A Agenda Cultural Online da Secretaria de Cultura de Santo André segue com a programação nas redes sociais por conta da pandemia da Covid-19. Há atrações das mais variadas linguagens, como música, dança, cinema e literatura, entre outras atrações.
São produções das Escolas Livres e outros espaços da Secretaria, além de parceiros e produtores culturais da cidade cujos projetos foram aprovados no edital emergencial lançado no período da pandemia.
A programação da semana começa nesta segunda (28), às 16h, com o Acervo ELT, quando será exibida a canção 'A Mão', de Alba Brito, do espetáculo 'Acunteceu o acuntecido – A comédia do fim do mundo', produção do grupo de formação 7, de 2006. No mesmo horário, o ELD em Casa terá duas atrações: 'Meu rosto dança assim!', em que as crianças demonstram que careta virar dança, e o 'Selfdario 10: A tela que me revela – Fabular!'.
Na terça (29), às 16h, o ELD em Casa apresentará a quinta aula do Ciclo II do Núcleo de Adultos. Também às 16h, o Acervo ELT exibirá a canção 'Calipso', com Gustavo Kurlat, de 2010, e o ELCV em Casa realizará a live 'História rapidinha do cinema brasileiro e porque ele não decola', com Celso Sabadin. E às 17h, a programação terá outra live no Vitrine Andreense, com o tema 'Hatha Yoga e Universo de Cristais', com Giovana Flaminio.
As atividades da quarta (30) serão às 16h, com o Emia em Casa e mais uma atividade do projeto Fazendo arte, 'Sim! Cerâmica: Construindo um forno improvisado', com Fábio Marques, e no ELT em Casa, a aula do Núcleo de políticas públicas em cultura.
Na quinta (1º) de outubro, às 16h, o Emia em Casa mostrará a terceira aula de violão com Caio Andreatta, dentro do 'Fazendo arte, sim!'. No mesmo horário o público poderá conferir, no ELT em Casa, 'Tem Bete Tem', bate-papo com Dona Bete e seus 30 anos de trabalho na Escola Livre de Teatro, e no ELCV em Casa, o encontro de realizadores e o filme 'A floresta de Malu', com André Grejio. Já às 19h, no projeto Quintas Lá em Casa, a atração será o pocket show com Dudé e a Máfia.
A sexta (2) terá, às 16h, no ELT em Casa, aula do Núcleo Mulheres em Movimento com o tema teatro e sociedade. E às 18h, o Conto das Seis terá a participação de Marcos Rossetti-Ferreira e a apresentação de poema musicado de Paulo Leminski.
No sábado (3), às 15h, dentro do projeto Oficina Literária, a escritora e jornalista Daiana Barasa realiza mais uma live com a participação da jornalista especialista em neurociência Juliana Rodrigues. Para encerrar a semana, no domingo (4), às 17h, o Vitrine Andreense exibirá a exposição dos cristais, com Giovana Flaminio.
Exposição virtual – Até 12 de outubro, a Casa da Palavra Mário Quintana apresenta a mostra virtual ‘Na Contramão dos Preconceitos Estéticos’, com trabalhos de Tedio, Suki, Pimenta e RND e curadoria de Prila Maria e Ana Beatriz Ursinha.
Outras atrações – Na Agenda Cultural Online da Secretaria de Cultura de Santo André estão disponíveis ainda dezenas de trabalhos de produtores culturais da cidade. São obras aprovadas no edital emergencial lançado no período da pandemia que trabalha com linguagens como música, teatro, dança, literatura, artes visuais, circo, artesanato, audiovisual, entre outras.
A ‘Agenda Cultural Online’ é uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André que visa levar ao público uma programação cultural diversificada e de qualidade produzida em na cidade. O conteúdo está disponível em http://www3.santoandre.sp.gov.br/agendacultural/.
Músicos, cantores e bailarinos abordam temas de interesse do público em aulas gratuitas seguidas de uma apresentação artística ao vivo. Entre setembro e outubro, serão quatro workshops, às segundas-feiras, às 18h, que irão abranger o universo da música, da dança e do canto. As lives em formato artístico-pedagógico têm por objetivo contar um pouco da rotina de trabalho dos artistas que integram os corpos artísticos do Municipal.
E a aula de estreia do Saiba+ que acontece já nesta segunda (28), será sobre A Voz da Ópera, com apresentação de cantores do Coro Lírico. Na mediação da atividade, o baixo Matheus França e o barítono Sebastião Teixeira. E na companhia de Berenice Barreira (soprano), Heloísa Junqueira (mezzo soprano), Daniel Lee (barítono) e Paulo Queiroz (tenor), eles apresentam a voz lírica em cena e como esta arte está presente nas trilhas sonoras de musicais, filmes, desenhos animados e novelas. A voz como conceito, a estrutura de um coro e de um coral, o desenvolvimento da voz diante do repertório e sua história, a origem e as técnicas interpretativas do Bel Canto, passando pelo protagonismo do coro gregoriano, são alguns dos assuntos abordados. O sexteto vocal também apresenta alguns flashs corais mais conhecidos do grande público.
