23 Apr 2024

Desde o início da pandemia de Covid-19, já foram registrados mais de 17 mil atendimentos na Fundação Procon-SP por consumidores com problemas ou dúvidas relacionados à doença. O dado revela um aumento de 1.390% em relação ao dia 13 de março, que somava 1.150 atendimentos.

Das consultas registradas, 6.743 são reclamações, ou seja, conflitos com fornecedores; 6.392 são denúncias de preços abusivos e outros assuntos feitas via redes sociais e 4.037 são pedidos de orientação.

Além de intermediar as reclamações buscando um acordo entre consumidor e fornecedor, orientar individualmente os consumidores e fiscalizar as denúncias que chegam via redes sociais, o órgão estadual disponibilizou o hotsite coronavírus, com informações específicas sobre o tema, tem ministrado aulas semanais na TV Procon, realizado reuniões com fornecedores de diversos setores e aplicado multas aos estabelecimentos que infringem a legislação.

Fiscalização

As equipes de fiscalização visitaram até o momento mais de quatro mil farmácias, supermercados, hipermercados e outros estabelecimentos de 242 cidades do estado e notificou 89% dos locais a apresentarem notas fiscais para verificação da prática de preços abusivos. As multas aplicadas até o momento somam R$ 3 milhões.

O aumento de preços de itens considerados essenciais no período de avanço da doença, como alimentos, álcool em gel, botijão de gás e máscaras de proteção está sendo combatido pelo Procon-SP.

Como denunciar, reclamar e obter orientações

O consumidor que se deparar com algum valor de produtos ou serviços relacionados ao coronavírus que considere abusivo deve registrar reclamação junto ao órgão estadual. O fornecedor será multado caso a infração seja constatada.

O Procon-SP disponibiliza canais de atendimento à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou redes sociais; para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.

No último ano do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), a aluna Katia Neri, 33 anos, atuou durante 15 dias no Hospital de Campanha Lagoa-Barra, no Leblon, capital fluminense, dedicado ao tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19. Foi o primeiro hospital de campanha inaugurado na cidade, em abril. A oportunidade surgiu após convite do hospital particular onde trabalha, pertencente à Rede D’or, em São Paulo. A estudante atua há 15 anos como técnica de enfermagem e, apesar da distância da família, resolveu encarar o desafio para adquirir aprendizado profissional e pessoal e ajudar os pacientes que mais precisam.

Para conseguir concluir a experiência a aluna contou com a colaboração do corpo docente da FMABC, onde segue cursando aulas on-line do curso de graduação. As atividades foram flexibilizadas para que pudesse cumprir as disciplinas e dar conta dos plantões diários de 12 horas. “Nunca imaginei que fosse trabalhar em outro Estado e muito menos durante uma pandemia. Quando surgiu a oportunidade aceitei na hora, pois queria muito ajudar os pacientes que estavam precisando dos nossos serviços, independentemente do lugar onde eles estivessem. Foi desafiador e um aprendizado incrível. Assistia as aulas da faculdade dentro do táxi ou tomando café e às vezes entrava atrasada nas aulas. As professoras do curso foram muito compreensivas e me ofereceram todo suporte necessário. E mesmo à distância, me apoiaram e me incentivaram a todo instante”, relata Katia.

Um dos momentos mais difíceis citados pela estudante foi a sensação de impotência para lidar com perdas de pacientes devido à gravidade da doença. Até o fim de maio, o hospital contava com 180 pacientes internados, sendo 98 em leitos de terapia intensiva e 82 na enfermaria. “A gente dá o nosso melhor, mas nem todos os pacientes conseguem se salvar. É muito duro lidar com essas perdas. É tão solitário para os profissionais da saúde quanto para os pacientes acamados. Todos estamos longe de nossas famílias. Por outro lado, essa experiência evidenciou a importância da enfermagem no cuidado dos pacientes. Cuidar faz parte da nossa essência”, completa a aluna.

A breve, mas valiosa, passagem pela unidade está registrada na vida pessoal e profissional da estudante, que já retornou à capital paulista e às funções no hospital onde atende. “Senti que minha missão estava cumprida e quis voltar. Estava com saudades de casa. Além disso, o hospital em que trabalho também precisava dos meus serviços”, conclui. A estudante atuou no hospital de campanha carioca entre os dias 8 e 21 de maio. 

HOSPITAIS DE CAMPANHA

No Brasil, estão em atividade cerca de 100 hospitais de campanha. As unidades móveis são estruturadas de forma provisória e em caráter emergencial para auxiliar estados e municípios no combate a situações de calamidade pública, como é o caso da pandemia da Covid-19, uma vez que as redes hospitalares estaduais e municipais estão com alto índice de ocupação. Ao todo, os hospitais de campanha somam cerca de 10 mil leitos extras no País.

