19 Apr 2024

Contribuir para que o vestibulando possa escolher a carreira, que mais se identifique com suas habilidades e perfil pessoal, é um dos desafios da rede de ensino Singular, com unidades em Santo André, São Bernardo e São Caetano. Por isso, oferece ao longo do ano algumas atividades nesse sentido, como o Encontro de Informação Profissional (EIP) e o Ciclo de Palestras de Orientação Profissional sobre as mais diversas carreiras.

 Para continuar com essa missão, mesmo neste momento de distanciamento social por conta do novo coronavírus que impôs a antecipação das férias escolares, a equipe pedagógica do Colégio Singular e Cursinho Singular Anglo, de forma remota, está sempre buscando maneiras de manter os estudantes atualizados.

 Na próxima quinta (23) às 19h, por meio do Instagram (@profenzotakara), os internautas poderão participar de uma live sobre a carreira de Medicina, com o médico Ivan Vargas. Ele abordará os tópicos que abrangem a carreira, explicará detalhes da profissão, a missão do médico, esclarecerá dúvidas sobre a rotina, mercado e áreas de atuação, além do trabalho social que pode ser desempenhado na Medicina. O bate-papo também será aberto para perguntas, com mediação do professor Enzo Marcon Takara (foto).

 Ivan Vargas formou-se na Faculdade de Medicina do ABC, é especialista em Anestesiologia, mestre em Odontologia e doutorando em Odontologia, além de membro da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo e presidente da instituição Missão São Lucas. Há alguns anos, o médico foi destaque na mídia ao trazer  para São Paulo o jovem Sumba, de Guiné-Bissau, na África (um dos países mais pobres do mundo) para tratamento de um linfoma muito agressivo, que lhe fez perder a visão do olho esquerdo, mas que felizmente foi curado e voltou para seu país.

Última modificação em Sexta, 17 Abril 2020 10:07

A Prefeitura de São Bernardo, por meio do Fundo Social de Solidariedade, com apoio da Secretaria de Educação e Serviços Urbanos, realiza, nesta sexta (17), a distribuição de cestas básicas para merendeiras e auxiliares de limpeza que prestavam serviços nas escolas municipais, fechadas desde o início da pandemia da Covid-19, em março. Serão beneficiados 1.048 profissionais (764 merendeiras e 284 auxiliares de limpeza. A entrega começou na quinta (16), nas sedes das Secretarias de Educação e de Serviços Urbanos.

“Estamos vivendo um dos momentos mais difíceis de nossas vidas. Não sabemos quanto tempo esta quarentena irá durar. Mas ninguém vai passar fome em São Bernardo. A Prefeitura fará o possível para alimentar quem precisa. E, para isso, estamos contando com a solidariedade da iniciativa que tem contribuído com o Fundo Social de Solidariedade, por meio do Banco de Alimentos. Até o momento, recebemos 2.500 cestas básicas”, afirmou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.

O kit chegou em boa hora para a merendeira Lucimar dos Santos Matos, de 43 anos, moradora do D.E.R. Ela, que tem dois filhos, um adolescente de 17 anos e um bebê de dois anos, estava receosa de como iria alimentá-los. “Fazia apenas 1 mês e meio que havia sido contratada. Fiquei muito tempo desempregada e, como tinha pouco tempo de carteira assinada, não terei direito ao Seguro Desemprego. Essa cesta básica será uma ajuda muito importante para este momento tão difícil”, disse.

Gildenise Pereira da Silva, 31 anos, moradora do Areião, que há quatro anos trabalhava como merendeira, agradeceu a Prefeitura por beneficiá-las. “A cesta básica irá manter a alimentação em casa enquanto espero pelo meu Seguro Desemprego. Dessa forma, a comida na mesa estará garantida. Torço para que essa situação passe e retornemos ao trabalho”, complementou.

A cesta básica é composta por alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e de higiene: 5 kg de arroz, 1 kg de macarrão, 1 kg de café, 500 g de fubá, 1 pacote de bolacha de chocolate, 2 pacotes de molho de tomate, 2 litros de óleo, 400 g de componente lácteo, 1 lata de atum, 3 latas de sardinha, 30 g de tempero, 2 kg de açúcar, 1 kg de farinha de trigo, 2 kg de feijão, oito rolos de papel higiênico, 1 kg de sabão em barra, 1 litro de água sanitária, 2 pastas de dente e 2 sabonetes.

