19 Apr 2024

O mercado imobiliário brasileiro é um dos maiores da América Latina e está passando por transformações devido ao crescimento do setor que, mesmo diante das mudanças e instabilidades no cenário econômico, oferece ótimas oportunidades de negócios e trabalho.

 Com vistas nesse cenário, o CRECISP firmou parceria com o Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” – CEETEPS, em abril de 2018, para o desenvolvimento de um curso Técnico em Transações Imobiliárias que oferecesse uma formação diferenciada aos interessados nessa carreira.

 Dessa forma, sob a supervisão do Grupo de Estudos da Educação a Distância (GEEaD), com a direção do Prof. Rogério Teixeira, o Centro Paula Souza elaborou os materiais instrucionais e as videoaulas, com uma linguagem dialógica, mais leve, de forma que o aluno tenha prazer ao aprender.

 No próximo dia 05 de novembro, às 10h, será realizado o lançamento virtual oficial do Curso Técnico em Transações Imobiliárias, na modalidade EaD, com transmissão ao vivo na TV CRECI, Youtube, Facebook e Instagram pelos links:

tv.crecisp.gov.br

youtube.com/crecisp

facebook.com/crecisp

@crecispoficial

 

O evento será transmitido pela TV CRECI e contará com a presença do Exmo. Sr. Rodrigo Garcia, vice-governador do Estado de São Paulo; da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen; da diretora do Centro Paula Souza, Laura Laganá; e do presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto; para o lançamento oficial. O coordenador, Prof. Rogério Teixeira, apresentará a grade disciplinar e o funcionamento do curso nessa nova modalidade.

 

Acontece de forma on-line, de 09 a 14/11, das 17h30 às 19h, a contribuição da FECAP para a Semana Global de Empreendedorismo, uma edição especial do projeto Conexões Empresariais. O evento trará uma semana inteira de palestras sobre o tema "Empreendedorismo com Diversidade e Colaboração". As inscrições gratuitas já estão abertas, pelo site: http://marketing.fecap.br/conexoes-empresariais-na-semana-global-de-empreendedorismo. O evento conta com apoio do ESPRO e do Empreendedores Compulsivos.

Entre os convidados da programação estão a Conselheira da FECAP e presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano; Alessandro Saade, do Empreendedores Compulsivos e muito mais!

Neste ano, o evento faz parte da programação do Conexões Empresariais, projeto idealizado pelo coordenador do Centro de Empreendedorismo da FECAP, Prof. Dr. Edson Barbero, que busca apresentar à sociedade soluções encontradas por professores e pesquisadores científicos.

A FECAP já participa há oito anos da Semana Global de Empreendedorismo, em harmonia com ampla iniciativa desenvolvida no mundo inteiro. No mês de novembro, universidades, institutos, organizações de todo o planeta procuram incentivar as iniciativas empreendedoras.

Um dos objetivos principais do evento é trazer assuntos que sejam condizentes com o empreendedorismo num contexto de alta desigualdade e crise econômica num momento particularmente difícil para a sociedade brasileira.

"Debateremos temas como empreendedorismo entre jovens como uma opção para a carreira e desenvolvimento da plenitude na vida, além do debate muito importante sobre o afroempreendedorismo, sobre empreendedorismo feminino, entre outros assuntos", explica o Prof. Edson Barbero.

Os participantes poderão obter, ao final da Semana, um certificado de participação. Para isso, é preciso assistir a todos os webinars do evento. Para garantir o comprovante de participação no curso, fique atento à aula, pois um QRCode será disponibilizado durante apenas 15 minutos na tela.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Dia 1: O Jovem Empreendedor: Perspectivas para o Brasil

Segundo estudo da Credit Suisse, publicado em outubro de 2020, o otimismo dos jovens brasileiros com o próprio futuro está no menor patamar em nove anos. As razões do desânimo são as crises econômicas e políticas do País, além da causada pela pandemia de COVID-19.

Participantes:
Luiza Helena Trajano - Presidente do conselho de administração do Magazine Luiza e membro do Conselho Curador da FECAP;
Alessandro Saade - Superintendente Executivo Espro - TEDx Speaker, Idealizador do Empreendedores Compulsivos.
Mediador: Edson Barbero, coordenador do Centro de Empreendedorismo da FECAP e Membro do Conselho Curador da FECAP.

Dia 2: Diversidade e Inclusão: O papel das empresas

Vivemos em um mundo plural. Principalmente no Brasil, em que há uma enorme miscigenação de etnias e nacionalidades, forçando empresas a visualizar seus produtos e serviços por diversas perspectivas para atender aos clientes.

Participantes:
Romeu Sassaki, considerado o pai da inclusão no Brasil;
Marcus Bomfim, ex-presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas e ativista em questões raciais;
Guilherme Chedide, aluno da FECAP, deficiente visual e Gestão de Pessoas na ZX Ventures
Marco Bologna, Diretor da Cummins Brasil
Mediador: Simone Barakat, Professora do Mestrado em Administração da FECAP

Dia 3: Empreendedorismo Feminino: mães, mulheres e criativas

O mercado de trabalho formal exige que funcionários disponibilizem período integral de dedicação e locomoção diária. Muitas empresas de grande porte consideram pessoas como número, que produzem mais ou menos, trabalham horas a mais ou horas a menos, ganham mais ou menos dinheiro. Nem sempre há espaço para uma criança, que necessita de atenção constante.

E também a falta de oportunidade para mulheres que já têm filhos é clara. Tente perguntar a uma mãe em quantas entrevistas de emprego ela foi questionada sobre a importância dos seus filhos em sua vida, como se não fosse uma pergunta de resposta óbvia. A alternativa encontrada por mulheres é o empreendedorismo.

Participantes:
Sumaia Thomas, consultora, coach e especialista em maternidade e trabalho;
Alessandra Bizzetto, fundadora da Pequenas Empreendedoras;
Micheli Junco, cofundadora da B2Mamy, aceleradora do Google Campus.
Mediadora: Miriam Vale, professora de empreendedorismo e coordenadora do PEIEX - Programa de Qualificação para Exportação.

Dia 4: AfroEmpreendedorismo: Desafios e Exemplos

Movimentos antirracistas vêm crescendo no mundo inteiro, buscando mais igualdade e reparação histórica para negros e pardos. Casos recentes de violência policial acenderam ainda mais a discussão, que se faz urgente.

Participantes:
Hebert Mota, CEO do Movimento, Logo Existo, serviço de entrega de marmitas para famosos;
Sergio All, CEO do Conta Black;
Adriana Barbosa, CEO da PretaHub.
Mediador: Jésus Gomes, professor do Mestrado FECAP e dono de uma história motivadora de vida.

Dia 5: Competências e Propósitos para Inovação

O que seria de atitudes empreendedoras se não houvesse uma pitada de inovação? Hoje em dia, temos a impressão de que já existe de tudo um pouco, mas como eu posso me destacar dos concorrentes e alavancar minhas vendas?

Participantes:
Felipe Ghiotto, Head de Craft Beed na ZX Ventures, do grupo AMBEV;
Mediação: Edson Barbero, coordenador do Centro de Empreendedorismo e idealizador do evento.

Dia 6: Apresentação de Cases
pt1: O que se aprende sobre Empreendedorismo jogando? - 14/11, às 8h30min.

Participantes:
Fernando Nascimento, professor da ESE Sebrae e doutor em gamificação
Artur Motta, professor da FECAP

pt2: Co-Criação: Colaboração Universidade-Empresa para geração de valor - 10h45
Participantes:
Miriam Vale, professora de empreendedorismo e projetos da FECAP
Padu, CEO Hamburgueria Melts

Considerada uma doença da terceira idade, o câncer de próstata ocorre em 75% dos casos no mundo a partir de 65 anos de idade. “Entretanto, o seu rastreamento deve ser feito a partir dos 45 anos por todos os homens. Para os pacientes negros ou com histórico familiar da doença, os exames precisam ser realizados a partir dos 40 anos de idade”, recomenda o médico oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), da Uninove e da Escola de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal).

Estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) apontam o registro de 65.840 novos casos em 2020, colocando este tumor como o segundo em mortalidade. O aumento do diagnóstico e a melhoria na qualidade dos sistemas de informação no país são fatores que contribuíram para o crescimento nas taxas de incidência no Brasil.

O oncologista explica que o exame que avalia a quantidade do antígeno prostático específico, conhecido como PSA, faz parte de uma primeira avaliação com o especialista: “O toque retal é outro procedimento, ainda muito estigmatizado pelos homens. Mas é preciso lembrar que o exame é rápido e fundamental para o diagnóstico. Ele permite que o médico perceba se há nódulos ou tecidos endurecidos”.

Ramon de Mello lembra que dificuldade ou urinar mais vezes durante o dia ou à noite podem ser sintomas dessa doença: “É importante ressaltar que alguns pacientes sequer apresentam qualquer mudança na fase inicial. Por isso, a recomendação de exames periódicos como forma de prevenção”.

 

 Ramon Andrade de Mello

Oncologista clínico e professor adjunto de Cancerologia Clínica da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ramon Andrade de Mello tem pós-doutorado em Pesquisa Clínica no Câncer de Pulmão no Royal Marsden NHS Foundation Trust (Inglaterra) e doutorado (PhD) em Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal).

O médico tem título de especialista em Oncologia Clínica, Ministério da Saúde de Portugal e Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO). Além disso, Ramon tem título de Fellow of the American College of Physician (EUA) e é membro do Comitê Educacional de Tumores Gastrointestinal (ESMO GI Faculty) da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (European Society for Medical Oncology – ESMO), Membro do Conselho Consultivo (Advisory Board Member) da Escola Europeia de Oncologia (European School of Oncology – ESO) e ex-membro do Comitê Educacional de Tumores do Gastrointestinal Alto (mandato 2016-2019) da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology – ASCO). 

O oncologista é do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital 9 de Julho, em São Paulo, SP, e do Centro de Diagnóstico da Unimed (CDU), em Bauru (SP).

 

Última modificação em Quarta, 04 Novembro 2020 08:41

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo defender o consumidor, realizou na quarta-feira, 28 de outubro, a verificação periódica de 23 esfigmomanômetros hospitalares, aparelhos popularmente conhecidos como medidores de pressão arterial, do Hospital da Rede D'Or São Luiz de São Bernardo do Campo, cidade da Região Metropolitana da capital.  

A verificação metrológica ocorreu na sede da regional do Ipem-SP em Santo André. 

Os esfigmomanômetros são aparelhos de alta precisão, e devem passar por verificação anual, segundo a legislação pertinente. O aparelho é regulamentado no Brasil pelo Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade (Inmetro), sendo que cada modelo conta com uma portaria de aprovação, que deve constar no aparelho. Em São Paulo, a verificação é realizada pelo Ipem-SP.  

Antes de ser comercializado, todo medidor de pressão arterial é submetido a ensaios no fabricante, para verificar se está medindo corretamente, a ação é denominada de verificação inicial. O aparelho precisa ser verificado periodicamente, para que sejam mantidas as características de precisão adequadas. Isso é necessário porque o esfigmomanômetro desregula com o tempo e com o uso, e pode passar a apresentar medições erradas.

Em 2020, até setembro, foram verificados 7.136 aparelhos de medir pressão arterial em hospitais e clínicas, e 132.580 na verificação inicial, em fabricantes e importadores destes instrumentos. Também foram autorizadas a comercialização de 386.951 esfigmomanômetros por autoverificação dos fabricantes. 

