20 Apr 2024

A Ilha da Madeira, em Portugal, continua a receber visitantes internacionais que desejam vivenciar as experiências magníficas proporcionadas pelo destino. Para garantir a segurança de seus residentes e turistas, o destino reforça os seus protocolos e, mantém-se em posição exemplar de combate à pandemia da Covid-19.

Atualmente, todas as normas de proteção relativas à Covid-19 estão mantidas, tendo agora o reforço da testagem da população e dos seus visitantes. O exame é recomendado, mas não obrigatório se apresentado juntamente ao Certificado Digital de Vacina, da União Europeia, ou um documento que certifique que o titular foi completamente vacinado contra a Covid-19.

Essa medida está estabelecida para o acesso a ambientes como academias, cassinos, cinemas, atividades noturnas, bares, clubes, restaurantes, cabeleireiros, além de eventos culturais, sociais, esportivos ou semelhantes. Neste link, estão disponíveis algumas recomendações para eventos e atividades específicas. Em algumas situações, pode ser necessário, além do certificado de vacinação, um resultado negativo de antígeno ou teste de fluxo lateral.

Existem vários postos de testagem gratuitos espalhados pelo território da Madeira, que podem ser consultados aqui. Apesar do estado de contingência, toda a atividade econômica está em pleno funcionamento na região.

Considerada um lugar seguro para visitar, desde a sua reabertura em julho de 2020, a Madeira apostou em medidas sanitárias eficazes com relação à pandemia e se destacou mantendo baixos números de casos de Covid-19 e uma boa taxa de vacinação da população. Todos esses esforços renderam ao destino reconhecimentos internacionais ao longo dos últimos anos, como “Destino mais seguro da Europa para visitar em 2021”, pelo portal European Best Destinations, “Melhor Destino Insular da Europa”, pelos World Travel Awards, e “Melhores Ilhas – Europa” pelos Condé Nast Traveler’s Readers’ Choice Awards.

“Todos estes prêmios são reflexo das inúmeras qualidades que fazem os visitantes quererem voltar ano após ano, além da resiliência e excelência do nosso destino. A ilha e os seus habitantes souberam reagir de forma rápida e segura, implementando medidas eficientes que permitiram controlar a pandemia e permitir um fluxo contínuo, de visitantes que desfrutaram da sua estadia com a confiança de estarem seguros”, explica Nuno Vale, diretor executivo da Associação de Promoção da Madeira.

 

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações, acesse www.madeiraallyear.com.

O Ministério da Saúde divulgou nota no início da tarde deste domingo (12) em que afirma que que o processo de recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a covid-19 foi finalizado, sem perda de informações. “Todos os dados foram recuperados com sucesso”, diz a nota.

Segundo a pasta, equipes trabalham para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação. Vários sistemas já foram restabelecidos e a expectativa é que os outros estejam disponíveis para a população ainda nessa semana.

A pasta elaborou uma página com alternativas para a emissão temporária do comprovante de vacinação contra a covid-19.

Na madrugada da última sexta-feira (10), o site do Ministério da Saúde e a página e o aplicativo do ConecteSUS, que fornece o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, foram invadidos por hackers. A página do ministério já voltou a funcionar, mas ainda não é possível acessar os dados sobre a vacina contra covid-19.

Agência Brasil 

Foto: Marcelo Camargo 

Última modificação em Domingo, 12 Dezembro 2021 15:18

Os pagamentos do 13º salário dos trabalhadores da base do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC vão injetar R$ 427,2 milhões em recursos na economia da região, neste ano. Os cálculos foram realizados pela Subseção do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e reuniram dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregado (Novo CAGED) e da Previdência Social, todos originários do Ministério da Economia.

Composta por 69.033 pessoas, com vínculo nas indústrias de São Bernardo do Campo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, e rendimento médio mensal de R$ 6.189, a base continua exercendo forte influência na economia regional, uma vez que representa 5,4% do total de pessoas que deverão receber o benefício de final de ano, mas participa com 12% dos recursos totais a serem pagos em 2021. Quando comparados aos trabalhadores formais da região, constata-se que os metalúrgicos detêm 9 % dos empregos, mas respondem por 16,9% do montante pago aos trabalhadores com carteira de trabalho assinada.

O estudo não leva em conta os assalariados sem registro em carteira, os autônomos ou trabalhadores que possuem outras formas de inserção no mercado de trabalho que, eventualmente, recebam algum recurso a título de abono de final de ano.

Impacto total – A subseção do Dieese também estimou o valor total em recursos que deverá ser pago a título de 13º salário no Grande ABC pelos diversos setores da economia. Foi estimado um montante de R$ 3,6 bilhões, sendo R$ 2,5 bilhões pagos aos trabalhadores com carteira assinada e R$ 1,1 bilhão aos aposentados e pensionistas da Previdência Social.

Cerca de 1,275 milhão de pessoas recebem o benefício, sendo 769,9 mil trabalhadores com carteira assinada e 504,6 mil beneficiários da Previdência Social. Do total de recursos, 70,2% originam-se do rendimento dos trabalhadores do mercado de trabalho com carteira assinada (com as maiores proporções pagas pelo setor de serviços, indústria de transformação e comércio) e 29,8% dos aposentados e pensionistas da Previdência Social.

Com relação aos municípios, as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e Diadema participam com 88,0% dos recursos a serem pagos aos trabalhadores formais, aposentados e pensionistasNo outro extremo, as cidades de Ribeirão Pires (42,4%)Rio Grande da Serra (41,4%) e Mauá (37,0%) são aquelas em que a parcela dos benefícios do INSS tem os maiores pesos relativos no total de 13º salários pagos naquele município, onde os valores previdenciários equivalem a mais de um terço do montante.

A região do Grande ABC participa com cerca de 1,6% de todo 13º Salário pago no país, estimado em R$ 232,6 bilhões para 2021, de acordo com os cálculos do DIEESE.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, chama a atenção para a importância dos recursos relativos ao 13º salário para a economia regional. “São valores que movimentam o comércio, quitam dívidas, são fundamentais para a região. O 13º é um direito do trabalhador desde 1962, resultante da efervescente luta dos sindicatos por esse benefício, e está presente em vários países. Desde que foi instituído se observa uma tentativa incessante para que seja extinto, o que não pode acontecer. É um direito que precisa ser respeitado e preservado”, reforça o dirigente.

Em novembro, mais uma vez a Jeep® manteve a liderança entre os SUVs com 18,5% de participação de mercado. Além disso, no acumulado do ano, seus veículos nacionais estão entre os mais vendidos de suas categorias. Para completar, o recém-lançado Commander foi eleito o Carro Premium do Ano da Autoesporte, o mais antigo e tradicional prêmio da imprensa automotiva brasileira.

“Os resultados alcançados em novembro nos levam a um desempenho de marca de destaque tanto no mês quanto no acumulado do ano. Mesmo com um mercado cada vez mais disputado, a Jeep segue sendo a número um no segmento que criou”, afirma Everton Kurdejak, diretor de Operações Comerciais da Jeep para o Brasil. 

Com o fechamento do último mês, a Jeep manteve a liderança do mercado de SUVs no ano mais uma vez, com mais de 135 mil veículos vendidos em 2021 e 10.644 carros da marca emplacados no penúltimo mês do ano. Em novembro, o Renegade ultrapassou a marca de 450 mil unidades produzidas no Polo Automotivo da Stellantis em Pernambuco desde o início de sua produção em 2015. Também vale destacar que o modelo é líder entre os SUVs em 2021, com quase 70 mil unidades comercializadas, quarto lugar no ranking geral de automóveis.

O Compass também fez bonito no décimo primeiro mês de 2021 e garantiu a liderança de seu segmento (SUVs médios) com 42,7% de share e 5.287 veículos emplacados no mês. O modelo atingiu em novembro o seu melhor resultado anual de vendas de sua história no Brasil e já totaliza 64.251 unidades vendidas (o recorde anterior em um ano completo foi em 2019 com 60.368 modelos comercializados).

Já o eleito Carro Premium do Ano da Autoesporte, o Commander, alcançou a fatia de 23,8% de share do seu segmento. Com um pouco mais de um mês do open door do modelo, ele já conquistou a segunda posição entre os D-SUVs (utilitários esportivos grandes). Foram 1.085 unidades emplacadas no mês.