Além das merendeiras e das auxiliares de limpeza, a Administração Municipal promoveu a distribuição de cestas básicas para 944 ambulantes e permissionários, devidamente licenciados na cidade, que não estejam trabalhando nesta quarentena. A entrega dos kits ocorreu na Secretaria de Serviços Urbanos.

Para participar, é possível doar alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e de higiene no Drive-Thru da Solidariedade, no Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro), com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 17h. Também é possível doar alimentos não perecíveis no Banco de Alimentos (Avenida Redenção, 271, Centro), Produtos de higiene e limpeza devem ser levados para a Secretaria da Educação (Avenida Wallace Simonsen, 222, Nova Petrópolis). Ambos os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Para quem deseja doar qualquer quantia em dinheiro, basta fazer o depósito na seguinte conta: Banco do Brasil, agência 0427-8 / Conta Corrente: 65.734-4 / CNPJ: 46.523.239/0001-47. Mais informações pelo telefone 2630-4046 ou pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, na quinta (16), entregou a Unidade Móvel de Tomografia, para atender, exclusivamente, pacientes com suspeitas de Covid-19. O exame é essencial para o diagnóstico da doença, possibilitando tratamento mais rápido e adequado.

Equipe de oito técnicos de tomografia foi destacada para o equipamento, que funcionará 24 horas por dia, no estacionamento do Hospital Maria Braido (Av. Vital Brasil Filho, 55, bairro Olímpico). A capacidade é de 40 exames diários, considerando que após o atendimento de cada paciente será realizada limpeza terminal para desinfecção do veículo, evitando os riscos de contaminação.

“Trabalhamos para amparar os pacientes, estruturando os serviços com qualidade. A tomografia é fundamental para assegurarmos o tratamento mais adequado, e esta unidade nos traz um ganho excepcional nos diagnósticos”, frisou Auricchio, em live nas redes sociais. O Chefe do Executivo lembrou que a melhor forma de combater a Covid-19 é o isolamento social. “Por isso faço um apelo: fiquem em casa.”

Com a Unidade Móvel, a rede municipal de Saúde passa a contar com três tomógrafos – os outros dois estão no Hospital Maria Braido e no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin. “Assim, ganham os pacientes com suspeita de Covid-19, com um tomógrafo exclusivo, e também os pacientes de outros casos, que farão os exames com mais celeridade”, explicou a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.

O novo tomógrafo foi adquirido pela FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem) e disponibilizado à Prefeitura em contrato emergencial que prevê, ainda, a atuação de profissionais de radiologia e de limpeza, além da emissão dos laudos, feita por central a distância, entre outros itens. O Investimento é de R$ 365 mil por mês.

O diretor técnico do Complexo Hospitalar Municipal, Ricardo Carajeleascow, ressaltou a importância do investimento. “Temos tratado muitos pacientes a partir da tomografia. É um exame que demonstra com clareza a gravidade com a qual o paciente está sendo acometido, e que permite a identificação de sinais indicadores de Covid-19, como a imagem típica em vidro fosco”, afirma. “Quando essa imagem está presente em mais de 50% dos pulmões, internamos o paciente imediatamente, independentemente de seu estado clínico no momento, para assegurarmos o melhor tratamento”.

O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, durante coletiva de imprensa, junto ao prefeito Bruno Covas, aos secretários estaduais, de Saúde, José Henrique Germann; de Educação, Rossieli Soares da Silva e ao diretor técnico, Luiz Carlos Pereira Júnior, nesta quinta (16) de abril, novas medidas no combate ao coronavírus, para a região metropolitana de São Paulo.

1ª)  Entrega de 3,5 milhões de kits de material escolar, composto por livros didáticos e gibis do cartunista Maurício de Souza, aos alunos da rede pública, na segunda (27). O valor do investimento é de R$ 19,5 milhões;

2ª)  Inauguração antecipada do AME Campinas, que foi adaptada para receber casos de coronavírus, com 25 leitos de UTI, com investimentos de R$ 51 milhões;

3ª) Decreto de ponto facultativo, na segunda (20) de abril, véspera do feriado de Tiradentes, na terça (21), com exceção dos serviços essenciais (Saúde, Segurança, Abastecimento e Logística).

Na ocasião, o governador ainda agradeceu à população que tem aderido ao isolamento social. “É um gesto de cooperação, solidariedade e amor à vida”, disse.

