao todo, o local reunirá cerca de 400 agentes de segurança, que terão acesso às 400 câmeras de monitoramento espalhadas por São Bernardo, além das 273 câmeras com a tecnologia do Detecta. A inauguração, antes prevista para a primeira quinzena de agosto, agora, acontecerá no final de setembro.

 “Já atuamos em conjunto, sempre houve essa integração entre a PM e a Polícia Civil, porém, com a inauguração do prédio, será a primeira vez que, fisicamente, estaremos próximos. Isso irá facilitar a troca de informações”, afirmou Luciara.

Segundo o prefeito, com o COI será possível alinhar o planejamento de diversas ações integradas entre as corporações. “Estamos formando neste espaço o Quarteirão da Segurança e da Cidadania. Por uma questão clara, já que temos no entorno o Poupatempo, o Bom Prato e o Centro de Referência do Idoso”, destacou.

Para o coronel Nery, com a inauguração do COI, haverá um novo estímulo para os agentes com a integração de todas as corporações. “Isso permitirá assim, mais eficiência nas ações de segurança de São Bernardo e toda a região”, declarou.

Já Tossunian acredita que com a instalação de três delegacias no Centro, o trabalho investigativo da Polícia Civil será aperfeiçoado. “O COI vem somar o trabalho que já tem sido desenvolvido em São Bernardo com sucesso. Com isso, a tendência é que todas as corporações alcancem melhores resultados”, disse.

Na sexta (16), sábado (17) e domingo (18), Diadema se transforma em um grande polo de cultura e arte no ABC. Em clima de festa, reunindo diversos artistas e atividades espalhadas por toda a cidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizará a segunda edição da Maratona Cultural Diadema 2019. O evento, este ano, chega com extensa programação para todos os públicos. Música, dança, teatro, cinema, hip hop, circo e caminhada pela paz serão algumas das atrações do maior evento de cultura do município.

A abertura do Festival será na sexta (16), às 19h, no Teatro Clara Nunes, com a apresentação da “Cia de Danças de Diadema”, com a coreografia “Força Fluída”, e vivências do “Programa Vem Dançar”. Na Praça Lauro Michels, também às 19h, será realizada a “Arena Hip Hop”, com batalhas de mc’s e apresentações de rappers, com destaque para o cantor NDEE Naldinho, nome conhecido nacionalmente no segmento.

Ainda na sexta, além de dança e música, em outros pontos da cidade, vão ocorrer ações em diversas linguagens artísticas. Às 19h30, o “Cine na Praça”, na Praça Kaleman, bairro Campanário, exibirá a animação Hotel Transilvânia 3 e quem for assistir poderá levar suas cadeiras de casa para ver o filme  projetado em telão a céu aberto.  No Shopping Praça da Moça, às 19h, acontecerá “O Baile Nostalgia”, com repertório de músicas dos anos 60, 70, 80 e 90.

A Maratona também passará pelo circuito de bares e lanchonetes de Diadema. Durante os três dias de eventos, em mais de dez estabelecimentos comerciais, haverá saraus e shows de Jazz, Blues, Rock e MPB. No sábado (17), às 8h, a “Caminhada Cultural da Paz”, saindo da Praça do Emancipadores e chegando até a Praça Lauro Michels, trará artistas, populares e alunos das oficinas culturais, para participarem, a partir das 9h, do “Aulão de Ritmos”, do Projeto Vem Dançar.  No mesmo local acontecerá a “Maratoninha”, onde as crianças vão assistir atrações circenses, contações de estórias e ler livros.

No Centro Cultural Serraria, também no sábado (17), a partir das 18h, será realizada a “4ª Mostra de Processos Teatrais” e, às 19h, no Piso G5 do Shopping Praça da Moça, a “Orquestra Municipal de Diadema” formada por alunos da Nova Casa da Música, fará apresentação. No ano passado a orquestra arrastou uma multidão para o centro de compra e público pode assistir trecho de Outono, das Quatro Estações de Vivaldi, entre outros clássicos. Às 17h e às 19h, no Circo Escola, será realizado o espetáculo “Hoje é Dia de Circo”, e às 20h, no Teatro Clara Nunes, a banda “Os Curumins” realizará show. Ainda no Clara Nunes, a partir das 22h30, vários humoristas vão realizar stand ups.