Em 2019, o Ipem-SP verificou em hospitais e clínicas 19.992, e 268.660 na verificação inicial em fabricantes e importadores destes instrumentos.  Também foram autorizados a comercialização de 1.114.600 esfigmomanômetros por autoverificação dos fabricantes. 

 

A verificação de esfigmomanômetros 

  

Regulamentado pelo Inmetro, o esfigmomanômetro deve ser verificado anualmente, a ação é obrigatória, assegurando a conformidade com as normas. Os instrumentos que são encontrados sem modelo de aprovação devem ser retirados do mercado, e não devem ser utilizados. 

O Ipem-SP realiza a verificação e fixa no aparelho a etiqueta com a referência ao ano seguinte. Quando a ação é realizada na fábrica, as equipes do instituto fixam a etiqueta "verificação inicial", estando o instrumento sujeito a verificação subsequente a qualquer momento após a colocação em uso. Os aparelhos verificados neste ano recebem o selo do Inmetro com referência ao ano de 2021. 

Para verificação periódica, os esfigmomanômetros devem ser encaminhados ao Ipem-SP, por meio das suas regionais em todo o Estado de São Paulo. Nos laboratórios, o instrumento é verificado através de aparelho padrão de pressão para ver se a medição está correta. Essa verificação tem como finalidade garantir a confiabilidade das medições, e, como consequência, resguardar a saúde do cidadão. 

Nos casos em que o instrumento é reprovado, o equipamento deve ser encaminhado para reparo em uma oficina credenciada pelo Ipem-SP. Após o conserto, deve ser novamente conferido, se aprovado é afixada a marca de verificação do exercício para o ano subsequente. Esta marca pode ser conferida pelo cidadão, que no caso de não estar presente, ou com referência aos anos anteriores, deve solicitar a utilização de um esfigmomanômetro com o selo do Inmetro atualizado.  

O Ipem-SP recomenda aos profissionais da área de saúde, sobretudo aos médicos, que fiquem atentos quanto à verificação periódica do medidor de pressão arterial. Esfigmomanômetro desregulado pode falsear o diagnóstico médico e colocar em risco a saúde do paciente. 

Última modificação em Quarta, 04 Novembro 2020 08:17

Em um ambiente que continua a ser moldado pelo impacto econômico global da pandemia do coronavírus, a receita operacional do Grupo BASF (EBIT) antes de itens especiais aumentou consideravelmente em comparação com o trimestre anterior: com € 581 milhões no terceiro trimestre de 2020, foi € 355 milhões maior do que no segundo trimestre de 2020. “Este aumento significativo foi impulsionado principalmente pelo bom desenvolvimento de negócios em setembro”, disse o Dr. Martin Brudermüller, presidente da Junta Diretiva da BASF SE.

Em 9 de outubro, a BASF já havia publicado números preliminares para o terceiro trimestre de 2020 e divulgado uma perspectiva para todo o ano de 2020. Em conexão com a publicação da declaração trimestral para o terceiro trimestre de 2020, Brudermüller e o Chief Financial Officer Dr. Hans-Ulrich Engel forneceram mais detalhes.

As vendas do Grupo BASF de € 13,8 bilhões caíram ligeiramente em € 745 milhões em comparação com o terceiro trimestre de 2019. Isso foi impulsionado principalmente por efeitos negativos do câmbio em todos os segmentos, mas especialmente nos segmentos de Soluções para Agricultura e Tecnologias de Superfície. Volumes menores, principalmente no segmento de Químicos, devido à interrupção não planejada do craqueamento a vapor em Port Arthur, Texas, também contribuíram para a queda nas vendas. Os níveis de preços mais altos em geral, principalmente devido aos preços mais altos de metais preciosos no segmento de Tecnologias de Superfície, tiveram um efeito compensador. Os efeitos do portfólio, especialmente no segmento de Materiais da aquisição do negócio integrado de poliamida da Solvay, também tiveram um impacto positivo nas vendas. Em comparação com o segundo trimestre de 2020, as vendas aumentaram € 1,1 bilhão.

