MIRANTE

01 de Novembro de 2025

Encontro
As imagens de Lula (PT) e Donald Trump juntos na Malásia, no domingo (26) de outubro, foram vistas por bolsonaristas como uma derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro. No Palácio do Planalto, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), articulador do tarifaço que ensejou o encontro, é tratado ironicamente como cabo eleitoral do petista. Agora, apoiadores de Bolsonaro se esforçam para minimizar o encontro.

Primeiro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao completar 80 anos, na segunda (27) de outubro, se tornou o primeiro octogenário a ocupar a Presidência da República no Brasil. Lula celebrou seu aniversário na Malásia, por conta da visita oficial que fez a países do Sul asiático, onde participou do encontro da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático). O presidente nasceu em 27 de outubro de 1945 em Garanhuns (PE). O segundo mais velho a comandar o país foi Michel Temer (MDB), que completou 78 anos durante seu período de governo.

Votos
Os recursos apresentados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelos réus condenados na trama golpista serão levados para julgamento na Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal), a partir de sexta (7) de novembro, em sessão virtual. Os ministros apresentarão os votos por meio de um sistema digital durante um período determinado de tempo. A sessão deve durar, pelo menos, até o dia 14. Há a possibilidade de pedido de vista (mais tempo para análise) ou destaque (que leva o julgamento ao plenário físico).

Cargo
Ricardo Galvão (Rede) anunciou oficialmente, na quarta (29) de outubro, que vai assumir o cargo de deputado federal deixado por Guilherme Boulos (PSOL) na Câmara dos Deputados. Até então presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Galvão é o primeiro suplente de Boulos, que é o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Ricardo se candidatou a uma vaga na Câmara nas eleições de 2022. Ele recebeu 40.365 votos e não conseguiu se eleger.

Em Brasília
O governador Tarcísio de Freitas e a procuradora-geral do Estado, Inês Coimbra, se reunirem com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, em Brasília, na terça (29) de outubro, para tratar sobre o caso da Rodopetro Distribuidora de Petróleo Ltda, que deixou de recolher ICMS via Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) nas vendas de combustíveis destinadas à São Paulo. Fachin, acolheu pedido da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) e suspendeu, na quarta (30) de outubro, decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) que autorizava a Rodopetro a deixar de recolher o imposto.

Posição
O PSDB busca recuperar seu protagonismo no cenário nacional e, irá focar em eleger deputados nas eleições de 2026. Atualmente, com 15 deputados federais, o partido pretende destinar entre 70% e 80% de seu fundo eleitoral para eleger deputados. O objetivo é chegar a 30 deputados federais e eleger três senadores. Recentemente, a sigla também filiou o ex-governador Ciro Gomes para tentar reconquistar o comando do Ceará.

Participação
O estudo Elite Parlamentar 2025, da consultoria Arko Advice, obtido pelo Estado de S.Paulo, revela que embora continue com a maior bancada parlamentar na Câmara, o PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, perdeu poder e influência, enquanto o PT do presidente Lula avança na recuperação. São 79 deputados e 41 senadores que mais negociam com o Executivo. Ou seja, o poder de influenciar decisões está concentrado nas mãos de um grupo de 120 parlamentares, o equivalente a 20% do Parlamento. O PT possui 18 congressistas na lista e o PL, 17, mas em relação a 2024, o PL perdeu quatro parlamentares na lista e o PT ganhou três.

Prestação de Contas
A deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania) promove, na segunda (3), o encontro “Solidariedade em Movimento”, no qual haverá o lançamento de um novo programa de solidariedade com foco na mobilização social e na causa animal. Além disso, a parlamentar irá apresentar um balanço de suas principais ações na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O evento acontecerá a partir das 19h, no Quintal do Espeto, em Santo André.

Gosto
Políticos do ABC já elegeram novo item da moda para circularem entre eventos, entregas e inaugurações. Se antes optavam pelas jaquetas puffer, agora, o item escolhido é a camisa Ralph Lauren. Os prefeitos Gilvan Ferreira (Santo André), Akira Auriani (Rio Grande da Serra), o ex-prefeito Paulo Serra e a deputada estadual Ana Carolina Serra são alguns dos políticos da região que já desfilam com a peça, que custa a partir de R$ 1.100.

Jantar Empresarial
O LIDE ABC realiza, na terça (4), mais uma edição do Jantar Empresarial. Desta vez, o convidado especial será Valdir Florindo, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT/SP), que irá ministrar a palestra com o tema: “Pejotização: equilíbrio entre competitividade e proteção social”. O encontro deverá reunir empresários e lideranças jurídicas da região. O evento acontecerá no Quintal del Carmem, em Santo André.

Na Bélgica
Thomas Nosch, notário do 1º Tabelião de Notas de Santo André, embarcou para Bruxelas, na Bélgica, onde irá participar, de domingo (2) a terça (4), da 2ª edição do Simpósio Internacional sobre os desafios do Direito na era digital e climática. O evento, realizado pelo IEJA (Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados) em parceria com a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), reunirá juristas renomados do Brasil e do exterior para debater os impactos das Inteligências Artificiais (IAs) e da crise ambiental nos sistemas de justiça, com foco na proteção dos direitos fundamentais. Nosch será um dos palestrantes do Simpósio.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário