19 Apr 2024

No mês de aniversário de 468 anos de São Bernardo, a Prefeitura realizou, no fim da tarde desta quinta-feira (19/08), a cerimônia de entrega dos prêmios dos programas Nota 1.000 e IPTU Fidelidade. O prefeito Orlando Morando entregou, um a um, os cheques aos 142 moradores contemplados nos sorteios, totalizando R$ 220 mil nesta edição. Desde o início dos programas, 2.348 pessoas já foram premiadas e mais de R$ 2,3 milhões foram distribuídos pela Administração.

Lançado em 2017, o Nota 1.000 contempla pessoas físicas que pedem Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) no município. Por ano, são realizados seis sorteios e, a cada edição, são distribuídos um prêmio de R$ 10 mil e 90 prêmios de R$ 1.000, totalizando R$ 100 mil por sorteio. Em vigor desde 2019, o IPTU Fidelidade é destinado aos contribuintes que quitarem as suas parcelas do IPTU em dia. Anualmente, são realizados dois sorteios, um por semestre – cada sorteio contempla ganhadores com um prêmio no valor de R$ 20 mil e 50 prêmios de R$ 2.000, somando R$ 120 mil.

“São dois programas fundamentais de combate à sonegação fiscal e estímulo à adimplência e que vêm dando certo e ajudado na arrecadação municipal, o que reflete em investimentos da Prefeitura em diversas áreas para melhorar a cidade e a vida da população. Optei pelos incentivos ao invés de aumentar impostos e isso está sendo vantajoso tanto para o cidadão quanto para a Prefeitura”, destaca o prefeito Orlando Morando.

Para o secretário de Finanças de São Bernardo, José Luiz Gavinelli, o Nota 1.000 incentiva os cidadãos a exercer o direito de exigir a nota fiscal de serviços eletrônica ao passo que fortalece a base tributária. Já o IPTU Fidelidade valoriza o bom contribuinte e ajuda na redução da inadimplência. “Conseguimos diminuir a sonegação fiscal e a inadimplência e isso resulta em melhorias para a cidade”, diz.

GANHADORES – Vencedor do prêmio principal do Nota 1.000, Vitor Roque Mineto destaca que o benefício é resultado de nota fiscal de serviços pela realização de procedimento médico para a mãe, que teve Covid-19. “Estou muito feliz. Vou usar uma parte do dinheiro para continuar o tratamento da minha mãe e outra parte para celebrar com a família”, comemora.

Já a ganhadora do maior prêmio do IPTU Fidelidade, Marlene Gonçalves Lopes, ressalta que vale a pena manter o pagamento dos impostos em dia. “Agora é aproveitar esse dinheiro, que não estava esperando. Vou guardar uma parte, trocar de carro e viajar”, ressalta.

COMO PARTICIPAR – Para participar do sorteio do Programa Nota 1.000, basta se cadastrar no portal (www.saobernardo.sp.gov.br/nota1000) e exigir a NFS-e toda vez em que for pagar por algum serviço prestado por empresas estabelecidas em São Bernardo, indicando o número do CPF. A cada R$ 100 acumulados em notas fiscais, o participante recebe um cupom.

No caso do IPTU Fidelidade, são gerados um cupom para cada inscrição imobiliária cadastrada no Município de São Bernardo, com direito à participação no sorteio respectivo ao período de apuração em que esteve adimplente. Caso o pagamento do IPTU seja efetuado em cota única, até o seu primeiro vencimento, serão gerados dois cupons por sorteio, para cada inscrição imobiliária, com direito à participação nos dois sorteios anuais.

As premiações são extraídas a partir do resultado da loteria federal.

Dois dias de pura adrenalina. Não há melhor forma de definir o Porsche World Road Show 2021, realizado no autódromo Velocitta, em Mogi Mirim, SP, nos dias 17 e 18 de agosto para imprensa nacional. O evento que dura aproximadamente duas semanas, reúne clientes, prospects, jornalistas e convidados da marca, que têm a oportunidade de testar em seu habitat natural toda a família de esportivos da marca: na pista. As maiores atrações, no entanto, são duas estreias no mercado brasileiro: 911 GT3 e 718 Cayman GT4.