Nas semanas seguintes, o primeiro-violino da Orquestra Sinfônica Municipal, Alejandro Aldana, fala sobre o papel e os desafios artísticos de um spalla. Quais as funções do músico de primeira estante que fica à esquerda do maestro e é responsável por afinar a Orquestra; a soprano Rosemeire Moreira do Coral Paulistano destaca o canto em português; e três bailarinos do Balé da Cidade de São Paulo ensinam uma coreografia.
+ Municipal Online
Enquanto o Theatro Municipal de São Paulo segue fechado por determinação da prefeitura para evitar a propagação do novo coronavírus, o território digital é o novo palco. Quem acessa as redes sociais do Theatro pode conferir apresentações de performances de câmara, a íntegra de espetáculos apresentados no palco do Municipal e ainda aproveitar os cursos livres, as gravações solo em versões reduzidas para piano e acompanhar as lives com profissionais do Theatro. Tudo isso com acesso gratuito e irrestrito nas páginas do Theatro no Instagram, Facebook ou YouTube.
No canal de vídeos, em especial, o espectador pode assistir às óperas Rigoletto, O Barbeiro de Sevilha, O Cavaleiro da Rosa e A Viúva Alegre, ver ou rever os espetáculos do Balé da Cidade e curtir dezenas de concertos sinfônicos como a série Beethoven Total, com a Orquestra Sinfônica Municipal interpretando as nove sinfonias do compositor alemão.
E o último episódio do Podcast Theatro Municipal está no ar: a vida do compositor Carlos Gomes. Muito reconhecido por sua ópera "O Guarani", tema do episódio anterior, contudo sua vida e obra vão muito além disso. A apresentadora Ligiana Costa conta detalhes desta história. Participam da conversa, a diretora e dramaturga Maria Adelaide Amaral, que prepara uma novela sobre a vida do compositor, com direção musical do segundo convidado do podcast, o maestro Júlio Medaglia. João Luiz Sampaio, jornalista que acaba de encerrar uma biografia sobre Gomes, ainda não lançada, completa a lista.
Terminou no domingo (27), a abertura da temporada 2020 da Mitsubishi Cup, maior rali cross-country de velocidade da América Latina. Debaixo de um calor de mais de 33 graus em todo momento, 30 carros levantaram poeira pelo desafiador circuito de terra entre as plantações da região de Mogi Guaçu, nos arredores do Autódromo Velocitta. Em dois dias de prova, os grandes vencedores do fim de semana foram as duplas:
Categoria ASX RS - Cristiano Rocha e Anderson Deraldi
Categoria ASX RS Pro – Emerson Destro e Sergio Avallone
Categoria L200 Triton ER – Juliano Diener e Gunnar Dums
Categoria L200 Triton Sport R – Ricardo Feltre e Ivo Mayer (Primeira etapa)
Elcio Bardelli Junior e Luis Felipe Eckel (Segunda etapa)
Categoria L200 Triton Sport RS – Thiago Rizzo e Leo Magalhães (Primeira Etapa)
Ricardo Feltre e Ivo Mayer (Segunda etapa).
Para a realização do evento, a organização da competição adotou uma série de protocolos de segurança em relação ao contágio do Covid-19. Exames de PCR para a detecção do vírus foram obrigatórios para todos os presentes no evento, assim como o uso de máscaras e equipamentos de proteção.
“Esse é um ano atípico e, por isso, exige uma série de cuidados e adaptações como forma de mantermos todos os envolvidos em máxima segurança. Mesmo assim, esperamos ter muita emoção e uma competição bastante empolgante”, afirma Guiga Spinelli, organizador da categoria.
No sábado, durante a primeira rodada, as dependências do Velocitta receberam a ilustre visita da dupla sertaneja Fernando & Sorocaba. Este último arriscou uma experiência ao volante de uma L200 totalmente preparada para a competição, ao lado do renomado navegador, vencedor do Rali dos Sertões.
Foco na solidariedade
Neste ano, o foco da Mitsubishi CUP assim como dos demais eventos de experiência promovidos pela Mitsubishi está totalmente voltado à solidariedade. Parte do valor arrecadado com as inscrições para a Mitsubishi Cup será doado para instituições de caridade da região onde cada etapa será realizada.
