23 Apr 2024

As vendas pela internet aumentaram com a pandemia do coronavírus e estão sendo responsáveis por parte significativa das vendas de produtos e serviços dos pequenos negócios.  A 11ª edição da pesquisa “O Impacto da pandemia do coronavírus nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), detectou que mais da metade do faturamento de 1/3 dos microempreendedores individuais (MEI), que atuam nesse mercado, provém dessa fonte. Entre os donos de micro e pequenas empresas esse percentual cai para 22%.

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, vender pela internet foi um dos caminhos encontrados por cerca de 70% dos donos de pequenos negócios para driblar a crise, que obrigou que diversos estados determinassem medidas restritivas para conter a proliferação da Covid-19. “A necessidade de inovar e descobrir novas alternativas para manter a renda permitiu que muitos empreendedores passassem a ter a principal parte de seu faturamento nas vendas online. O curioso é que o público que mais tem se beneficiado é justamente o dos microempreendedores individuais”, enfatiza.

“O MEI depende mais das ferramentas digitais do que as micro e pequenas empresas. A pesquisa mostra que, quando o assunto é comercialização de produtos de forma online, pesa mais o porte do negócio do que o segmento de atuação dos empreendedores”, destaca Melles. Entre as 21 atividades analisadas, em 14, a importância do comércio eletrônico no faturamento foi maior para os MEI. Mais da metade dos microempreendedores individuais do Turismo alegaram ter mais de 50% das vendas oriundas da internet, seguidos pelos da Economia Criativa (46%), Indústria Alimentícia (45%) e Artesanato (43%).

Em uma outra edição da pesquisa de Impacto, o Sebrae já havia detectado que a plataforma Whatsapp é a preferida pelos empreendedores que se inseriram no mundo virtual, com 84% de adeptos. Cerca de 90% das empresas que exercem atividades como Artesanato, Beleza e Moda, e que digitalizaram sua comercialização, usam esse recurso para vender seus produtos e serviços. Instagram e Facebook são as próximas opções, com 54% e 51%, respectivamente e apenas 23% dos negócios vendem por sites próprios.

Presença Digital

O Sebrae dedica o mês de julho à temática da presença digital. Ao longo de todo o mês, será realizada uma série de atividades voltadas ao debate sobre a importância da transformação digital nos pequenos negócios. A pesquisa de Impacto da Pandemia nas MPE mostra que quem aderiu às vendas online e soube explorar melhor as ferramentas sentiu menos as consequências da crise. A comercialização de produtos pela internet foi acelerada pela pandemia. Por isso, conheça todas as soluções de gestão disponibilizadas, gratuitamente, pelo Sebrae e acompanhe a programação nas redes sociais da instituição.

A Av. Paulista foi reaberta para o público na manhã deste domingo (18), entre 8h e 12h. Neste período, os carros estão proibidos de circular na avenida, no trecho entre a Rua da Consolação e a Praça Oswaldo Cruz.

A avenida estava fechada ao público desde março de 2020, devido ao estado de emergência da capital em razão da pandemia da covid-19. Antes da pandemia, a Avenida Paulista ficava aberta para atividades de lazer das 10h às 18h aos domingos e feriados.

A decisão foi tomada pelo Comitê de Eventos da Prefeitura, levando em conta que 70% da população elegível já foi vacinada com ao menos uma dose contra a covid-19.

A abertura ocorre em caráter experimental e de acordo com todos os protocolos sanitários estabelecidos pela Vigilância Sanitária, como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento entre as pessoas e sem aglomerações.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Rogério Cassimiro - MTur 

Última modificação em Domingo, 18 Julho 2021 12:54

 A Enel Brasil, um dos maiores grupos privados do setor de energia do país, abre mais de 100 vagas para seu Programa de Estágio 2021 nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás. Podem se candidatar jovens talentos que estejam a dois anos da conclusão do ensino superior nas áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Computação, Administração, Marketing, Economia, Direito e Psicologia. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de agosto pelo link https://app.jobconvo.com/pt-br/careers/enel/64026924-8d01-4c66-b2ed-feb4ec57abb1/ .

O Programa de Estágio da Enel tem o objetivo de inspirar, desenvolver e formar futuros profissionais que, desde o início, vivenciam a missão Open Power da companhia: de abrir o acesso à energia e contribuir para um setor que está em um importante processo de mudanças e evolução. Para a companhia, a diversidade é um tema muito importante e a empresa acredita que as diferentes histórias, habilidades e visões de mundo ajudarão a construir a melhor experiência para os clientes e o setor elétrico.

Os candidatos devem ter disponibilidade para estagiar por seis horas por dia. As etapas do processo seletivo serão todas online e incluem testes, dinâmica em grupo e entrevistas individuais. Os selecionados começarão a trabalhar em setembro de 2021. A empresa oferece bolsa-auxílio compatível com o mercado, auxílio transporte e vale refeição. 