O EBIT antes de itens especiais diminuiu consideravelmente em relação ao ano anterior, em € 475 milhões resultando em € 581 milhões. Isso se deve principalmente a uma contribuição consideravelmente menor do segmento de Químicos. O EBIT antes de itens especiais também diminuiu consideravelmente no segmento de Nutrição e Cuidados, Outros e nos segmentos de Materiais e Soluções para Agricultura. Os segmentos de Soluções Industriais e Tecnologias de Superfície registraram ligeiras quedas.

Os itens especiais no EBIT totalizaram menos €3,2 bilhões no terceiro trimestre de 2020. Estas referem-se principalmente a deficiências no total de €2,8 bilhões em todos os segmentos devido aos efeitos econômicos da pandemia do coronavírus e a medidas de reestruturação. Além disso, foram reconhecidas provisões de € 313 milhões para o realinhamento da unidade de Serviços de Negócios Globais. O EBIT totalizou menos € 2,6 bilhões, consideravelmente abaixo do trimestre do ano anterior (€ 1,3 bilhão).

Em comparação com o terceiro trimestre de 2019, a receita de operações antes da depreciação, amortização e itens especiais (EBITDA antes de itens especiais) diminuiu € 438 milhões para € 1,5 bilhão. O EBITDA diminuiu € 1,2 bilhão para € 1 bilhão.

O lucro líquido diminuiu para menos € 2,1 bilhões, em comparação com € 911 milhões no trimestre do ano anterior. O lucro por ação totalizou menos € 2,31 no terceiro trimestre de 2020 (T3 2019: € 1,00). O lucro por ação ajustado para itens especiais e amortização de ativos intangíveis totalizou € 0,60 (T3 2019: € 0,89).

Os fluxos de caixa das atividades operacionais totalizaram € 2,1 bilhões no terceiro trimestre de 2020, € 102 milhões acima do valor do trimestre do ano anterior, apesar da queda de € 3 bilhões no lucro líquido. A diminuição no lucro líquido foi em grande parte atribuída às deficiências não efetivas em caixa. O fluxo de caixa livre aumentou de € 1,1 bilhão no trimestre do ano anterior para € 1,4 bilhão como resultado de fluxos de caixa mais altos de atividades operacionais em conjunto com pagamentos mais baixos feitos para imobilizado e ativos intangíveis.

Desenvolvimentos por região

As vendas nas empresas BASF localizadas na Europa diminuíram 12% em comparação com o terceiro trimestre de 2019. Isso ocorreu principalmente devido aos menores volumes, especialmente nos segmentos Outros e Materiais. Em comparação com o trimestre do ano anterior, as vendas na América do Norte diminuíram 6%. Isso foi impulsionado principalmente por volumes menores, especialmente no segmento de Químicos, devido à interrupção não planejada do craqueamento a vapor em Port Arthur, Texas. Em comparação com o terceiro trimestre de 2019, a BASF melhorou as vendas na região Ásia-Pacífico em 10%. Em grande parte, isso pode ser atribuído a maiores volumes em quase todos os segmentos. Na região da América do Sul, África e Oriente Médio, as vendas caíram 9% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Isso se deveu principalmente aos efeitos negativos do câmbio em todos os segmentos, especialmente no segmento de Soluções para Agricultura.

Perspectivas do Grupo BASF para 2020

No terceiro trimestre de 2020, a economia industrial global se recuperou da forte desaceleração do trimestre anterior. No entanto, os níveis de produção global ainda estavam cerca de 3% mais baixos do que no mesmo trimestre do ano anterior. A indústria automotiva, que foi particularmente afetada pelos fechamentos de produção no segundo trimestre de 2020, ainda estava cerca de 2% abaixo do mesmo período do ano anterior no terceiro trimestre de 2020. A demanda por bens de consumo duráveis aumentou. A demanda por produtos de consumo, como alimentos e produtos de cuidado, alguns dos quais tiveram uma demanda mais forte como resultado da pandemia, gradualmente voltou ao normal. Na sequência dos efeitos de recuperação dinâmica no terceiro trimestre, espera-se que o ritmo diminua nos restantes meses do ano.