No domingo (18), último dia da Maratona Cultural, a partir das 10h, na CC Canhema/Casa do Hip Hop acontecerá a “Maratoninha Hip Hop” com muito Breaking, Street Dance e recreação para as crianças e, a partir das 13h, no Shopping Praça da Moça, entrará em cena a “Arena Mix”, com performances de danças e shows de música sertaneja, forró e samba. Na Nova Casa da Música, às 14h, será realizado encontro de músicos, com participação de alunos, da Orquestra ABC For Strings e do grupo Seresteiros de Diadema. Na Praça Lauro Michels, a partir das 14h, será realizada a “Arena Rock” com muitas bandas se apresentando. O encerramento da Maratona será na Praça Lauro Michels, às 19h, com show do “Beatles 4Ever”, a melhor banda cover de Beatles no Brasil.

Para conhecer a programação completa da Maratona Cultural Diadema 2019 é só acessar www.diadema.sp.gov.br ou  https://www.facebook.com/maratonadiadema/

O programa Elas por Elas, realizado pelo Fundo Social de Solidariedade de São Caetano, continua levando informações de prevenção ao câncer de mama por toda a cidade. Na noite desta segunda (12), a reunião ocorreu na residência de uma moradora do bairro Nova Gerty. Cerca de 40 convidadas do bairro participaram da atividade.

Denise Auricchio, primeira-dama e presidente do Fundo Social, iniciou a reunião com palestra sobre a importância do autoexame. “Se algum problema for detectado logo no início, as chances de cura chegam a 95%. Por isso vamos, sim, percorrer a cidade inteira, para que nenhuma mulher fique de fora do programa”, afirmou.

A reunião ocorreu na residência de Cris Melo, no Nova Gerty (agendamentos no Fundo Social, pelo telefone 4228-8907). Após a palestra de Denise, as participantes puderam tirar dúvidas com a dra. Ana Cláudia Caffaro Rodrigues, mastologista. Ao final, as mulheres já puderam agendar consulta e exame na rede municipal de Saúde.

O ‘Elas por Elas’ também leva reuniões a entidades, salões de igreja e empresas. Para este mês, há encontros agendados na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e na USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

O Colégio Singular, no sábado (24), promoverá, a partir das 8h, o XV Encontro de Educadores de Escolas Parceiras, sob o tema Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Desafios e Possibilidades. O evento acontecerá na unidade Santo André, localizada na rua Álvares de Azevedo, 222, Centro, Santo André. 

O foco do encontro é a formação do educador por meio do esclarecimento das estratégias pedagógicas que atingem as necessidades dos estudantes através das novas competências da Base Nacional Comum Curricular, que será abordado em por Conrado Dudos.

Durante uma manhã, educadores de escolas parceiras do Singular contarão com várias atividades ligadas ao tema, como apresentações, palestras, sorteios e a oportunidade de refletir sobre a BNCC.

O evento também contará com minicursos e oficinas com os temas: Organizando a Educação Infantil sob a ótica da BNCC; Eu, os outros e nós através das brincadeiras cantadas; Estudo e Aprendizagem eficientes – O que todo professor precisa saber?; Neurociência e a sua contribuição ao processo de aprendizagem; Desenvolvimento das Competências de Linguagem Oral na Educação Infantil preparatórias para aprendizagem; Brincar e interagir: proposta de trabalho com a matemática na Educação Infantil; Danças Circulares; Da prática de leitura/escuta para a produção de textos autônomos; Os objetivos do desenvolvimento sustentável na construção do conhecimento na Educação Infantil; Educação Física: BNCC da teoria à prática – Infantil e Fundamental I; BNCC e Alfabetização: desafios e oportunidades;  Os principais conceitos que estão por trás da Base e como potencializar as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos; Aprendizagens Ativas na BNCC e A área de Ciências da Natureza na perspectiva da BNCC.

As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas no link www.singular.com.br/encontro2019 No dia do evento, os participantes poderão doar um quilo de ração animal, que será revertido para a ESPA – Equipe Singulariana de Proteção aos Animais.

Para oferecer opções que atendam a diferentes perfis, necessidades nutricionais e apoiem mães e pais em qualquer situação do dia a dia, Nestlé NaturNes é a nova marca de papinhas da Nestlé para o mercado brasileiro. Com nome e identidade visual renovados, a marca vai trazer novas receitas totalmente clean label. Os primeiros lançamentos são quatro opções orgânicas, que já estão disponíveis para venda no mercado brasileiro desde maio desse ano.