911 GT3: mais do que nunca, das pistas para as ruas

A chegada da sétima geração do 911 GT3 vinha sendo ansiosamente aguardada pelos fãs da marca. Desenvolvida em estreita colaboração com a Porsche Motorsport, a tecnologia oriunda das pistas foi transferida para o modelo de produção da forma mais consistente que se já se viu. Três características construtivas realçam essa sinergia: a suspensão dianteira composta por braços transversais duplos e a aerodinâmica sofisticada, com difusor e asa traseira de pescoço de cisne originaram-se do carro de corrida GT 911 RSR. Já o motor boxer de seis cilindros, de quatro litros, de 375 kW (510 PS) é baseado no do 911 GT3 R, experimentado e testado em corridas de endurance. Esse propulsor também é usado praticamente sem alterações na 911 GT3 Cup. O resultado é uma máquina eficiente e de alto desempenho: perfeita para o circuito e excelente para o uso diário.

A capacidade inconfundível do 911 GT3 está na soma de suas características. Com uma velocidade máxima de 318 km/h (versão com câmbio PDK), é ainda mais rápido do que o anterior 911 GT3 RS. Ele acelera de zero a 100 km/h em 3,4 segundos. A sofisticada aerodinâmica gera de maneira significativa maior downforce sem afetar de forma perceptível o coeficiente do arrasto.

Em termos de desempenho, os elementos de asa e difusor ajustados manualmente aumentam significativamente a pressão aerodinâmica para altas velocidades em curvas. Isso é, no entanto, reservado estritamente para passeios no circuito, o que enfatiza sua estreia no Porsche World Road Show. Lá no circuito, o 911 GT3 mostra todo o seu potencial – no Nürburgring Nordschleife, tradicionalmente a referência para todos os carros esportivos da Porsche, o 911 GT3 se tornou o primeiro modelo de produção com um motor aspirado a baixar a marca dos sete minutos.

718 Cayman GT4: o puro-sangue de dois lugares da Porsche

Também estreando no mercado brasileiro no Porsche World Road Show 2021, o novo 718 Cayman GT4 traz embutida uma personalidade purista que vai atrair os entusiastas por carros esportivos que apreciam o prazer de uma pilotagem sem restrições, um alto nível de agilidade e uma proximidade quase íntima com motor. É um esportivo que representa o ingresso do cliente no universo GT da Porsche O conceito de posicionamento central do propulsor proporciona um equilíbrio dinâmico perfeito. O modelo vem equipado com o recém-desenvolvido motor naturalmente aspirado de seis cilindros com quatro litros, juntamente com uma transmissão PDK. O motor boxer gera 309 kW (420 cv), ou 35 cv a mais que nos modelos GT4 anteriores. Ele tem uma rotação máxima de 8.000 rotações por minuto.

O 718 Cayman GT4 pode atingir 304 km/h e acelera da imobilidade até 100 km/h em 4,4 segundos. A sonoridade única dos motores boxer permanece intocada. Novos itens incluem destaques tecnológicos como o controle adaptativo dos cilindros: em operação sob carga parcial, ele interrompe temporariamente o processo de injeção numa das bancadas de cilindros, reduzindo assim o consumo de combustível.

Entre as características mais marcantes do 718 Cayman GT4 se destaca o conceito aerodinâmico, amplamente aperfeiçoado. Ele gera até 50 por cento mais força vertical sem afetar de forma negativa o arrasto - uma prova de sua impressionante eficiência. A aerodinâmica se beneficia do silenciador traseiro de câmera única em arco, que abre espaço na parte traseira do carro para a instalação de um difusor funcional que responde por cerca de 30 por cento da força vertical sobre o eixo traseiro do 718 Cayman GT4. A asa traseira fixa também se caracteriza pela maior eficiência: ela produz aproximadamente 20 por cento mais força vertical, em comparação com sua antecessora. A 200 km/h, isso corresponde a uma força vertical adicional de 12 quilogramas. A seção frontal, que é otimizada no estilo GT, mantém o equilíbrio aerodinâmico com uma grande lâmina defletora e as chamadas cortinas de ar. Essas últimas suavizam o fluxo de ar ao passar pelas rodas dianteiras.