A avaliação da BASF sobre o ambiente econômico global em 2020 é, portanto, a seguinte (números arredondados para o meio ponto percentual mais próximo):

  • Crescimento do produto interno bruto: -5,0%
  • Crescimento da produção industrial: -5,0%
  • Crescimento da produção química: -2,5%
  • Taxa de câmbio média euro/dólar de 1,15 por euro
  • Preço médio anual do petróleo (bruto Brent) de $40 por barril

A previsão da BASF assume que restrições severas à atividade econômica para conter a pandemia de coronavírus, como lockdowns, não sejam reintroduzidas. Para o quarto trimestre de 2020, a BASF agora espera uma melhoria adicional no EBIT do Grupo BASF antes de itens especiais em comparação com o terceiro trimestre de 2020.

Para todo o ano de 2020, o Grupo BASF espera um ligeiro declínio nas vendas em comparação com o ano anterior, principalmente devido à demanda mais fraca como consequência da pandemia do coronavírus. A BASF prevê um declínio considerável no EBIT antes de itens especiais para 2020. Além da demanda mais fraca, a companhia espera que a pressão sobre as margens continue, especialmente para produtos químicos básicos, que serão parcialmente compensados por economias de custos fixos.

Para o ano fiscal de 2020, a BASF espera, portanto, vendas de € 57 bilhões a € 58 bilhões, EBIT antes de itens especiais entre € 3,0 bilhões e € 3,3 bilhões e um retorno sobre o capital empregado (ROCE) entre 0,0% e 1,0%.

 

 
 
Última modificação em Quarta, 04 Novembro 2020 07:52

O turismo segue dando sinais positivos de retomada nos últimos meses. Dados de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com a Cielo, mostram que o setor faturou R$ 12,8 bilhões em setembro, alta de 28% em relação a agosto. Quando comparado a abril, pior mês para o segmento no ano de 2020, o número é três vezes maior do que o registrado no período (R$ 4,07 bilhões). Mais da metade do faturamento no mês vieram dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o número é animador e mostra que as ações coordenadas pelo Pasta junto aos demais segmentos estão no caminho certo. “Ficamos muito satisfeitos com essa retomada gradual, positiva e significativa de maneira gradual e responsável. Estamos mostrando, mais uma vez, que a importância do turismo para a recuperação econômica de nosso país. Continuaremos com o nosso trabalho, de colocar o turismo brasileiro de volta aos antigos patamares, gerando emprego e renda para toda a nossa população”, disse.

Quando analisados por segmento, os empreendimentos da área de Hospedagem e Alimentação registraram o maior volume de vendas em setembro, totalizando R$ 8,533 bilhões. O destaque foi para os restaurantes que movimentaram R$ 6,63 bilhões. O transporte de passageiros também registrou parcela significativa no montante total. Em setembro, o setor faturou R$ 2,76 bilhões, representando 21% de tudo o que foi arrecadado em setembro.
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, destacou que o aumentou no faturamento pode ser resultado de inúmeros fatores. “A partir de maio, o faturamento do setor passou por um processo de recuperação mês a mês, devido a inúmeros fatores, como o maior número de pessoas nas ruas, o aumento da confiança dos consumidores, além das estratégias digitais adotadas pelas empresas”, afirma Tadros.

Desde março, quando foi decretado estado de calamidade pública devido à pandemia do novo coronavírus, o Ministério do Turismo tem trabalhado em diversas ações para dar sobrevida ao setor. Entre elas, estão a criação da lei 14.046, que propõe regras de cancelamentos/remarcações para serviços turísticos e culturais; a MP 963, que liberou R$ 5 bilhões para o setor em linha de crédito e contribuiu para a formulação da MP 936, que manteve milhares de empregos no país.

Crédito: Rogério Cassimiro/MTur


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