Doria ainda agradeceu as 20 cidades que mais respeitaram o isolamento social, nos últimos dias. As três primeiras são: São Sebastião (66%), Ubatuba (64%), Lorena (62%). Do ABC, só Ribeirão Pires foi citada, com índice de isolamento de 59%.

BOLETIM- O secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, atualizou o número de casos no Estado:

-  11.043 casos confirmados [aumento de 18% em relação a ontem, quarta (15)]

-  778 óbitos [aumento de 12% em relação a ontem, quarta (15)]

-  1.135 internações em UTI

-  1.241 internações em enfermaria

Última modificação em Quinta, 16 Abril 2020 13:18

Mais potente, dinâmico e confortável do que nunca, o novo 911 Turbo S estabelece novos parâmetros em muitas áreas. E isso também é verdade quanto à aerodinâmica adaptativa, que a Porsche incrementou ainda mais em seu emblemático 911. A Porsche Active Aerodynamics (PAA) adapta as características aerodinâmicas do veículo à situação de uso, velocidade e modo de condução selecionado com ainda mais precisão. A PAA estreou mundialmente na geração anterior do 911 Turbo, lançada em 2014. Todas as linhas de modelos desde o 718 até o Panamera e o Taycan agora trazem elementos aerodinâmicos ativos.

"Nenhum outro carro esportivo reage com tanta flexibilidade aerodinâmica a diferentes situações como o novo 911 Turbo S. Nós, engenheiros aerodinâmicos, normalmente enfrentamos um dilema: um baixo coeficiente de arrasto é desejável para maximizar a velocidade e o baixo consumo, enquanto uma alta força vertical é vantajosa para o dinamismo de condução. Porém, essas duas características se contradizem", explica o Dr. Thomas Wiegand, Chefe de Desenvolvimento Aerodinâmico da Porsche. "A Aerodinâmica Adaptativa resolve os conflitos entre esses dois objetivos aerodinâmicos diferentes. A ampla expansão do sistema inteligente no Porsche 911 Turbo S possibilita alcançar uma amplitude muito maior entre as configurações aerodinâmicas que visam o maior dinamismo de condução e o mínimo de arrasto. Mais ainda, cria um potencial ainda maior para que os componentes aerodinâmicos contribuam para demandas específicas de dirigibilidade em cada situação de pilotagem."

Os flaps de resfriamento ativos são novos. Juntamente com a lâmina defletora dianteira móvel, assim como a asa traseira extensível e inclinável, o novo modelo topo de linha apresenta assim três componentes aerodinâmicas ativos. Isso permite agora a introdução de uma configuração Eco, juntamente com as configurações aerodinâmicas básicas do 911 Turbo, mais especificamente a PAA Speed e a PAA Performance.

A Aerodinâmica Ativa também foi ampliada para permitir a inclusão de uma função Wet Mode (Modo Molhado), que desloca o equilíbrio aerodinâmico para o eixo traseiro para maior estabilidade em condições de piso molhado, assim como a função de freio aerodinâmico, que produz um arrasto maior e mais força vertical no caso de uma frenagem total a alta velocidade, resultando assim numa menor distância de frenagem e maior estabilidade de condução. A Aerodinâmica Ativa também é usada para adaptação do fluxo de ar ao redor do veículo quando o teto deslizante ou a capota conversível estão abertos. Isto quer dizer que há um total de oito diferentes configurações aerodinâmicas, criadas a partir de uma combinação específica dos componentes aerodinâmicos ativos.

As melhorias não foram feitas apenas para adaptação a demandas específicas na operação do veículo, mas também no que diz respeito às propriedades aerodinâmicas em si mesmas: o defletor aerodinâmico dianteiro e a asa traseira com novos designs aumentaram a força vertical em 15 por cento para garantir melhor estabilidade de condução e mais dinamismo em velocidades mais altas. A força vertical máxima na opção Performance (com o modo Sport Plus ativado) fica em torno de 170 kg.

O coeficiente de arrasto (cd) do 911 Turbo S varia de acordo com o acerto aerodinâmico. A configuração mais eficiente, com o valor mínimo do cd igual a 0,33, é alcançado com os flaps fechados e os defletores dianteiro e traseiro recolhidos.