O modo de condução tem uma característica típica das versões GT: pode ser programado para máxima performance usando o botão PDK Sport. Uma alavanca seletora automática, que remete ao design do 911 GT3, reforça a experiência GT carregada de emoção. A sétima marcha do câmbio PDK tem uma relação mais curta em todas as variações do 718 com motor quatro litro naturalmente aspirados.

São Bernardo celebra 468 anos, nesta sexta (20). A grande metrópole do ABC é a cidade dos “batateiros”, termo que nasceu da rivalidade futebolística com Santo André, em 1920. Inicialmente, São Bernardo foi conhecida como “capital dos móveis”, devido ao grande número de indústrias moveleiras, que ajudaram a desenvolver a cidade. Mas, desde a década de 1940, a cidade teve sua economia baseada na indústria automobilística, com a instalação da linha de montagem da Chrysler no município, em 1946, e posteriormente, a vinda da Ford, Volkswagen, Toyota, Mercedes-Benz e Scania.

A cidade se destaca na geração de empregos com 7.265 postos de trabalho gerados no acumulado do ano, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e 13.263 novas empresas abertas entre janeiro e agosto deste ano.

Para celebrar os 468 anos, a Prefeitura preparou mais de 80 atividades, entre elas a entrega do Terminal Batistini e da Praça dos Bombeiros a conclusão da revitalização dos Centros de Excelência de Judô e Atletismo na Arena Olímpica de São Bernardo e a renovação do parque de iluminação pública. Parabéns, São Bernardo!

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Última modificação em Sexta, 20 Agosto 2021 08:47

"Podemos dizer que o pior já passou”, garantiu o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), em entrevista exclusiva, sobre a pandemia do novo coronavírus, mas enfatizou que a ordem será de prudência, até o final do ano, quando a população da cidade terá completar o ciclo vacinal. Morando revelou que seu segundo mandato será “ainda melhor” do que o primeiro e que os investimentos deverão atingir a casa de R$ 1 bilhão. Sobre as prévias do PSDB, que irão acontecer em novembro próximo, o prefeito acredita que o governador João Doria deverá vencer e que terá seu voto. Confira.

 

FOLHA DO ABC - São Bernardo conclui a vacinação da população adulta e iniciou a imunização de jovens abaixo dos 18 anos. O sr.avalia que a pandemia, enfim, chega ao final na cidade? O que mudará nos próximos meses?

Orlando Morando - Podemos dizer que o pior já passou. Com o avanço da vacinação, registramos uma queda muito significativa na ocupação de leitos e de óbitos, o que é uma grande conquista e um verdadeiro respiro para o nosso sistema de saúde. Porém, o momento ainda exige cautela, uma vez que a variante Delta já é uma realidade em São Paulo. Não queremos levar à população o sentimento de que a pandemia já acabou. Os cuidados continuam e é por isso que, neste momento, não seguimos o Plano São Paulo, que determinou o fim da quarentena, no dia 17. Aqui em São Bernardo vamos continuar com as restrições no horário de funcionamento das atividades econômicas e com ocupação máxima de 60%. Nossa expectativa é vacinar toda a população com as duas doses até o final do ano e, até lá, a ordem é prudência.

FOLHA- A variante Delta ainda é uma ameaça, especialmente, com parte da população que é contra a imunização. Como a Prefeitura se prepara para conter o avanço das variantes e lida com os “anti-vacinas”? Haverá a possibilidade de o município exigir algum tipo de ‘comprovante vacina’ em ambientes fechados, por exemplo, como já acontece em Nova York e na França?

