23 Apr 2024

Em mais uma ação de solidariedade no combate à pandemia causada pelo Coronavírus, a Prefeitura de São Bernardo recebeu, na sexta (7), a doação de 5.000 litros de solução de limpeza hospitalar para a lavagem de roupas de cama e banho e uniformes dos profissionais dos equipamentos de Saúde da cidade. O material sanitizante foi doado pela empresa Basf à Secretaria da Saúde, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS).

O produto de limpeza foi recebido pelo prefeito Orlando Morando no Almoxarifado da Secretaria da Saúde de São Bernardo. O chefe do Executivo estava acompanhado da presidente do FSS, Márcia Morando, do secretário de Saúde de São Bernardo, Geraldo Reple Sobrinho, e dos representantes da Basf: Ricardo Gazmenga (diretor de operações do Complexo de Tintas e Vernizes Basf para a América do Sul), Marcos Fernandes (diretor de Tintas Automotivas da Basf para a América do Sul) e Ricardo Torres Nunes (gerente operacional da Basf para a América do Sul).

“É uma ajuda importante, principalmente nesse momento de pandemia e vem ao encontro das medidas de combate ao Coronavírus que a Prefeitura vem desempenhando. Esse sanitizante é um material caro e que a Prefeitura precisaria comprar, então a doação é fundamental porque alivia as contas públicas. Agradeço mais uma vez à Basf, que vem sendo nossa parceira no enfrentamento da pandemia”, destaca o prefeito.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marcia Morando, reforça a importância da parceria entre o FSS e grandes empresas, como a Basf, neste momento de crise econômica e social provocada pela Covid-19. “A Basf vem sendo uma parceira importante neste momento, já doou cestas básicas para a Central de Doações do Fundo Social de Solidariedade. O trabalho do Fundo Social é fazer esse elo entre o poder público e a iniciativa privada com o intuito de beneficiar a população mais vulnerável e ampliar as ações da Prefeitura”, observa.

Conforme explica o secretário da Saúde de São Bernardo, Geraldo Reple Sobrinho, o Soluprat Hospitalar Roupas Enzimático, produzido em parceria com o distribuidor Royal Mark (responsável pela diluição, envase e distribuição do produto), será disponibilizado aos postos de saúde e hospitais municipais para a higiene de tecidos, como roupas de cama e uniformes de profissionais da saúde. “É uma grande ajuda para nossa rede de Saúde, qualquer doação é sempre muito bem vinda”, ressalta.

Última modificação em Sábado, 08 Maio 2021 11:08

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura, abriu na sexta (7), novo edital emergencial para agentes culturais. O objetivo é auxiliar no enfrentamento da pandemia de Covid-19 no setor. O valor total é de R$ 400 mil e os interessados podem realizar as inscrições até o dia 17 de maio.

Serão contratados até 320 proponentes, que receberão R$ 1.250 cada. Podem participar pessoas físicas que sejam trabalhadoras da cultura há pelo menos dois anos e residam na cidade, dentre outros requisitos.

Os selecionados deverão entregar uma atividade cultural, online e inédita nas modalidades Texto, Gravação e Imagem. As linguagens aceitas incluem artesanato, cultura e comunicação digital, cultura hip hop, culturas tradicionais e/ou populares, gestão cultural, leitura e literatura, patrimônio e memória, gastronomia étnica ou tradicional e artes (artes integradas, circo, dança, música, teatro, artes visuais, audiovisual).

Ampliação – Este é o segundo edital que a Prefeitura de Santo André realiza com recursos próprios no intuito de amparar quem trabalha com cultura na cidade durante a pandemia. Em maio de 2020, ainda no início da fase de isolamento social, a primeira iniciativa foi lançada com valor total de R$ 200 mil.

 “Devido ao grande impacto que a pandemia causou no setor cultural, este ano conseguimos dobrar o valor destinado ao Edital Emergencial, aumentando a quantidade de pessoas contempladas e a parcela que cada uma receberá”, explicou a secretária de Cultura, Simone Zárate.

Atendimento online – Para facilitar o entendimento sobre o Edital Emergencial 2021 para Agentes Culturais, a Secretaria de Cultura preparou um calendário de encontros online.

As reuniões de apresentação serão realizadas, neste sábado (8), às 18h, 10/5 (segunda-feira), às 19h, 12/5 (quarta-feira), às 16h, e 14/5 (sexta-feira), às 16h, na sala virtual: meet.jit.si/ApresentacaoEditalEmergencial2021.