A próxima etapa da Mitsubishi Cup acontecerá nos dias 17 e 18 de Outubro, também no Velocitta, onde serão promovidas as duas últimas rodadas do ano e conheceremos os campeões de cada categoria.
A temporada 2020 do Mitsubishi Cup tem patrocínio de Lubrax-Petrobras, W.Truffi Blindados, Axalta, Banco Itaú, Pirelli, Harman-JBL, Mit Consórcio, Pilkington e Mit Seguros.
Para garantir mais proteção aos consumidores brasileiros, o Governo Federal aderiu à plataforma internacional de denúncias de fraudes e golpes relacionados ao comércio eletrônico, a Econsumer. O acordo foi firmado, na sexta (25), em uma cerimônia virtual, entre a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública; e a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (Federal Trade Comission).
A plataforma econsumer.gov foi criada em 2001 e é uma iniciativa da ICPEN (International Consumer Protection and Enforcement Netword). Ela permite que o consumidor faça denúncias on line de fraudes internacionais na internet, como a de ofertas falsas de produtos; e oferece instruções para evitar esse tipo de crime. A plataforma também traz estatísticas que ajudam na elaboração de políticas públicas voltadas à defesa do consumidor.
Com a adesão brasileira, a Econsumer passou a ser composta por 40 países, que, juntos, trabalham no combate a golpes internacionais que afetam os consumidores.
Segundo a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Domingues, a adesão à plataforma é uma sinalização de que as políticas públicas brasileiras estão alinhadas com as melhores práticas internacionais. “Com a adesão do Brasil à plataforma Econsumer, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, reforça a agenda e o compromisso com a modernização e internacionalização para melhorar a proteção e a defesa do consumidor brasileiro”, disse.
A secretária destacou, ainda, que a Econsumer traz serviços complementares à plataforma oficial do Governo Federal, a consumidor.gov.br.
O que é Consumidor.gov.br
O Consumidor.gov.br é um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet.
Países que integram a Econsumer
Fazem parte da plataforma Econsumer, além do Brasil, os seguintes países: Austrália, Bélgica, Bulgária, Canadá, Chile, Costa Rica, Dinamarca, República Dominicana, Egito, El Salvador, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, Gâmbia, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Quênia, República da Coreia, Lituânia, Letônia, México, Nigéria, Países Baixos, Noruega, Nova Zelândia, Peru, Filipinas, Polônia, Espanha, Suriname, Suécia, Suíça, Turquia, Reino Unido e Zâmbia. A plataforma internacional Econsumer entrará em funcionamento para os consumidores brasileiros em novembro deste ano, e contará com uma versão em português.
“Em novembro, teremos um passo a passo para que todos os cidadãos entendam como funcionará o sistema da plataforma”, acrescentou a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Domingues.
O Brasil ganhou o direito de integrar a Plataforma Econsumer em agosto deste ano, quando passou a ser país participante do Comitê de Política do Consumidor da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
30 Anos do Código de Defesa do Consumidor
A assinatura do acordo de adesão à Econsumer faz parte das ações em comemoração aos 30 anos do Código de Defesa do Consumidor, celebrado neste mês. “Em 11 de setembro deste ano, nós comemoramos, juntos, os 30 anos do Código de Defesa do Consumidor. E são inúmeros os avanços alcançados em todo esse período, como também são inúmeros os novos desafios e problemas que estamos enfrentando e que são agravados neste contexto [de enfrentamento da Covid-19] especialmente com a mudança de comportamento do consumidor, que é cada vez mais digital”, disse a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Domingues.
O Santander abriu inscrição para 1.525 bolsas de estudo, em uma iniciativa chamada #InvistaEmVocê, com o intuito de apoiar o desenvolvimento de habilidades muito requisitadas no atual cenário econômico que conjuga desafios surgidos da pandemia de Covid-19, alta do desemprego e transformação das relações e formas de trabalho. O programa Bolsas Globais, realizado por meio do Santander Universidades, terá cursos 100% online neste momento de restrição de mobilidade.
O público-alvo das bolsas, jovens graduandos e em começo de carreira, é o mais afetado pelo desemprego no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, quase 1/3 dos jovens de 18 a 24 anos estavam desocupados no segundo semestre deste ano (IBGE/PNAD Contínua).
“A pandemia atingiu em cheio a empregabilidade do jovem no Brasil, além de antecipar ao momento presente as necessidades de atualização de habilidades de diferentes esferas, mas essenciais, como digitais e emocionais. As bolsas globais que estamos oferecendo preparam os jovens neste momento de transformação aguda e profunda”, afirma Nicolas Vergara, superintender executivo do Universidades Santander Brasil.