Morando -
Não podemos obrigar a população a se vacinar, mas podemos tomar medidas contra os que querem escolher a vacina. Fomos a primeira cidade do País a colocar no final da fila quem tentar escolher a marca do imunizante. Isso é inadmissível em meio à maior pandemia da humanidade. Foram 126 pessoas que assinaram o termo de recusa entre os dias 1º de julho e 13 de agosto. Todas essas pessoas foram obrigadas a aguardar a vacinação da população adulta, mas tiveram a oportunidade de receber a dose neste último mutirão de 24h de vacinação realizado nos dias 14 e 15 deste mês. Temos trabalhado para conscientizar as pessoas sobre a importância da vacina, seja de qual marca for. Nossas equipes de Saúde também realizam busca ativa por telefone e presencialmente, por meio das equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Enquanto não tivermos todos vacinados e enquanto a variante Delta ainda for uma ameaça, vamos manter nossa estrutura de atendimento, com leitos exclusivos. Podemos fazer isso tranquilamente, porque desde o início da pandemia optamos pela implantação de hospitais permanentes para enfrentamento da doença, diferentemente dos hospitais de campanha, que acabam sendo desmobilizados.

FOLHA - O sr. iniciou o segundo mandato, ainda sobre os efeitos da pandemia. Qual será o foco da administração, não só no período pós-pandemia, mas nos próximos três anos? O que a população pode esperar?

Morando - Mesmo durante a pandemia, com as atenções todas voltadas à área da Saúde, não deixamos de investir na cidade. Entregamos obras estruturantes, como o viaduto Tereza Delta, a urbanização dos córregos Colina/Saracantan, o programa Mais Luz, que está promovendo a substituição de todo o parque de iluminação pública da cidade, articulamos a implantação do BRT-ABC e a construção do piscinão Jaboticabal. Enfim, o trabalho não parou. Para os próximos anos, já anunciamos a chegada do novo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e da unidade da Rede Lucy Montoro, em parceria com o Governo do Estado. Em outra frente, teremos ainda o Hospital da Mulher, que segue em obras, com previsão de conclusão em 2022, o Hospital Municipal de Olhos, o novo ambulatório de Saúde Mental, entre outros. Também vamos implantar mais cinco viadutos na cidade, pavimentar e sinalizar 430 km de vias, recuperar 130 km de calçadas e implantar 72 km de ciclovias e ciclofaixas, bem como implantar sistema de vigilância aérea e de barreiras eletrônicas para fortalecer ainda mais a área de segurança, entre outras obras e serviços. Vamos atingir a casa de R$ 1 bilhão em investimentos, para fazer um segundo mandato ainda melhor do que o primeiro.

FOLHA - Como está a saúde financeira de São Bernardo, após período de intensos gastos no controle e combate à pandemia? O município está endividado?

Morando - Além dos investimentos durante a pandemia, entregamos o maior pacote de obras da história de São Bernardo. Tudo isso fez com que a cidade fosse considerada a quarta que mais investe no País, segundo estudo publicado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Desde 2017, inauguramos obras fundamentais, como o Piscinão do Paço, quatro viadutos, oito corredores de ônibus, dois hospitais, além de todo o investimento realizado no enfrentamento à Covid-19 ao longo de 2020 e 2021. Para se ter uma noção, somos uma das poucas cidades da região que têm honrado os pagamentos com precatórios e temos boas avaliações das instituições financeiras.

FOLHA - O sr.já afirmou que seu foco é administrar a cidade. Porém, como tucano, o sr. também terá que votar nas prévias do partido, em novembro próximo. O governador João Doria terá seu voto? Avalia que o partido esteja dividido, com forte risco de perder um de seus fundadores, que no passado, já foi um de seus principais aliados?

Morando -
O PSDB é um grande partido, com quadros de destaque tanto para São Paulo quanto para o Brasil. É natural que haja disputa interna. Tenho certeza que o partido vai apresentar o nome certo no momento certo para o governo do Estado. Quanto ao cenário federal, tenha a clareza de que estamos concluindo a vacinação da população adulta em todo o estado de São Paulo graças ao governador João Dória, que teve a coragem de buscar a vacina quando ainda não se falava disso, e ao instituto Butantan. Tudo indica que o governador deve vencer as prévias e terá meu voto. Mas claro, como membro histórico do PSDB vou respeitar o resultado e apoiar o candidato escolhido.