Já os plantões de dúvidas estarão disponíveis de terça (11/5) a sexta-feira (14/5), das 19h às 21h30, sábado (15/5), das 14h às 17h, e domingo (16/5), das 14h às 20h, na sala virtual: meet.jit.si/PlantaoTiraDuvidasEditalEmergencial2021.

O resultado será divulgado até o dia 31 de maio. As atividades serão veiculadas nas redes sociais dos artistas e no site da agenda ‘Cultura em Casa SA’. O edital completo, ficha de inscrição e calendário de reuniões estão disponíveis em bit.ly/EditalEmergencial2021-CulturaSantoAndre.

A área nobre de 2.409 m² na Avenida Portugal nº 777, que por mais de 70 anos, abrigou o famoso Clube PAN WD, conhecido como Panelinha, ao que tudo indica, já tem destino certo. Um hortifruti da Capital irá se instalar no local. Por estratégia comercial o nome ainda não foi anunciado, oficialmente. O terreno, com 25 metros de frente para a Avenida Portugal, tem saída também pela Rua Almirante Tamandaré. Logo ao lado, o terreno que antes abrigava uma loja de vinhos, deverá ser entrada e saída de caminhões para abastecer o mercado. Ícone de Santo André, o Panelinha se tornou famoso pelos campeonatos de basquete e vôlei entre os anos 50 e 70. Tradicionalmente, todos os anos, o ABC parava para ver a “Banda do Panelinha” passar. Milhares de pessoas se reuniam e circulavam pelas principais ruas de Santo André cantando e dançando ao som das marchinhas de carnaval. Ao longo dos anos, um grupo de amigos fiéis, liderado por Rubens Awada, o Bimbo, se reuniam, todos os sábados, no Panelinha. Era descer as escadas do clube, para esquecerem o mundo lá fora. Cozinhavam, almoçavam juntos e jogavam conversa fora. As amizades continuam, mas o Panelinha se foi. O que restam são as lembranças, as fotos e as camisetas da Banda do Panelinha.

O Governador João Doria apresentou na sexta (7), o projeto do BRT-ABC, um sistema de transporte rápido que conectará com ônibus, via corredor exclusivo, os municípios de São Paulo, São Caetano, São Bernardo e Santo André. Serão investidos um total de R$ 859 milhões por meio de iniciativa privada no novo modal de transporte que terá capacidade para transportar 115 mil pessoas por dia. O projeto do BRT-ABC prevê 18 quilômetros de via expressa, três terminais e uma frota de 82 ônibus elétricos. O sistema de integração dos municípios do ABC com a capital fará o trajeto de ponta a ponta, do terminal São Bernardo ao Terminal Sacomã, em 40 minutos na modalidade expressa. Além do bilhete expresso que dará a opção do passageiro fazer menos paradas, haverá duas outras opções, tradicional e semi-expressa. A obra será iniciada após a conclusão do projeto executivo em andamento, com previsão de entrega e operação total em 2023.

A Metra, concessionária do Governo do Estado de São Paulo desde maio de 1997, será a responsável pela implantação e gerenciamento e terá direito a 25 anos de exploração da concessão. O sistema se conectará a CPTM, Metro, Expresso Tiradentes, linhas da SPTrans e ao Corredor ABD. Na Estação Tamanduateí o passageiro terá a opção de acessar a Linha 2-Verde do Metro ou a Linha 10-Turquesa da CPTM, de lá o passageiro tem a opção de seguir até a estação Sacomã, integrando também ao Expresso Tiradentes.

O novo modal de transporte atenderá especialmente aos estudantes do ABC. O BRT passará pelo Instituto Mauá, Fundação Santo André, Fundação ABC entre outras universidades.

 

A Mercedes-Benz irá comemorar, em setembro, 65 anos de atividades no Brasil. A montadora é a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. A empresa lidera o segmento de vendas de caminhões há cinco anos e no segmento de ônibus está em primeiro lugar há 64 anos. A Mercedes é primeira Indústria 4.0 do setor de veículos comerciais no País. Em entrevista exclusiva à Folha do ABC, Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO da América Latina, contou sobre os investimentos da montadora no país e que haverá grandes novidades neste e nos próximos anos. Confira.