Última modificação em Quinta, 11 Junho 2020 10:50

Diante da rápida expansão da Covid-19 no Brasil, a Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, reforça seu compromisso de servir à sociedade e realiza a doação de máscaras de proteção facial e cestas básicas para ajudar no combate à pandemia.

A companhia doará 11.350 máscaras faciais e 1377 cestas básicas, com alimentos e itens de higiene, para famílias de baixa renda localizadas nas cidades onde possui operação: Santo André, São Pedro e Campinas – SP; Camaçari - BA e Mafra – SC.

A fábrica da Bridgestone em Camaçari (BA) também está produzindo 500 máscaras de acetato, do tipo face shield, com o apoio de funcionários voluntários e o uso de uma impressora 3D. As peças serão doadas aos profissionais do sistema público de saúde da Bahia.

“É um momento desafiador para toda a sociedade e é nosso dever ajudar da melhor forma possível”, comenta Fabio Fossen, Presidente da Bridgestone Latin America South. “Nossas ações são um reflexo do compromisso global de responsabilidade social da companhia, Nosso Jeito de Servir, e somam-se a diversas iniciativas similares, que a Bridgestone está executando em todo o mundo”, finaliza.

As doações são realizadas na sequência de outra ação social da empresa no Brasil: em abril, a Bridgestone lançou uma campanha de doação de recapagens, em apoio aos caminhoneiros autônomos brasileiros, que seguem abastecendo a população durante a pandemia da Covid-19. Ao todo, a iniciativa contribuiu para a promoção de mais de 250 milhões de quilômetros rodados.

O Colégio Termomecanica (CTM) abre 40 vagas para o Curso Técnico em Mecânica, que forma profissionais para atuar nos setores de projetos, automobilístico, metalmecânico, siderúrgico e na fabricação e manutenção de máquinas e equipamentos industriais. Totalmente gratuito, o curso terá início no segundo semestre de 2020 e as inscrições vão até o dia 21 de junho, no site da Vunesp . Em alinhamento com ações de prevenção para evitar o contágio pelo novo coronavírus, excepcionalmente esse semestre não terá prova presencial, e será adotada a análise do histórico escolar do Ensino Médio como método de avaliação. Para mais informações, é necessário consultar o edital.

Em linha com as principais demandas do mercado de trabalho, a grade curricular foi elaborada para atender especificamente as necessidades da indústria e, para isso, conta com a colaboração de empresários, gestores e especialistas das áreas de recursos humanos. "Oferecemos uma formação robusta que permite ao estudante adquirir conhecimento técnico e autonomia para a resolução de problemas. Para isso, mantemos estreita relação com as empresas, capacitando, assim, profissionais condizentes com as configurações industriais atuais", explica o professor Átila Gomes, coordenador do curso.

O Curso Técnico em Mecânica do CTM promove a formação de um profissional ágil, capacitado para desenvolver e analisar projetos, utilizando ferramentas de viabilidade econômica e financeira, já a partir do primeiro semestre letivo. "Atualmente, 45% das aulas são práticas e, nas teóricas, temos implementado desafios que mesclam conhecimento teórico com a realização de projetos", acrescenta Gomes.

Todos os alunos do Curso Técnico contam com o apoio do Núcleo de Apoio à Carreira (NAC), que desenvolve uma série de ações em prol da inserção do seu aluno no mercado de trabalho. O NAC garante ao estudante uma consultoria especializada em recursos humanos, de forma individualizada e gratuita. Uma das suas atividades é acompanhar e supervisionar os estágios dos alunos do Colégio, ocasião em que reúne professores e gestores de empresas anualmente, para compartilhar as melhores práticas em gestão de talentos e discutir o futuro do trabalho.

O coordenador do curso revela que de 2016 a 2019, foi registrada uma evolução de 34% na empregabilidade dos alunos. "Um levantamento realizado junto aos alunos que se formaram em dezembro de 2019 mostrou que 88,50% estavam empregados. Quando essa turma ingressou em 2018 o percentual era de 52,4%.

Destinado aos candidatos que tenham concluído o Ensino Médio e não tenham curso de nível superior completo (faculdade), o Curso Técnico em Mecânica tem duração de três semestres letivos, com aulas presenciais, de segunda a sexta-feira, das 18h25 às 22h40 e, excepcionalmente, aos sábados, das 7h45 às 11h20, conforme calendário escolar vigente, para apoio pedagógico e recuperação. Além disso, para a conclusão do curso e obtenção de diploma, o aluno deverá realizar 200 horas de prática profissional na área do curso.