Flaps de resfriamento: ajuste contínuo

Os flaps de ajuste do ar de resfriamento, com novo projeto, permitem uma menor resistência ao movimento e, dessa maneira, diminuem o consumo de combustível. Os flaps estão localizados nas entradas de ar direita e esquerda do para-choques dianteiro. Eles são ajustáveis continuamente e controlam o fluxo do ar de arrefecimento através dos radiadores.

Um sistema inteligente de gerenciamento de energia é responsável por alcançar um equilíbrio entre a necessidade momentânea de resfriamento, a energia elétrica necessária para operar o ventilador do radiador e o benefício aerodinâmico dos flaps do ar de arrefecimento. O resultado e que os flaps do ar de resfriamento são fechados assim que possível, a partir de uma velocidade de 70 km/h. Isso leva a um ganho em consumo no uso diário.

A partir de 150 km/h de velocidade, os flaps se abrem linearmente para obter o máximo de equilíbrio aerodinâmico em alta velocidade. O dinamismo de condução também tem prioridade e, assim, os flaps do ar de resfriamento são abertos quando os modos de condução Sport, Sport Plus e Wet são ativados e quando o Porsche Stability Management (PSM - Gerenciamento de Estabilidade) estiver desativado ou o botão do defletor for pressionado.

Defletor dianteiro: atuação pneumática de segmentos individuais

O defletor dianteiro ativo do 911 Turbo foi significativamente aperfeiçoado. A área aerodinâmica efetiva foi aumentada, em comparação com seu antecessor. A extensão e retração acontecem agora em menos tempo e com menor pressão. Três segmentos podem ser inflados separadamente com a ajuda de atuadores. Os dois atuadores externos funcionam sempre em sincronia. O defletor dianteiro é feito de plástico flexível (elastômero) e, assim, pode rodar de forma que o segmento central possa ser recolhido ou estendido quando os segmentos externos estão estendidos. Há várias possibilidades de ajustes:

  • Na posição básica, a lâmina do defletor é recolhida completamente e fixada em sua posição sob a carroceria do 911 Turbo S pela pré-carga do elastômero e por ímãs.
  • Na opção Speed, somente as duas áreas externas da lâmina são estendidas. Assim, mais ar é direcionado ao redor da carroceria e a força ascendente no eixo dianteiro é reduzida.
  • Na opção Performance, todos os três segmentos da lâmina são estendidos. Essa condição proporciona uma aerodinâmica voltada ao desempenho, com o máximo de força vertical possível sobre o eixo dianteiro. Nessa posição, o logotipo "911 turbo S" incrustrado é visível também no centro do defletor.

A unidade de controle e o compressor de ar estão instalados ao lado do compartimento de bagagem. O módulo pneumático é mais compacto que no modelo anterior. Por isso, o compartimento de bagagem tem três litros a mais de capacidade. A lâmina variável do defletor dianteiro também aumenta o ângulo de entrada dianteiro e contribui para a facilidade de uso no dia-a-dia: a distância livre do solo é maior na posição básica e, dessa forma, adequada para manobras de estacionamento ou para passar sobre lombadas de controle de velocidade.

Asa traseira: agora com ainda mais funções

Construção leve é utilizada na asa traseira: o acessório diferenciado do Turbo pesa 440 gramas menos que seu correspondente no modelo anterior, mas tem uma área efetiva oito por cento maior. A base da asa tem um núcleo de espuma com elementos forjados. A estrutura consiste de uma parte superior com duas camadas de plástico reforçado com fibra de carbono (tecido CFRP biaxial) e da parte inferior com uma camada de plástico reforçado com fibra de vidro (tecido GFRP triaxial). O ajuste elétrico da asa - que pode ser estendida e inclinada, acontece primariamente dependendo da velocidade e do modo de condução selecionado.

Dependendo dos modos de condução, agora há posições adicionais, além das conhecidas regulagens Speed e Performance:

  • A posição Eco, com a asa recolhida, agora é disponibilizada numa faixa maior de velocidade, para que o veículo possa ser dirigido com o mínimo de arrasto.
  • A posição Performance II, com ângulo de ataque reduzido para velocidades acima de 260 km/h, diminui o arrasto e reduz a carga sobre os pneus do eixo traseiro: isso possibilita evitar o aumento de pressão dos pneus. A vantagem desses recursos é o alto potencial dos pneus em termos de dinâmica longitudinal e lateral para o desempenho na condução e na operação especialmente esportiva do veículo, como em pistas de corrida. O uso cotidiano e o conforto de condução também saem ganhando com a pressão sobre os pneus adaptada.
  • Na segunda nova posição da asa, Wet, ela é bem estendida, mas ainda não é inclinada. Em combinação com o defletor dianteiro completamente recolhido, quando o modo Wet é ativado o equilíbrio aerodinâmico é deslocado para o eixo traseiro. O resultado é uma maior estabilidade da parte traseira, garantindo maior segurança em superfícies de estrada molhadas.

