25 Apr 2024

O pré-candidato a prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), recebeu, na quarta (10), apoio do partido AGIR, durante plenária municipal realizada no Jardim Ipê.

O evento contou com a presença de Denise Santos, presidente municipal; Jorginho Mota, vereador de Guarulhos e primeiro parlamentar autista do Brasil e Rosângela Lima, esposa do pré-candidato.

"Só tenho a agradecer. Quem me acolheu e escolheu foram eles. Eles estão me convidando para poder dar continuidade a um governo que deu certo. O que eu posso garantir ao AGIR, aos moradores de São Bernardo e aos agentes políticos é meu comprometimento com a causa autista”, afirmou Lima.

O pré-candidato prosseguiu: “Vou trabalhar com muito afinco para retribuir a confiança que estão depositando em mim por meio do trabalho e dedicação para que a gente possa continuar transformando a vida do povo de São Bernardo".

Lima se filiou ao Podemos e confirmou sua pré-candidatura, na quinta (4), na presença da deputada federal e presidente nacional do partido, Renata Abreu.

O pré-candidato também recebeu o apoio da maior parte do grupo de situação na Câmara. Os vereadores da base de sustentação do governo de Morando declararam apoio à sua pré-candidatura. São eles: Danilo Lima, presidente da Casa; Ivan Silva, líder do Governo; Joilson; Gordo da Adega; Palhinha; Netinho; Dr. Manoel; Toninho Tavares; Fran Silva; Burguês; Aurélio; Ary; Henrique Kabeça; Léo RR.

O deputado federal Fernando Marangoni (União-SP), foi um dos palestrantes no “Doing Business in Brazil Legal Symposium”, evento realizado na Universidade de Georgetown, Washington D.C., nos Estados Unidos, que tem como objetivo explorar os principais aspectos jurídicos e políticas públicas relevantes no cenário global.

O simpósio reuniu, nos dias 08 e 09 de abril, líderes do setor público e privado para debater sobre as oportunidades e desafios nas relações comerciais e legais com o Brasil.

No painel “Transitioning Energy and the Law”, Marangoni esteve ao lado de José Eduardo Guimarães, Diretor Jurídico da Eletrobrás; Edilson Vitorelli, Juiz Federal; e Carlos Portugal, professor de Direito na Universidade de São Paulo. Eles discutiram as recentes legislações aprovadas no Brasil, abordando temas cruciais como mercado de carbono, combustíveis do futuro, e o PATEN - Programa de Aceleração de Transição Energética.

“A transição para uma economia mais sustentável é um desafio global que requer soluções inovadoras – com embasamento técnico – e cooperação internacional. É uma honra compartilhar as iniciativas do Brasil neste fórum internacional e explorar caminhos para avançar juntos nesta jornada”, disse Marangoni.

O evento foi aberto pela Embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti, e promete ser um marco importante para todos os envolvidos no desenvolvimento sustentável e na transição energética.

Na quarta (10), Marangoni, ainda em Washington DC, teve encontro com Anna Shpitsberg, Chefe do Escritório de Transição Energética do Departamento de Estado. “Discutimos os próximos passos essenciais na jornada rumo a uma transição energética justa e sustentável. Este encontro reflete nosso compromisso com a busca de soluções inovadoras e colaborativas para enfrentar as mudanças climáticas, promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento econômico sustentável”, avaliou.

Nesta quinta (11), Marangoni participa de reunião na Embaixada do Brasil. “Discutiremos o fortalecimento de laços e as estratégias para um desenvolvimento sustentável com a Embaixadora Maria Luiza Viotti”, disse.

Última modificação em Quinta, 11 Abril 2024 17:56

O Viaduto Presidente Castelo Branco, em Santo André, será liberado completamente para o tráfego de veículos na terça (30) de abril. As obras de modernização e reforço estrutural, que chegaram à etapa final, contemplam, nesta última fase, a substituição de estruturas de amortecimento antigas por novas em toda a extensão do viário.

Atualmente o viaduto está parcialmente liberado ao tráfego, com uma pista livre para o motorista que vai para Avenida dos Estados e duas pistas liberadas para acessar a Avenida Prestes Maia, no sentido São Bernardo.

A troca dos chamados aparelhos de apoio garantem o aumento da vida útil do viaduto, bem como permitem que as pistas suportem mais carga transitando diariamente. O trabalho é executado retirando as antigas placas, que tinham em média 40 anos de uso e estavam deterioradas, por estruturas novas, compostas por aço e neoprene.

Para realizar este trabalho são utilizados macacos hidráulicos que garantem a elevação do viaduto e a substituição dessas peças. São ao todo 10 equipamentos utilizados que suportam 2 mil toneladas de peso e garantem a realização deste trabalho de modernização do viaduto com segurança.

O prefeito Paulo Serra esteve presente nas obras, na quarta (10), para acompanhar o processo de substituição dessas peças de absorção. "Estamos implementando um novo amortecimento neste viaduto, e até o final do mês teremos ele pronto e totalmente reformado. A modernização contemplou não apenas onde passam os carros, mas em toda a estrutura, para comportar mais carga de maneira segura", pontuou.