Interessados devem se inscrever nos editais de cada uma das bolsas. Veja abaixo quais são os requisitos, prazo de inscrição, público-alvo, domínio da língua, tempo de duração e outros critérios de elegibilidade.
Bolsa Santander Digital & Innovation for MIT Professional Education: 400 bolsas para universitários e jovens em começo de carreira que buscam aprimorar competências digitais. Há programas de formação de habilidades tecnológicas em blockchain, machine learning, desenvolviemento, cloud. E habilidades relacionais: relações interculturais e negócios globais, cultural awareness. Duração 8 semanas. Público-alvo: graduados e jovens profissionais entre 25 e 32 anos, com até 8 anos de experiência profissional. Curso disponível apenas em inglês e inscrições disponíveis em breve em https://www.becas-santander.com/
Bolsa Santander Women Emerging Leaders – London School of Economics: 125 bolsas de um programa que busca estabelecer uma rede de mulheres que serão futuras líderes em seus setores e fomenta um networking e diálogo contínuo entre elas. Serão trabalhados o desenvolvimento de habilidades de negociação e liderança exigidas por qualquer organização. Duração de 7 semanas. Público-alvo: mulheres. Curso disponível em Inglês.
https://www.becas-santander.com/pt/program/women-emerging-leaders-lse
Bolsa Santander English for Professional Development – Universidade da Pennsylvania: 500 bolsas destinadas a estudantes que falem inglês e buscam acesso ao mercado de trabalho internacional. As atividades se darão por meio de conferências, debates e exercícios de compreensão que os alunos podem completar de forma independente. Além disso, terão encontros com os instrutores e colegas, e algumas tarefas em equipe. Duração 13 semanas. Público-alvo: jovens que miram o mercado de trabalho internacional e falem inglês. Curso disponível em inglês e inscrições disponíveis em breve em https://www.becas-santander.com/
Bolsa Santander Skills for Professional Development – ESADE: 400 bolsas com foco em liderança, criatividade, produtividade, inteligência emocional, negociação, comunicação e tomada de decisão. Os conhecimentos acadêmicos oferecidos fazem partem de três grandes e necessárias áreas de conhecimento: a inteligência emocional, inteligência social e os processos cognitivos. Duração: 8 semanas. Público-alvo: jovens em começo de carreira. Curso disponível em inglês, espanhol e português.
https://www.becas-santander.com/pt/program/santander-skills-for-professional-development-esade
Becas Santander Tech Revolution in Finance - IE University: 100 bolsas voltadas ao aprendizado de conceitos de computação em nuvem, criptomoedas, inteligência artificial e big data aplicados ao mercado financeiro, economia compartilhada e gestão digital de fundos de investimento. Duração: 5 semanas. Público-alvo: para alunos dos últimos 2 anos de licenciatura e jovens profissionais com não mais de 3 anos de experiência profissional, que estudam/estudaram em uma universidade na Argentina, Brasil, Chile, México, Espanha, Polônia, Portugal, Reino Unido e EUA. Curso disponível em inglês. Inscrições até o dia 29/9.
https://www.becas-santander.com/pt/program/beca-santander-tech-revolution-in-finance-ie-university
Sucesso no Brasil nos anos 70, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, os drive-ins foram trazidos de volta pela pandemia. A segurança de poder ver um filme ou jogo de futebol em tela grande sem precisar sair do carro, junto com familiares ou amigos, é o atrativo principal desse formato de auditório ao ar livre. E melhor ainda se for de graça.
A Ford montou o Territory Drive-In no Shopping Eldorado, em São Paulo, como parte das ações de lançamento do seu novo SUV – veja o vídeo. Até o dia 11 de outubro, o espaço vai exibir jogos da Copa CONMEBOL Libertadores de terça a quinta-feira e filmes da Fox de sexta-feira a domingo, incluindo sessões duplas nos finais de semana.
A promoção é exclusiva para proprietários de carros da Ford, que devem ser inscrever por meio do aplicativo FordPass, disponível para os sistemas Android e iOS. É só seguir o passo a passo nas telas e depois conferir a programação disponível para cada semana. Cada carro pode levar até quatro pessoas, que recebem um kit de boas-vindas com pipoca, petiscos e bebidas.
O público pode ver também os 15 Territory estacionados no local, que recebem convidados especiais e são desinfectados com o Ford Clean, serviço exclusivo da marca, entre as sessões.
“O Territory Drive-in está sendo muito bem recebido pelos clientes. É uma oportunidade de sair de casa e fazer um programa diferente com a família, com todos os cuidados de segurança, e ver de perto o nosso novo SUV, que traz um novo padrão de conforto, conectividade e tecnologia na categoria”, diz Carla Freire, supervisora de Comunicação de Marketing da Ford.