"As novas papinhas fazem parte do trabalho da companhia de fomento da cadeia de orgânicos, neste caso, com foco no desenvolvimento de produtores do interior de São Paulo. Toda linha virá com uma fórmula contendo ingredientes de uma produção orgânica, receitas nutricionalmente balanceadas e próximas da alimentação caseira", destaca Ionah Kochen, Head de Nutrição Infantil da Nestlé Brasil.

Além de serem fabricadas sem adição de açúcares*, sal** ou conservantes***, as papinhas Nestlé NaturNes não contêm adição de amido e não contêm glúten. A linha é produzida em consonância com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria, com o olhar para as necessidades nutricionais de cada fase da criança. Elas são elaboradas com ingredientes rigorosamente selecionados, desde o plantio até a colheita, e contam com o controle de qualidade Nestlé em todo o processo de produção, na fábrica da companhia em São José do Rio Pardo (interior de São Paulo).

"O próprio nome NaturNes é um neologismo entre Nestlé e natureza. Isso mostra o cuidado especial que existe com o produto, desde o plantio. Vale ressaltar também que a Nestlé possui parceria com microprodutores. Os fornecedores selecionados precisam atender aos padrões de qualidade da Nestlé Nutrição Infantil e a legislação brasileira. Para isso, é feita uma auditoria e análise de todos os ingredientes em todos os aspectos: sensorial, físico químico e microbiológico", complementa Ionah.

A linha orgânica de Nestlé NaturNes está disponível em quatro sabores – banana, maçã, uva com banana e goiaba com banana, em potes de 120g – e é indicada a partir dos seis meses. A marca será comercializada em todos os supermercados e farmácias. A linha regular será substituída gradualmente nos pontos venda, a partir de outubro de 2019.

Vale frisar que a linha atual de Nestlé Papinhas disponível no mercado não possui adição de açúcar nem conservantes, por conta da tecnologia do processo de fechamento a vácuo. Além disso, é nutricionalmente balanceada, oferecendo qualidade e segurança para os bebês de diferentes faixas etárias.

Investimento em orgânicos

Como líder no setor de alimentos, a Nestlé assumiu um papel importante no apoio ao desenvolvimento de novas frentes de mercado no Brasil, como é o caso do segmento de orgânicos. Em fevereiro de 2018, lançou a Aveia Orgânica Nestlé, e, em março de 2019, o primeiro chocolate orgânico em grande escala – Talento Terruá – edição limitada em quatro sabores, Açúcar de coco, Açaí, Maracujá e Cupuaçu, elaborados com cacau orgânico e 100% originário da mata atlântica, sem glúten e sem lactose. Ao estimular a cadeia de orgânicos, a Nestlé beneficia todos os atores envolvidos em determinada produção.

Jornada mais saudável

A Nestlé investirá R$ 680 milhões em tecnologia e inovação no setor do agronegócio no estado de São Paulo até 2020, com foco em produtos orgânicos e embalagens sustentáveis. Em paralelo, vem reduzindo ingredientes como açúcar, sódio e gorduras de seus produtos para ir ao encontro das novas demandas dos consumidores por produtos mais saudáveis. Desde 2014, foram reduzidas mais de 14 mil toneladas de açúcares, mais de 5 mil toneladas de gorduras saturadas e mais de 300 toneladas de sódio. Também, nos últimos cinco anos a companhia renovou mais de 8 mil produtos globalmente, em razão de considerações nutricionais ou de saúde. A meta global para 2020 da Nestlé é reduzir em 5% os açúcares adicionados e em 10% o sódio. Em 2018, os produtos Nestlé entregaram à população brasileira mais de 6 mil toneladas de vegetais, mais de 3,5 mil toneladas de nuts e sementes, e mais de 12 mil toneladas de cereais e grãos, um crescimento de 20% na comparação com 2016.

O prefeito de São Bernardo, junto ao comandante da PM no ABC, coronel Renato Nery, do comandante do 6º BAEP, Gilson Hélio, e do delegado seccional de São Bernardo, Ronaldo Tossunian, realizam vistoria técnica nas obras do futuro Centro de Operações Integradas (COI), no Centro, nesta tarde de terça (13). 

O Centro de Operações Integradas irá congregar no mesmo espaço as polícias Militar, Civil, Guarda Civil e vai integrar também Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e outros órgãos. O Centro deverá ser inaugurado no final de setembro.


Visite-nos no Facebook

Main Menu

Main Menu