 

A Volkswagen AG está reforçando o Conselho de Administração do Grupo para lidar com a próxima fase de sua transformação. Como parte do processo, a estrutura do corpo administrativo e suas funções serão alteradas para tornar a empresa ainda mais eficiente para abordar os desafios dos próximos anos. O Conselho Supervisor do Grupo adotou as medidas correspondentes em sua reunião em Wolfsburg nesta quinta-feira. O presidente do Conselho de Administração, Herbert Diess, assumirá responsabilidade para divisão de software automotivo CARIAD dentro do Conselho de Administração do Grupo, no início de 2022, no lugar de Markus Duesmann. O CEO da Marca Volkswagen Passenger Cars, Ralf Brandstätter, vai integrar o Conselho de Administração do Grupo simultaneamente à sua responsabilidade pelas atividades da marca principal. Herbert Diess continuará como membro do Conselho de Administração, com responsabilidade sobre o Grupo de Marcas de Volume. Manfred Döss assumirá a área de "Integrity and Legal Affairs" (Integridade e Assuntos Jurídicos) substituindo Hiltrud Werner em 1º de fevereiro de 2022. Na mesma data, Hauke Stars assumirá a posição de membro do Conselho de Administração do Grupo responsável pela Tecnologia da Informação (TI). Além de membro do Conselho de Administração da Audi responsável por Vendas, Hildegard Wortmann assumirá também a mesma função no Conselho de Administração do Grupo a partir de 1º de fevereiro de 2022.

 

 

"Com as decisões adotadas hoje, estamos posicionando o Conselho de Administração do Grupo de forma ainda mais abrangente. Ao mesmo tempo, todas as áreas de importância estratégica central estão sendo fortalecidas, visando principalmente termos as pessoas certas para o trabalho. Isto dá ainda mais força ao Conselho de Administração do Grupo para enfrentar as tarefas estratégicas dos próximos anos", disse o presidente do Conselho Supervisor, Hans Dieter Pötsch.

O vice-presidente do Conselho Supervisor, Jörg Hofmann, afirmou: "O Grupo Volkswagen e sua força de trabalho estão enfrentando agora os mais importantes anos de sua transformação. Nossa posição inicial é sólida como uma rocha. Precisamos continuar na realização dessa mudança histórica com vista nos temas futuros de forma adequada, estabelecendo assim um exemplo para toda a indústria. Isso exige o mais alto nível de foco e velocidade - e o futuro Conselho de Administração do Grupo vai levar isso em conta."

Uma das mudanças envolve a entrega da divisão "China" para Ralf Brandstätter, que assumirá esse encargo em 1º de agosto de 2022. Brandstätter será substituído por Thomas Schäfer, atual presidente do Conselho de Administração da Škoda Auto a.s. Ele será nomeado COO da marca Volkswagen a partir de 1º de abril. Após familiarizar-se com a nova função, a partir de 1º de julho ele assumirá como CEO e passará a integrar também o Conselho de Administração do Grupo.

Com a participação de Manfred Döss, o Conselho de Administração do Grupo contará com um competente advogado com décadas de experiência. Desde 2016, Döss tem chefiado a Divisão Jurídica do Grupo, além de ser membro do Conselho de Administração da principal acionista da Volkswagen, a Porsche Automobil Holding SE de Stuttgart, responsável por "Assuntos Jurídicos e Compliance". Sua experiência anterior inclui oito anos como conselheiro jurídico chefe na RWE AG, em Essen. Hans Dieter Pötsch agradeceu expressamente a Hiltrud Werner por seu trabalho nos últimos anos: "Hiltrud Werner desempenhou um importante papel, apoiando o Grupo durante um período muito desafiador. Ela não apenas conduziu com sucesso o processo de monitoramento, mas também sugeriu e implementou, entre outras, medidas de compliance e integridade de importância fundamental para o Grupo."

O especialista em tecnologia e mercados financeiros Hauke Stars assumirá a posição vacante de membro do Conselho de Administração do Grupo responsável pela Tecnologia de Informação (TI). A Sra. Stars foi membro do Conselho Executivo da Deutsche Börse AG de 2012 a 2020 e ocupou cargos em vários conselhos de supervisão e consultoria. "Estou extremamente satisfeito por termos conseguido conquistar a participação da Sra. Stars, uma administradora com muita experiência não apenas em Tecnologia da Informação, mas também nas áreas organizacional e estrutural. Ela nos ajudará a levar adiante a digitalização do Grupo em termos de organização e administração", afirmou Pötsch.

"Hildegard Wortman, membro do Conselho de Administração da Audi responsável por Vendas, também passará a fazer parte do Conselho de Administração do Grupo e assumirá a nova função de responsável por vendas no Conselho de Administração do Grupo juntamente com sua posição em Ingolstadt. Com a criação dessa nova área de responsabilidade ao nível do Grupo, a Volkswagen está respondendo à necessidade de adaptar fundamentalmente sua organização de vendas em todo o Grupo como parte da transformação para abranger, entre outros pontos, novos modelos de vendas digitais e a importância do contato direto e contínuo com o cliente em todas as marcas.