O serviço de substituição das placas de amortecimentos é realizado nos 36 pilares do Viaduto Castelo Branco e envolve 96 operações distintas para elevação do viaduto e aplicação das novas estruturas. 

Celebrando a campanha “Ninguém vê o mundo como nós”, que reforça a conexão da marca com o esporte, arte, cultura e as ruas, a Converse está promovendo uma série de ações no Estado de São Paulo. O ‘Meet & Greet’ da Converse protagoniza o skate e sua linha dedicada ao esporte, Star Chevron. As ações contam com talk com o time de skatistas da marca, sessão de autógrafos e dinâmica de manobras no estilo ‘trick for cash’.

A campanha já passou pela Ratu’s Skateshop, em Santo André, pela Roosevelt Skateshop em São Paulo e também por Ribeirão Preto. No último domingo (7), a ação aconteceu no Studio 7.8, na Avenida Paulista. O evento contou com a presença dos skatistas Henrique Breck, Arthur Ribeiro, Vitoria Bortolo, Felipe Oliveira e Davi Theobaldo e pocket show do rapper Febem.

 

Fotos: Allan Carvalho - Converse 

Última modificação em Quarta, 10 Abril 2024 21:29

A Prefeitura de São Bernardo anunciou nesta, quarta (10), a construção de novos viadutos no Corredor ABD, que visa facilitar o deslocamento entre os bairros Paulicéia, Jordanópolis e Taboão, além do acesso à Diadema, eliminando o trajeto com semáforos. A medida irá interligar as avenidas marginais ao Ribeirão dos Couros, no trecho entre a Via Anchieta e a Rua Frei Damião.

O projeto dos viadutos inclui a implantação de duas estruturas de aproximadamente 500 metros de extensão cada – um no sentido Diadema/Imigrantes e outro no sentido Santo André/Anchieta -, com três faixas de rolamento, que começa na saída da Avenida Lions com a Avenida 31 de Março e encerra em área onde está localizado o piscinão do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), mais à frente da região do antigo Extra, hoje Assaí Atacadista.

O investimento nas obras dos viadutos compreende valor de R$ 57 milhões. As intervenções do complexo no geral, que englobam ainda alargamento de pistas, infraestrutura e remanejamento de postes, terão aporte de R$ 72 milhões. A estimativa de conclusão das ações é de até um ano.

“Estamos iniciando a construção de duas obras de arte. Uma das estruturas vai melhorar o fluxo de quem vem de Diadema para acessar o Corredor ABD no sentido Santo André e Via Anchieta e o outro viário facilitará para quem vem de Santo André sentido Paulicéia e Diadema. Atualmente, tem semáforos que interrompem o tráfego. É ação efetiva para resolver problema histórico, principalmente em horários de pico”, afirmou prefeito Orlando Morando.

O anúncio do chefe do Executivo municipal foi feito ao lado do secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, responsável pelo projeto. “Obra complexa que tem a proposta principal de otimizar as condições de operação no entroncamento do Anel Viário Metropolitano com o eixo viário da 31 de Março, reduzindo o fluxo de veículos em todo o entorno.” Por conta das medidas viárias, haverá mudanças no trânsito local.

INTEGRADO - O projeto integra o contrato do Corredor Ribeirão dos Couros, novo sistema viário que já tem transformado a região. O canteiro de obras conectará a Avenida Piraporinha, na divisa com Diadema, ao Corredor ABD. O investimento total do pacote envolve volume de R$ 151 milhões. A ação no Corredor dos Couros se soma a outras intervenções de impacto: o novo acesso do km 16 da Via Anchieta e a construção do Viaduto Estaiado Robert Kennedy, ambos em trâmite.

 

Foto: Omar Matsumoto - PMSBC

Última modificação em Quarta, 10 Abril 2024 19:23

A Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC (ACIGABC) promoveu, nesta quarta (10), a 1ª edição do Café da Manhã, cujo tema foi Plano Diretor de São Bernardo. Na ocasião, o presidente José Julio Diaz Cabriano recebeu o vice-presidente do Secovi-SP, Claudio Bernardes, para explanação sobre os detalhes do Plano e as mudanças que irão ocorrer, após a sua aprovação, na Câmara Municipal.

O presidente José Julio Diaz Cabriano revelou à Folha que o Plano Diretor traz para a cidade uma visão urbanística revitalizada. “Há uma diferença de adensamento absurda de um lado da Via Anchieta e do outro. Então, esse Plano vai trazer uma revitalização para esse lado esquerdo da via Anchieta, criando eixos de transporte, que vão ser potencializados e, isso vai beneficiar a construção, a cidade e o desenvolvimento econômico do município”, avaliou.