Ao término do programa, que pode durar até dois anos, o objetivo é que os estagiários estejam aptos a participarem de processos seletivos dentro do Grupo Enel. 

 

 

Para quem tem criança e está precisando sair um pouco de casa, os shoppings reservam atividades infantis para todas as idades e gostos. Com caça ao tesouro pirata, arraiá e até exposição de brinquedos clássicos a diversão está garantida, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Veja a programação no Atrium Shopping, Shopping ABC e Shopping Praça da Moça.

Arraiá Solidário Itinerante no Atrium Shopping
Com as delícias típicas e brincadeiras clássicas, toda a renda da festa será revertida à causas sociais.
Dias 17 e 18, das 12h às 21h
Piso Térreo 

Incrível Caça ao Tesouro Pirata no Atrium Shopping
Com o celular na mão, a família está convidada para desvendar as dicas espalhadas pelo empreendimento e ganhar uma parte do tesouro de moedas de chocolate encontrado.
De quinta-feira a domingo (dias 16, 17 e 18 de julho)
Das 12h às 16h e das 17h às 21h
Início: entrada principal
Evento Gratuito

Arraiá Itinerante no Shopping ABC
Com direito à pesca premiada e casório, atores caracterizados convidam o público para entrar na brincadeira.
Dias 16, 17 e 18 de julho
Intervenções pelos corredores às 14h, 16h30 e 19h
Evento Gratuito

Exposição de Brinquedos Clássicos no Shopping Praça da Moça
Mais de 120 exemplares dos brinquedos Estrela que marcaram a infância dos anos 1970 e 1980 estão expostos no empreendimento, além dos brinquedos gigantes Genius, de 1,60 m de diâmetro e Cai-não-Cai, com 2 m de altura, para o público brincar também.
De 3 a 25 de julho
Brinquedos gigantes: das 12h às 20h (necessário agendamento)
Agendamento: www.sympla.com.br/brinquedos-classicos-estrela---shopping-praca-da-moca__1247410
Piso Araucária
Evento Gratuito

Atrium Shopping
Rua Giovanni Battista Pirelli, 155 - Vila Homero Thon, Santo André
Telefone e WhatsApp: (11) 3135-4500
Estacionamento visitantes: 9 reais até 2 horas + 2 reais cada 2 horas adicionais. 

Shopping ABC
Av. Pereira Barreto, 42, Vila Gilda - Santo André - SP
Telefone: (11) 3437-7222
WhatsApp: (11) 95691-0070
Estacionamento visitantes: Carros 10,00 até 3 horas + 2,00 por hora adicional ou fração

Shopping Praça da Moça
Telefone: (11) 4057-8900
WhatsApp: (11) 94709-5754
Rua Manoel da Nóbrega, 712 - Centro, Diadema
Estacionamento:  Carros 9 reais até 3 horas + 1 real por hora adicional ou fração / Motos 9 reais a diária

 

Última modificação em Domingo, 18 Julho 2021 13:01

Santo André ultrapassou, no sábado (17), a marca de 400 mil pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ao todo, 401.686 munícipes foram vacinados, o que equivale a 73% da população adulta.

“Santo André atinge importante marca na imunização da nossa gente. Chegamos a 400 mil adultos vacinados na nossa cidade. Índice que corrobora a queda na taxa de ocupação de leitos e nos coloca muito próximos do fim desta guerra contra a Covid-19”, destacou o prefeito Paulo Serra.

No momento a cidade está vacinando munícipes com mais de 35 anos e segue aplicando a segunda dose em moradores com mais de 63 anos. Neste domingo (18) começa a vacinação do público acima de 30 anos.

A cidade conta com diversas estratégias para garantir a vacinação de toda a população. Atualmente, além das unidades de saúde estrategicamente localizadas, o município dispõe de sete drive-thrus em funcionamento: Paço Municipal (Praça IV Centenário, no Centro), Craisa (acesso pelo portão 5, na rua Varsóvia), Estádio Bruno Daniel (Rua 24 de Maio, na Vila América), estacionamento do Grand Plaza Shopping (Avenida Industrial, 600, com acesso pelo portão do Centro Empresarial), estacionamento do Atrium Shopping (acesso pela avenida Alexandre de Gusmão, s/nº, piso G2), estacionamento do Auto Shopping Global (Avenida dos Estados, 8.000 - Capuava) e no estacionamento do Carrefour (Avenida Pedro Américo, 23 - Vila Humaitá).

Vale destacar que, mesmo após a vacinação, é necessário manter os protocolos sanitários com a higienização das mãos, distanciamento social e utilização de máscara. 

Outra questão importante é que o Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a Influenza conjuntamente. A pasta orienta que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra a Covid-19. Especialistas recomendam um intervalo de pelo menos 14 dias entre a imunização contra coronavírus e a vacina contra a gripe. Pessoas infectadas com a Covid-19 ou que receberam alta há menos de 28 dias não poderão tomar a vacina contra a Influenza.