As novas funções: modo Wet e freio aerodinâmico

Com o novo modo Wet, o foco é dirigido à estabilidade de condução em condições de piso molhado. Se os sensores de série montados nas caixas de rodas dianteiras detectarem uma superfície significativamente molhada devido ao borrifo projetado para o alto, uma mensagem correspondente a isso será mostrada para o motorista no painel de instrumentos. O motorista pode, então, ativar manualmente o modo Wet através de um interruptor rotativo localizado no volante. Além da adaptação dos componentes aerodinâmicos descrita acima, todos os sistemas de controle relevantes também são regulados para obter o máximo de estabilidade de condução.

A nova função de freio aerodinâmico é ativada automaticamente em caso de uma frenagem total em alta velocidade. Nesse caso, o defletor dianteiro e a asa traseira são movimentadas para a posição Performance. O maior arrasto e a força vertical mais elevada podem reduzir a distância de frenagem. Durante a frenagem, a estabilidade também é melhorada.

O Ministério da Saúde irá garantir a manutenção de 220 leitos de UTI adulto exclusivos para o atendimento de pacientes graves ou críticos por conta de infecção por coronavírus, para os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Piauí. É mais um reforço aos estados no enfrentamento da pandemia do coronavírus. A garantia é dada por meio de habilitação concedida pela pasta, em caráter excepcional, por um prazo de 90 dias, podendo ser prorrogada enquanto houver emergência em saúde pública no país decorrente da Covid-19. Por cada leito serão pagos R$ 1,6 mil reais por mês.

No início do mês o Ministério da Saúde publicou portaria que dobrou o valor do custeio diário dos leitos UTI Adulto e Pediátrico de R$ 800 para R$ 1,6 mil, em caráter excepcional, exclusivamente para o atendimento dos pacientes com coronavírus. Com isso, esses 220 primeiros leitos habilitados temporariamente já começam a receber o valor diferenciado do incentivo.

O pagamento mensal dos 220 leitos de UTI é de R$ 10,5 milhões, que serão repassados aos estados e municípios por meio dos Fundos de Saúde. O pedido de habilitação para o custeio é feito pelos estados, que garantem a estrutura para funcionamento dos leitos e o Ministério da Saúde repassa o valor que é destinado a manutenção, ou seja, para pagar luz, gazes, serviço, pessoal, manutenção entre outros itens que são fundamentais para a prestação do serviço de saúde ao paciente atendido pelo SUS.

Para habilitação de novos leitos nos estados, o gestor local deve solicitar a pasta federal da saúde, conforme orienta o documento publicado no Diário Oficial da União. Gestores estaduais e municipais estão sendo incentivados a informar os leitos que estão prontos para serem habilitados e, assim aumentar ainda mais a oferta no SUS. A publicação das portarias de habilitação ocorrerá considerando os critérios epidemiológicos (paciente x leitos) e rede assistencial disponível dos estados.

MAIS RECURSOS

Além das habilitações, a pasta da Saúde destinou um recurso extra para o custeio das ações e serviços públicos de saúde voltados para média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar, no montante de R$ 31,5 milhões a ser disponibilizados aos estados em parcela única para reforçar o combate ao coronavírus. Os recursos orçamentários são do orçamento do Ministério da Saúde.

 

UF

Município

Estabelecimento

Quantidade de Leitos

Valor de custeio mensal

Parcela única

São Paulo

São Paulo

Hospital das Clínicas de SP

40

R$ 1,9 milhão

R$ 5,8 milhões

São Paulo

São Paulo

Instituto de Infectologia Emílio Ribas

20

R$ 973,3 mil

R$ 2,9 milhões

São Paulo

São Paulo

Hospital Geral de Vila Penteado Dr. José Pangella

10

R$ 486,6 mil

R$ 1,4 milhão

São Paulo

Itaquaquecetuba

Hospital Geral de Itaquaquecetuba

10

R$ 486,6 mil

R$ 1,4 milhão

 


Destaques

Main Menu

Main Menu