Folha do ABC - A Mercedes-Benz do Brasil se aproxima de completar 65 anos de atividades. Ao longo dessas décadas qual o papel da empresa para o setor automotivo brasileiro? Como será celebrada a data em setembro próximo?

Karl Deppen - A Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. Em 2020, pelo 5º ano consecutivo, a Empresa liderou as vendas de caminhões no País, o que se mantém em 2021. No segmento de ônibus, estamos invictos no primeiro lugar há 64 anos. O primeiro caminhão (L 312, o “torpedo”) e o primeiro ônibus (chassi LP 312) produzidos no Brasil, em 1956, eram da marca Mercedes-Benz. Esse pioneirismo é ainda mais significativo, por serem os primeiros veículos comerciais com motores a diesel, conceito trazido pela Empresa ao País.

Nossa fábrica de São Bernardo foi inaugurada no dia 28 de setembro de 1956, dando impulso extraordinário ao desenvolvimento e à história da indústria automobilística nacional. Já saíram dessa fábrica do ABC modelos de caminhões e chassis de ônibus que fizeram história nas ruas e estradas de todo o Brasil, entre eles os veículos Actros e Novo Actros, OF 1721 e a linha de ônibus rodoviários O 500, por exemplo. Atualmente, de cada 10 caminhões rodando pelo país, 4 são Mercedes-Benz. De cada 10 ônibus, 6 são orgulhosamente da nossa marca.

A Mercedes-Benz do Brasil é também a primeira Indústria 4.0 do setor automobilístico no segmento de veículos comerciais no País, revolucionando os sistemas de produção, o ambiente de trabalho e a interface homem e tecnologia. Primeiro produto da marca na era 4.0, o Novo Actros é o caminhão mais inteligente, eficiente, digital, conectado e seguro do Brasil e é fabricado no ABC.

Para celebrar os 65 anos da empresa faremos diversas ações para todos os nossos públicos de relacionamento. Informaremos mais detalhes oportunamente.

Folha - Como a Mercedes-Benz tem se adaptado aos novos desafios impostos pela pandemia e ainda pela inovação digital da Indústria 4.0? Há planos de novos investimentos para os próximos meses?

Deppen - Tão logo a pandemia chegou ao Brasil, a Mercedes-Benz imediatamente aderiu às recomendações da Organização Mundial da Saúde e das autoridades, chegando a interromper a produção de suas fábricas, visando proteger seus colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores e demais parceiros.

Em maio de 2020, na retomada das atividades e de maneira inédita entre os fabricantes de veículos comerciais, a empresa construiu um ambulatório de campanha na fábrica de São Bernardo para tratamento de funcionários com sintomas do Coronavírus. Essa iniciativa fez parte de uma série de medidas preventivas, como as de proteção individual e de higienização de equipamentos e áreas internas. O retorno foi gradual. A fim de evitar aglomerações, os funcionários de atividades administrativas continuam, na grande maioria, em home office.

Mantivemos o atendimento da nossa rede de concessionários e criamos o Showroom Virtual para negócios online. Quanto à inovação digital da Indústria 4.0, a Mercedes é a primeira Indústria 4.0 do setor de veículos comerciais no País. Em 2018, inaugurou a Linha de Caminhões 4.0 na planta de São Bernardo, seguida, em 2019, pela Linha de Cabinas e, em 2020, pela Linha de Chassis de Ônibus. Em 2021, será a vez da Linha de Agregados 4.0 (motores, câmbios e eixos).

O avanço dos conceitos da Indústria 4.0 coloca a Mercedes-Benz do Brasil num patamar ainda mais elevado de tecnologia, eficiência, produtividade e melhor ambiente de trabalho. Ela alcança, assim, um novo padrão mundial de qualidade e melhores práticas, estando totalmente preparada para o futuro e se tornando referência mundial.

Ao longo dos seus 65 anos, a Mercedes-Benz nunca deixou de investir no Brasil. Atualmente, está em andamento um programa de investimento de R$ 2,4 bilhões para o período 2018 a 2022. Esse montante engloba a expansão da Indústria 4.0, desenvolvimento e produção dos caminhões extrapesados Novo Actros e desenvolvimento de novos produtos e serviços de conectividade. Sem dúvida, podemos esperar por grandes novidades da Mercedes-Benz nesse e nos próximos anos.