FOLHA - Qual o presente o sr. gostaria de dar aos munícipes, neste aniversário de 468 anos, além das vacinas?

Morando - Um novo começo. Com o avanço da vacinação, estamos iniciando um novo tempo em São Bernardo, com a cidade voltando aos poucos a sua rotina pré-pandemia. Isso é o que as pessoas mais querem, depois de quase dois anos de restrições e distância daqueles que amam. Claro que vamos manter todos os cuidados, porque a retomada deve ser gradual. Mas já é um começo.

O diretor Institucional da Scania Latin America, Gustavo Bonini, em entrevista exclusiva, revelou como a empresa enfrenta os desdobramentos da crise sanitária e que mesmo diante da pandemia os investimentos de R$ 1,4 bilhão, entre 2021 e 2024, foram mantidos pela Scania. Além disso, contou que a fábrica de São Bernardo é a primeira unidade fora da Suécia e a única a fabricar veículos completos. “Estamos prestes a completar 65 anos no país (2022), dos quais seis décadas instalados às margens da rodovia Anchieta, onde continuamos ampliando e atualizando nossas operações”, disse. Confira. 

 

FOLHA DO ABC - Como a Scania tem enfrentado os desafios da pandemia, principalmente em relação à produtividade, devido ao período de paralisação das atividades?

Gustavo Bonini - É uma crise sanitária sem precedentes que ainda nos demanda muita habilidade de adaptação e ampliação da nossa capacidade de lidar com incertezas. Apesar do setor ter se recuperado da queda no início da pandemia, quando a economia foi abruptamente impactada, ainda há a necessidade de mantermos a estabilidade na cadeia de suprimento e a expectativa que outros setores se recuperem economicamente.

 Vale ressaltear que continuamos focados nos cuidados de nossos colaboradores desde o início da pandemia. A Scania foi a última montadora a interromper as operações em marco de 2020 e primeira a retornar, após 5 semanas, com rigorosos protocolos de segurança que são mantidos e melhorados diariamente em nossas operações.

 

FOLHA - Os investimentos anunciados, anteriormente, têm sido mantidos? Quais são as próximas etapas? Há previsão de novos aportes?

Bonini - O aporte de R$ 2,6 bilhões (2016 – 2020) foi concluído no ano passado. O investimento foi dedicado à introdução de uma nova geração de caminhões na América Latina e à ampliação de nossas operações industriais na cidade, como a construção de uma nova fábrica de pintura de cabinas no parque industrial, referência mundial nos conceitos de Indústria 4.0. 

Um novo ciclo de investimento de R$ 1,4 bilhão, entre 2021 e 2024, foi anunciado e mantido pela Scania, mesmo diante da pandemia. O aporte está sendo utilizado para a contínua modernização da fábrica e para as demais operações da empresa no país, com foco em novas tecnologias, digitalização e para o desenvolvimento local de produtos, como os caminhões movidos a gás (GNV ou biometano), que começaram ser produzir no país no início de 2020. O investimento também contempla a introdução do novo padrão de emissões do Proconve P8 – equivalente ao Euro 6 da Europa – que entra em vigor em 2022 para novos modelos e em 2023 para todos os veículos.

 A Scania está há 64 anos no Brasil e continuamente mantém os ciclos de investimentos no país, acompanhando o desenvolvimento global da empresa e do mercado latino-americano. Devido ao nosso sistema de produção global, a regularidade nos investimentos nos permite ter uma planta competitiva dentro do próprio grupo, ou seja, conseguimos flexibilizar a produção e exportar a partir da unidade brasileira para qualquer continente. Isso nos ajuda a superar momentos de instabilidade. Acreditamos no país e estamos otimistas para uma retomada, mas com certa cautela, acompanhando os desdobramentos da pandemia.

