MIRANTE

01 de Junho de 2024

Bandeira
A Segurança tem sido uma das principais preocupações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pesquisa divulgada pela Quaest, em março último, revelou que 79% dos brasileiros sentiram piora na violência e 81% a avaliam como um problema nacional. Enquanto isso, bolsonaristas, que têm a segurança como uma de suas bandeiras, vinculam os índices às iniciativas do atual governo, como uma política mais restritiva para as armas e veto ao projeto que proibiu as “saidinhas” dos presos.

Bandeira I
Enquanto isso, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, fez aceno aos bolsonaristas. Lewandowski recebeu, na última semana, o deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e outros expoentes da direita, tais como a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Caroline De Toni (PL-SC), e o deputado federal, Paulo Bilynskyj (PL-SP), integrante da Comissão de Segurança Pública. A estratégia do ministro seria diminuir a resistência a medidas da área de segurança pública, que tem a intenção de encampar no Congresso.

Lançamento
O presidente municipal do PSDB de São Paulo, José Aníbal, deverá propor ao apresentador de televisão José Luiz Datena realizar o lançamento oficial de sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo, no início de junho. A ideia inicial seria um ato na Zona Leste da Capital. A intenção de Aníbal, também seria de realizar encontros semanais com Datena em prol da pré-candidatura.

Acenos
O governador Tarcísio de Freitas, em São Bernardo, na terça (28) de maio, durante entrega de unidades habitacionais, elogiou o prefeito Orlando Morando e revelou que voltará, em breve, à cidade, para inaugurar o Parque da Cidadania. “Quanta coisa feita em São Bernardo. Temos sido parceiros e vamos continuar sendo porque como o Orlando trabalhou para essa cidade neste tempo. Em breve também vamos inaugurar o Parque da Cidadania em São Bernardo, o maior do Estado”, adiantou.

Pátio
O governador Tarcísio de Freitas lançou, na quarta (29) de maio, o programa São Paulo nos Trilhos, iniciativa que engloba 13 projetos entre linhas de trem e metrô, totalizando mais de 890 km na rede estadual, sendo um dos projetos qualificados para o programa, a Linha 20 Rosa que chegará ao ABC. Sobre o tema, Tarcísio revelou à Folha que aguarda local para instalação de pátio dos trens, para as obras da Linha 20.

Pátio I
Tarcísio, na ocasião, disse: “Entendo que é um compromisso nosso e poderíamos ter várias estratégias de abordagem da Linha 20 de começar pelo ABC. Qual é a questão de começar a Linha 20 pelo ABC? Questão de pátio. Então, precisamos arrumar uma área para fazer o pátio no ABC. É justamente isso que estamos fazendo para que, então, possamos começar. Vamos fazer a conexão de linhas que já opera para ir gerando receita e paulatinamente estendendo a linha. Então, a nossa ideia é começar com o ABC e depois chegar ao Centro de São Paulo”, revelou.

Convite
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi convidado para o evento de inauguração de obras viárias em Guarulhos, no sábado (25) de maio, e até foi incluído, inicialmente, no material de divulgação da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência). No entanto, respondeu que não iria comparecer. Então, no sábado (25) de maio, o presidente Lula não fez menção ao governador.

Convite I
Na ocasião, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, negou a existência de mal-estar entre Lula e Tarcísio. “Sempre convidaremos. Tem uma música do Domenico que fala assim: ‘te convidamos para o samba, você não foi e eu vou te esquecer’. Vamos esquecer que (Tarcísio) não veio, mas nós vamos continuar convidando para o samba”, disse.

Prioridade
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, esteve em Diadema, na sexta (24) de maio, para o lançamento da pré-candidatura à reeleição do prefeito José de Filippi Júnior (PT). Na ocasião, revelou à Folha, que o ABC inteiro é “prioridade absoluta” para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e disse que o PT tem “tudo” para ter “um grande desempenho” na região. “Para nós o ABC inteiro é prioridade absoluta. Estou à disposição, junto aos ministros Luiz Marinho e Paulo Teixeira para circularmos na região, para estarmos em todas as cidades junto com os nossos pré-candidatos debatendo as propostas, trazendo aquilo que o governo federal, o presidente Lula já está fazendo no ABC”, garantiu.

Prioridade I
O ministro citou ainda a reeleição do prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, mas disse que “estarão fortes em outras cidades”, com os pré-candidatos a prefeito, Luiz Fernando, em São Bernardo, e Bete Siraque, em Santo André. “O PT tem tudo para ter um grande desempenho no ABC”, avaliou.

Pré-campanha
O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), contou que, na pré-campanha, tem realizado reuniões técnicas, específicas, de áreas principais, como Educação, Saúde e Mobilidade. “Com o desafio maior de chamar os partidos aliados para participarem também”, revelou. Também disse que tem a intenção de conversar mais com a população de locais que estejam com mais dúvidas em relação ao voto. Em relação aos seus adversários de urnas, Filippi falou, durante seu discurso no lançamento de sua pré-candidatura à reeleição, que um deles faz uso de GPS “para poder andar em Diadema”.