 

Folha - O primeiro caminhão e primeiro ônibus produzidos no Brasil saíram da linha de montagem da fábrica de São Bernardo. Poderia nos contar um pouco mais sobre a importância da unidade fabril do ABC? Quantos veículos já foram produzidos em São Bernardo e qual a produção mensal?

 Deppen - A planta de São Bernardo é a única do Grupo Daimler a reunir num só local a produção de caminhões, chassis de ônibus e agregados. Além disso, abriga o Centro Regional Daimler América Latina, que representa a sede de negócios das marcas da Daimler Truck & Buses na região, e o CDT (Centro de Desenvolvimento Tecnológico), o maior da Daimler fora da Alemanha para caminhões e chassis de ônibus, e o maior do segmento no Brasil. A unidade do ABC também é o Centro Mundial de Competência da Daimler para desenvolvimento de chassis de ônibus, além de um player global do desenvolvimento de caminhões. Recentemente, a cabina do caminhão Novo Actros, criada pela equipe brasileira, passou a ser referência para produção pela Mercedes-Benz Trucks na Alemanha e comercializada em mais de 20 países europeus e em outros continentes. Em 65 anos no Brasil chegamos a 1.845.541 veículos comerciais vendidos, sendo 1.342.274 caminhões e 503.267 ônibus.

 

Folha - A unidade de São Bernardo também abriga o Centro Mundial de Competência da Daimler para desenvolvimento de chassis de ônibus. Como o Centro atua no desenvolvimento de novas tendências de mercado? Os chassis são exportados para quantos países?

Deppen - Nosso time trabalha em sintonia na geração de soluções para o segmento de ônibus, transporte de passageiros e mobilidade urbana, com foco nas demandas atuais dos nossos clientes e do mercado e com olhar também para o futuro. Contamos com uma experiência de quase 65 anos de atuação no País, expertise local e global no segmento de ônibus, linha de chassis de ônibus 4.0 e tecnologias avançadas. Além disso, nossos profissionais são capacitados para criar e oferecer produtos, serviços e soluções eficientes e rentáveis para o segmento de ônibus, sinalizando tendências que naturalmente são seguidas pelo mercado. Atualmente, exportamos nossos ônibus para diversos países da América Latina, bem como de outros continentes Overseas. Entre os principais mercados, podemos destacar Argentina, Chile, África do Sul, México, Peru, El Salvador e Austrália.

O Ministério da Saúde está enviando para o estado de São Paulo mais 226 mil doses da vacina Covid-19 produzida no Brasil pelo Instituto Butantan com matéria-prima importada. No Brasil, serão mais de 900 mil doses. O novo lote da Coronavac é destinado apenas para a segunda dose. Desde o início da campanha de vacinação, o estado já recebeu 17,8 milhões de doses de vacinas Covid-19 – mais de 9,8 milhões foram aplicadas até o momento.

A previsão é de que todas as Unidades Federativas recebam os imunizantes a partir de sexta (7). No total, a pasta está distribuindo quase 1 milhão de doses da vacina do Butantan, para completar os esquemas vacinais de mais de 900 mil pessoas em todo o País.

Estão sendo enviadas doses para ajuste no esquema e/ou continuidade do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO): nesse caso, estados e DF poderão utilizar o quantitativo para conclusão dos esquemas incompletos ou para seguir com a vacinação de grupos prioritários, usando as doses para o esquema completo (dose 1 e 2).

Além disso, a pauta também contempla idosos entre 60 e 64 anos, agentes das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente da pandemia, e trabalhadores da saúde de Santa Catarina.

A estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é revisada semanalmente em reuniões tripartites (governos federal, estaduais e municipais), observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante. No caso da vacina do Butantan, o intervalo entre as doses é de quatro semanas.

O Ministério da Saúde reforça para que a população tome a segunda dose da vacina Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório, para assegurar a proteção adequada contra a doença.

 

PÁTRIA VACINADA

O Ministério da Saúde está coordenando a 18ª pauta de distribuição de doses para a campanha de vacinação contra a Covid-19, iniciada no dia 18 de janeiro. Até o momento, já foram destinadas a todas as Unidades Federativas aproximadamente 75,4 milhões de doses de imunizantes.

Até o dia 7 de maio, mais de 46,5 milhões de doses já foram aplicadas. O andamento da vacinação no país pode ser acompanhado pela plataforma LocalizaSUS.


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