Serviço

Inscrições: até o dia 21 de junho de 2020

Isenção de taxa de inscrição: até às 23h59 do dia 10 de junho de 2020

Divulgação dos locais de prova: 01 de julho de 2020, a partir das 10h, no site www.vunesp.com.br

Divulgação dos resultados: 22 de julho de 2020, a partir das 10h, na portaria do Colégio Termomecanica e no site www.vunesp.com.br

Taxa de inscrição: R﹩ 40

Início das aulas: 03 de agosto de 2020 (confirmação no ato da matrícula)

Edital e inscrições: http://www.colegiotermomecanica.com.br ou http://www.vunesp.com.br

 

 

A Prefeitura de São Caetano do Sul concede desconto no IPTU para aposentados e pensionistas e, para isso, realiza anualmente o recadastramento dos beneficiários. A apresentação dos documentos, solicitado para o início de março, está prorrogada até o dia 31 de julho. Cerca de cinco mil contribuintes serão recadastrados.

Para quem ainda não está cadastrado e pretende usufruir do benefício, o contribuinte deve ser aposentado ou pensionista, ter um único imóvel (exclusivamente residencial) e morar nele.

Podem solicitar o benefício o proprietário do imóvel ou representante legal. Quem já possui isenção não precisa requerer novamente.

“O contribuinte é notificado a apresentar documentos para reavaliar a concessão do desconto. A solicitação para apresentação de documentos (que, na primeira etapa, enviou 500 cartas)  aconteceu antes de qualquer sinalização de isolamento social e, já havia sido prorrogada pela primeira vez, no final de março “, explicou o Secretário da Fazenda , Jefferson Cirne da Costa.

Embora prorrogado até 31 de julho, esperando que o atendimento presencial no Atende Fácil já esteja normalizado, o envio da imagem do documento também pode ser feito pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Da mesma forma, estará sendo atendida a notificação enviada.

Como solicitar o benefício:

Para moradores que tenham renda até três salários mínimos, o desconto é integral. Para quem tem renda maior, o desconto será de 50% do valor do imposto. Para composição da renda são considerados os rendimentos dos proprietários do imóvel por meio dos seguintes documentos:  

  • Cópia do CPF e RG do casal, se for o caso;
  • Cópia da Certidão de Casamento, se for o caso;
  • Cópia do espelho do IPTU (folha onde constam os dados cadastrais do imóvel);
  • Cópia do comprovante de concessão da aposentadoria atualizado, constando o rendimento mensal;
  • Cópia da matrícula do imóvel atualizada;
  • Cópia da Declaração do Imposto de Renda do ano anterior (do casal, se for o caso);
  • Cópia do último holerite (do casal, se for o caso);
  • Original e cópia da Carteira Profissional (do casal, se for o caso), a cópia deve ser das folhas de Identificação com foto e da última contratação.

Nesta quarta (10), 200 famílias de Paranapiacaba, beneficiadas pelo CadÚnico, receberam cestas básicas e máscaras do projeto Costurando com Amor, do Fundo Social de Solidariedade de Santo André. Os moradores selecionados foram informados via telefone sobre horário da retirada, agendado com intervalos de 30 minutos, para evitar qualquer tipo de aglomeração.

 “Graças à solidariedade dos nossos munícipes e também da iniciativa privada, estamos recebendo muitas doações, e com isso, conseguimos ajudar quem mais precisa, de uma forma organizada e com todos os cuidados necessários nesta época de pandemia. Além disso, a distribuição de máscaras produzidas por costureiras da nossa cidade é essencial para aqueles que precisam sair e não têm condições de comprar”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.

Desinfecção - Paranapiacaba também recebeu nesta semana uma ação de desinfecção que abrangeu a parte alta e a parte baixa da Vila, proporcionando a limpeza de ruas, muros, corrimões e pontos turísticos como o Clube União Lyra Serrano e o Museu Castelo. É a segunda ação desse tipo no local desde o início da pandemia de coronavírus.

Para a desinfecção, realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), dois caminhões pipas percorreram as ruas de  Paranapiacaba, fazendo a limpeza por meio de uma mistura de água de reúso, desinfetante e cloro. Várias regiões da cidade também estão recebendo ações de desinfecção, dentro de uma programação diária, como forma de combater a disseminação da Covid-19.

Última modificação em Quinta, 11 Junho 2020 10:32

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