Para esclarecer dúvidas e obter outras informações sobre o cadastramento, além do portal da Prefeitura de Santo André, há também o telefone 0800-4848004.

Solidariedade – Munícipes que estão recebendo a vacina têm contribuído com as ações do Fundo Social de Solidariedade, presidido voluntariamente pela primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra. 

As pessoas agendadas para receber a imunização podem levar 1 kg de alimento não perecível para doar nos pontos de vacinação e drive-thru da cidade.  Os itens arrecadados são destinados ao Banco de Alimentos, que faz a entrega para as famílias em situação de vulnerabilidade.

 

Última modificação em Domingo, 18 Julho 2021 10:16

Localizado embaixo das arquibancadas do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, o Museu do Futebol é uma excelente opção de lazer na capital. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, que reúne objetos, imagens e curiosidades sobre o esporte mais popular do planeta, além de, claro, muitos gols. O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Há duas exposições em cartaz: o andar térreo atualmente exibe a exposição temporária Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa, que homenageia a vida e carreira do ex-goleiro da Seleção Brasileira e do Vasco, Moacyr Barbosa (1921-2000), e os 150 anos da posição de goleiro, que só foi criada alguns anos depois da criação do futebol. Na mostra, os visitantes poderão ver defesas incríveis, conferir luvas e camisas de ídolos da posição e, embaixo de uma trave de tamanho oficial, ter a experiência de ver um jogo da perspectiva do goleiro.

Já a exposição principal é um percurso envolvente e emocionante pela história do esporte e do Brasil. São quinze salas que ocupam 6 mil metros quadrados e instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte da nossa cultura e da nossa identidade.

O passeio começa na Grande Área, uma enorme galeria que reproduz objetos que aludem à memória afetiva do futebol, como álbuns de figurinhas, flâmulas, botões, pôsteres e ingressos antigos. E quem dá as boas-vindas aos visitantes é ninguém menos que Rei Pelé, o maior jogador de todos os tempos.

Entre as salas mais populares estão a Exaltação, onde são projetadas imagens e sons das torcidas brasileiras que levam o visitante a se sentir na arquibancada; Sala Origens, que através de imagens históricas mostra como o esporte bretão chegou e se popularizou no Brasil; e a Sala Copas do Mundo, que mostra as glórias dos cinco campeonatos conquistados pelo Brasil e o contexto histórico de cada uma das edições do Mundial já organizadas pela FIFA.

Preferido das crianças, o último trecho traz a Sala Jogo de Corpo, com as brincadeiras do campinho virtual, e o Chute a Gol, onde o visitante pode medir a velocidade de seu chute.

O visitante também vai conhecer a história do futebol de mulheres, contada no Audioguia Mulheres do Futebol, novo produto do museu. Narrado por Leci Brandão, o audioguia pode ser utilizado durante a visita como uma segunda camada de conteúdo que contextualiza a história do futebol feminino junto com o que o visitante vê em cada uma das salas da exposição principal.

Ao término do percurso, o público pode comprar camisas e outros produtos dos principais clubes do mundo na loja Futebol Super Store e tomar um café no Bubu Restaurante, localizado à direita da entrada do museu. Se for dia de feira na Praça Charles Miller, o visitante pode ainda experimentar a combinação de pastel com caldo de cana em um dos pontos mais famosos da cidade. E não pode ir embora sem tirar uma foto na icônica fachada do Estádio do Pacaembu!

O Museu do Futebol é referência em acessibilidade ao público de pessoas com deficiência e estrangeiros, dispondo de recursos variados, tanto de acessibilidade física, como escadas rolantes, elevadores, piso podotátil e cadeira de rodas, quanto de acessibilidade comunicacional, com audioguias em inglês, espanhol e para cegos, maquetes táteis, materiais sensoriais etc. Todos os vídeos da nova exposição temporária contam com audiodescrição e tradução em libras.

Para tornar a visita segura, está em vigor uma série de medidas sanitárias de combate à pandemia, como a redução da capacidade diária de público, sinalização de distanciamento social nas salas e disponibilização de álcool gel, aferição da temperatura de todos os funcionários e visitantes na entrada e a obrigatoriedade do uso de máscara durante todo o passeio - até na hora de tirar fotos.

 

O funcionamento do Museu do Futebol pode ser alterado em função das medidas de prevenção ao coronavírus estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo. Consulte o site para informações atualizadas: www.museudofutebol.org.br

Museu do Futebol
Estádio do Pacaembu - Praça Charles Miller, s/n, São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada até 17h)
Ingressos: www.museudofutebol.org.br/ingressos
Ingressos: R$ 20,00 Inteira | R$ 10,00 Meia
Acesso exclusivamente mediante compra antecipada com horário marcado.

Crianças até 7 anos não pagam.
Entrada gratuita para todos às terças-feiras (é obrigatória a emissão antecipada de ingresso pelo site).


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