 

FOLHA - Em São Bernardo, as instalações atuais da fábrica foram inauguradas no ano de 1962. Qual a importância desta unidade fabril para a Scania, e do novo centro logístico? Qual a representatividade da fábrica de São Bernardo em volume de produção e vendas para a Scania?

Bonini - A cidade de São Bernardo do Campo faz parte da história da Scania no Brasil e no mundo, não é à toa que é a primeira unidade fora da Suécia e única a fabricar veículos completos, “de para-choque a para-choque”. Estamos prestes a completar 65 anos no país (2022), dos quais seis décadas instalados às margens da rodovia Anchieta, onde continuamos ampliando e atualizando nossas operações.

 A nossa fábrica é um hub de exportação para os diversos países da América Latina, Ásia, África e parte da Europa. Isso nos permite ser competitivos e manter bons níveis de produção quando há oscilação no mercado interno. O novo Centro Logístico está operando desde o início do ano, quando migramos de Mauá para São Bernardo do Campo, em uma grande operação que nos dará mais eficiência logística.

 

FOLHA - Qual o presente que a Scania gostaria de dar à São Bernardo, neste aniversário de 468 anos?

Bonini - A Scania reafirma seu compromisso com a cidade e com a região, mantendo investimentos e ampliando suas operações, o que demonstra a confiança em uma cidade que faz parte do crescimento e do desenvolvimento da Scania no Brasil.

É um orgulho imenso fazermos parte da história da cidade e sermos uma empresa são-bernardense.  Parabéns, São Bernardo do Campo. E parabéns a todos os são-bernardenses.

Mesmo com a pandemia, a BASF continuou implementando a estratégia global focada nos clientes e suas necessidades, afirmou o diretor da divisão de Tintas Automotivas da BASF para a América do Sul, Marcos Fernandes. “A BASF uniu esforços para continuar com a produção de seu portfólio com mais de 60 mil itens”, disse. Em 2020, as vendas da empresa na América do Sul totalizaram € 3,5 bilhões e no Brasil € 2,6 bilhões.  Em 2020, o volume comercializado do segmento cresceu 9,6%, apontou. Confira.

 

FOLHA DO ABC - Como a BASF tem enfrentado os desafios impostos pela pandemia e como tem se preparado para período pós-pandemia?

Marcos Fernandes - Desde o início de 2020, o bem-estar dos nossos colaboradores e o abastecimento dos nossos clientes foram as maiores prioridades da empresa, além de apoiar as comunidades onde estamos instalados. Assim, apesar dos desafios causados pela pandemia, a BASF continuou implementando com sucesso nossa estratégia global focada nos clientes e suas necessidades. Produzimos soluções químicas para atender diversos mercados e, diante disso, conseguimos garantir o abastecimento dos clientes que atuam nos segmentos essenciais, como higiene e limpeza, nutrição, saúde e alimentação. 

A implementação de soluções digitais também foi acelerada neste período, garantindo que as operações da BASF continuassem funcionando. Em sua trajetória de 110 anos no mercado brasileiro, a empresa sempre reforçou seus investimentos estratégicos em inovação, pesquisa e desenvolvimento. A BASF investiu não apenas na digitalização, mas na adequação da infraestrutura necessária para seguir operando com muito mais profissionais trabalhando em casa. O meio digital aumentou exponencialmente as oportunidades da BASF, reforçou o compromisso de parceria com os clientes e simplificou processos. 

Estamos sempre investindo em melhoria contínua dos nossos processos, a fim de reduzir consumos de matérias-primas e utilidades, bem como reduzindo resíduos e efluentes para tornar a empresa cada vez mais sustentável. Continuaremos atentos às tendências para atender nossos clientes com agilidade, incluindo apoiá-los no desenvolvimento de soluções inovadoras que ajudem a sociedade para um futuro sustentável.

FOLHA - A empresa já retomou os investimentos? Estão previstas melhorias ou lançamentos para os próximos meses?