Além disso, o Conselho Supervisor formalizou um novo acordo de serviços ao membro do Conselho de Administração Gunnar Kilian, responsável pelas divisões de Recursos Humanos e Truck & Bus, para mantê-lo na empresa além do prazo estipulado, que termina em abril de 2023.

 

As férias de fim de ano são um ótimo momento para passear por São Paulo. Aproveite e programe-se para conhecer dois museus interativos e ideais para visitas com a família: o Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Construído embaixo das arquibancadas do estádio do Pacaembu – inclusive com salas instaladas nos antigos vestiários –, o Museu do Futebol conta a história do futebol brasileiro de forma divertida e interativa. São 15 salas ao longo do espaço expositivo que trazem informações e curiosidades para todos os gostos sobre o esporte mais popular do planeta. Para os visitantes que gostam de história, o museu conta a chegada do futebol ao Brasil no século XIX, como foram as primeiras partidas e regras, como eram as bolas e chuteiras daquela época e quais foram as primeiras equipes do país. Já para os fãs de cultura brasileira, a instituição retrata o processo que fez do esporte bretão parte essencial da noção de uma identidade nacional. Para os apaixonados por bola, não faltam gols, dribles, craques e jogos históricos para admirar.

E para quem quiser dar seus próprios dribles, tem a sala Jogo de Corpo, com campinhos projetados no chão, e a Chute a Gol, onde um equipamento mede a velocidade do chute dos visitantes, que testam sua pontaria contra um goleiro eletrônico. Entre os interativos também há a sala Visão a Contracampo, em que os visitantes podem treinar defesas debaixo de uma trave de tamanho oficial, e cabines onde podem fazer suas próprias narrações de defesas históricas. Essas atrações fazem parte da exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, que homenageia goleiros e goleiras a partir da figura de Moacyr Barbosa (1921-2000) e fica em cartaz até o dia 30 de janeiro.

O Museu do Futebol está aberto de terça a domingo, de 9h a 18h (entrada até 17h). Na primeira terça-feira de cada mês fica aberto até mais tarde, 21h, com entrada até 19h30 – e às terças a entrada é grátis para todos. Os ingressos podem ser comprados antecipadamente pelo site ou diretamente na bilheteria.

Museu da Língua Portuguesa também é uma excelente opção de passeio. Aberto de terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h), permite que o visitante explore as experiências da exposição principal, localizada no segundo e terceiro andares, e da mostra temporária “Sonhei em português!”, em cartaz no primeiro andar da instituição.

Na exposição principal, alguns destaques são a Praça da Língua, uma espécie de planetário das letras, no qual textos da literatura da língua portuguesa são projetados no teto com vozes de artistas como Maria Bethânia, Matheus Nachtergaele e Tom Zé, e o Falares, nova instalação que revela a diversidade do português falado no Brasil. Outra novidade do novo Museu da Língua Portuguesa é o Nós da Língua, que, por meio de telas interativas, mostra a cultura dos países e regiões que falam português pelo mundo – são cerca de 261 milhões de falantes do idioma espalhados pelos cinco continentes. Para a criançada, outras dicas são o Palavras Cruzadas, uma maneira de descobrir a origem de palavras faladas em nosso cotidiano, e o Beco das Palavras, jogo interativo de formação de palavras.

Já na mostra temporária, com curadoria de Isa Grinspum Ferraz, vale prestar atenção nos depoimentos de migrantes que vieram para o Brasil e também de brasileiros que foram tentar a sorte em outros países. Tais testemunhos revelam que as experiências desses indivíduos são muito parecidas. “Sonhei em português!” é sobre as migrações do século XXI e mostra como a língua é importante neste processo de sair de um lugar e se fixar e se adaptar em outro.

Aos fins de semana – a entrada no museu é gratuita aos sábados -, o Núcleo Educativo realiza visitas guiadas ao prédio da Luz e às exposições do Museu.

SERVIÇO

Museu do Futebol
Estádio do Pacaembu - Praça Charles Miller, s/n, São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada até 17h)
Toda primeira terça do mês, das 9h às 21h (entrada até 19h30)
Ingressos na bilheteria ou pela internet: www.museudofutebol.org.br
Ingressos: R$ 20,00 Inteira | R$ 10,00 Meia
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis às terças-feiras

Museu da Língua Portuguesa 
  
Praça da Luz s/n - Luz - São Paulo   
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
Ingressos na bilheteria ou pela internet: www.museudalinguaportuguesa.org.br
Ingressos: R$ 20,00 Inteira | R$ 10,00 Meia
Crianças até 7 anos não pagam  
Grátis aos sábados 


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