De acordo com Cabriano, os eixos de mobilidade urbana estarão integrados com dois modais. “O BRT, que está em execução, que vai cruzar na rua Afonsina, com o metrô, que vai ter três estações em São Bernardo e três em Santo André. E isso vai dar uma mobilidade muito diferenciada para a cidade e esse Plano Diretor levou isso em consideração. Ele está trazendo o benefício da potencialização da construção, a verticalização, inclusive podendo se fazer nesses eixos um misto entre HIS (Habitação de Interesse Social) e HMP (Habitação de Mercado Popular), que é importante socializar essas áreas, com investimento mais barato”, explicou.

O presidente disse que ainda faltam “ajustes finos” no Plano, mas que eles deverão depender de dois fatores: o valor da outorga onerosa e os parâmetros urbanísticos da lei de zoneamento.

ALTERAÇÕES DO PLANO DIRETOR

Claudio Bernardes contou que foi realizado um diagnóstico da macro zona urbana de São Bernardo. “Primeiro se identificou assimetrias de desenvolvimento e infraestrutura entre as porções, leste e oeste e foi identificado que o Centro ainda é o maior polarizador de atividades, seja de equipamentos ou de empregos formais”, disse.

Também falou sobre o Índice de Áreas Verdes (IAV) da cidade. “Em relação às áreas verdes, há média de 9.54 m² por habitante, sendo que em 15 bairros esse índice é menor do que 3 m² por habitante e a recomendação da ONU é de que esse índice seja de 12m² por habitante”, revelou.

Sendo assim, em relação à essas atuais disparidades, o novo Plano propõe, de acordo com o vice-presidente do Secovi-SP, o desenvolvimento urbano harmônico, com múltiplas centralidades; eixos ambientalmente equilibrados e adaptados às mudanças climáticas, com conectividade, acessibilidade e inclusão. “O Plano propõe maiores estímulos ao adensamento populacional residencial ao longo de eixos de transporte, abrigando instalações de atividades inovadoras e dispositivos normativos para garantir funcionamento de grandes indústrias”, disse Claudio, que revelou que essa questão relacionada às indústrias foi um pedido do prefeito Orlando Morando.

De acordo com Claudio, serão criados critérios para Zonas de Amortecimento entre Zona Exclusivamente Residencial (ZER-1), como restrições ao uso residencial medidos do perímetro das ZER1 em faixa de 50m no seu entorno, mas que deixam de vigorar em caso de desativação da função industrial, além de incentivos para ZER sair de ZUD (Zona de Uso Diversificado), em uma operação casada. “Minimizamos os conflitos entre residências e industrias com operações casadas, com faixas de distanciamento de 50m no entorno”, disse.

Em relação à ZER (Zona Empresarial Restritiva), também haveria faixa de 50m medidos a partir do perímetro da ZER1, o que inclui, em sua tonalidade, os lotes atravessados, parcialmente por essa faixa.

Nas áreas de Corredores, segundo Cláudio, os lotes contidos integralmente em faixa máxima de 300 m do eixo do leito carroçável das vias. Nas áreas de futuras estações do metrô, os lotes seriam integralmente contidos em raio máximo de 500m, a partir do centroide das futuras instalações e 300m para o BRT.

APROVAÇÃO NA CÂMARA

O vereador Rafael Demarchi, que esteve presente no evento falou sobre a expectativa e prazo para aprovação do novo Plano Diretor.

“O Plano é importante para a cidade. São Bernardo está travada na área de construção de desenvolvimento, desde o último Plano Diretor. A aprovação será muito importante. Não vejo dificuldade. Se o prefeito colocar até junho, aprovamos isso com rapidez, de uma semana há quinze dias, mas por ser um ano eleitoral, por ter uma Câmara totalmente dividida em quatro grupos políticos, pode ser que isso fique para aprovar, após a eleição”, revelou.

Claudio destacou a importância da aprovação: “O Plano não vai fazer mudanças imediatas, mas ele vai ter uma repercussão violenta no futuro da cidade. Aprovar isso não traz peso político negativo nenhum, só positivo”, garantiu.

ÁREAS VERDES

O vice-presidente do Secovi-SP, Claudio Bernardes, revelou à Folha, sobre como aumentar o índice de área verde para São Bernardo. “A cidade tem uma proposta de desenvolvimento e crescimento. Se a cidade tem que crescer, ela vai crescer em algum lugar. Para onde a cidade cresce? O Plano Diretor propõe o seguinte: se a cidade for crescer, o melhor lugar para ela crescer é ao longo dos eixos de transporte e não nas áreas de mananciais, só que essa área já está com pouca área verde. Então, o que fazemos, ou desapropriamos terrenos para criar parques, ou o município dá incentivos para as empresas fazerem parque privados, serão terrenos menores que funcionarão com “pulmões” que podem ser espalhados na cidade”, explica.

Claudio diz que isso já foi criado em Nova York (EUA). “Em Manhattan, que é um mar de prédios, com pouca área verde, hoje, há 380 áreas dessas espalhadas pelos empreendimentos. Isso vai aumentar o índice de área verde para a cidade e sem custo para o município”, ressalta.

Última modificação em Quarta, 10 Abril 2024 14:34

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