Fernandes - Mesmo durante a pandemia, a BASF uniu esforços para continuar com a produção de seu portfólio com mais de 60 mil itens. A empresa está inserida no cotidiano das pessoas desde os primeiros minutos do dia: do colchão aos produtos de cuidados pessoais e domésticos, medicamentos ou nos diversos bens de consumo. Está presente na construção e decoração com diversos produtos, como as tintas decorativas Suvinil e Glasu!. Na indústria automotiva, energia e recursos. Na alimentação, garantindo alta qualidade e segurança, com as sementes e soluções para a Agricultura, na pecuária sustentável e na nutrição humana para promover uma vida mais saudável. Em 2020, por exemplo, as vendas da BASF na América do Sul totalizaram € 3,5 bilhões e no Brasil € 2,6 bilhões. 

Exemplo de lançamento recente é a Glasu! Com um histórico de mais de 20 anos de atuação no mercado de tintas decorativas no Brasil, a antiga Glasurit, em 2021, ganhou novo nome e identidade visual, a Glasu!. Reformulada, com base em estudos e pesquisas de mercado, a marca vem acompanhando os movimentos e mudanças do comportamento do consumidor, oferecendo soluções para tornar a pintura mais confiável e econômica. Na BASF, seguimos focados na execução da nossa estratégia que coloca os clientes e suas necessidades no centro de tudo o que fazemos.

FOLHA - Qual a importância e a representatividade das unidades produtivas do Complexo Industrial de Tintas e Vernizes da BASF em São Bernardo, em nível de produção e porcentagem no faturamento para a BASF?

Fernandes - O ano de 2021 é especial para a BASF, pois além de completar 110 anos no Brasil, também comemoramos os 70 anos de Complexo Industrial de Tintas e Vernizes, localizado no bairro Demarchi, em São Bernardo do Campo, onde são produzidas tintas automotivas e tintas decorativas das marcas Suvinil e Glasu!. Em 2021, também comemoramos os 60 anos da marca Suvinil, que com uma linha completa de produtos para pintar paredes, pisos, tetos, azulejos, madeiras, metais e outras superfícies, estimula a renovação e transformação das histórias por meio do uso de tintas e energia das cores, além dos 10 anos da iniciativa Demarchi + Ecoeficiente, que mede e otimiza os processos de produção de tintas na fábrica de São Bernardo do Campo. 

Em 2020, o volume comercializado do segmento pela BASF cresceu 9,6%, refletindo o aumento de consumo de materiais de construção resultante do auxílio-emergencial, assim como melhorias para as residências buscadas por pessoas que passaram a trabalhar de casa.

Em São Bernardo do Campo, também atuamos com a unidade de materiais de performance Batistini, onde são produzidas soluções de plásticos de engenharia, como as poliamidas e mantemos um laboratório de P&D para testes de alta performance e desenvolvimento de novas soluções, e a Fundação Espaço ECO, consultoria de sustentabilidade instituída e mantida pela BASF desde 2005.

FOLHA -   Se a BASF pudesse presentear seus colaboradores e os munícipes de São Bernardo, neste aniversário de 468 anos, qual seria o presente?

Fernandes - O propósito da BASF é criar química para um futuro sustentável. E gostamos de lembrar que essa química está presente nas moléculas, nos nossos produtos e serviços químicos, mas também nas conexões entre as pessoas, no sentido de criar uma boa química, boas relações com nossos clientes, fornecedores, colaboradores e a sociedade.  A partir dessa visão é possível entender que, somente juntos, criaremos esse futuro mais sustentável. Por isso, sobretudo neste momento de pandemia, acreditamos que é fundamental a colaboração entre empresas, governos e a sociedade para superar os desafios.

Acredito que estamos fazendo isso em São Bernardo do Campo.  Um exemplo são os projetos selecionados e apoiados por meio do Edital Conectar para Transformar que apoiamos na cidade e que têm como foco a empregabilidade, educação ambiental e proteção dos recursos naturais e da biodiversidade, contribuindo assim para o desenvolvimento das regiões onde estamos presentes.

Última modificação em Sexta, 20 Agosto 2021 08:26

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