Viaduto
O secretário de Obras de Santo André. Alberto Casalinho, para a mídia disse que “todos os viadutos da cidade precisam de manutenção e reforma. O Adib Chamas foi o primeiro da lista porque há 14 anos não recebe manutenção. O que fizeram foi apenas a troca de asfalto”.
Também
O vereador Paulinho Serra mantém firme a sua decisão de disputar a prefeitura de Santo André nas eleições de outubro do próximo ano. Até agora não arredou o pé de seu objetivo. Seu pai, dias atrás, num encontro com um jornalista, também confirmou que seu filho será mesmo candidato a prefeito.
Entrevistas
O prefeito Ravin, na quarta (30), atendeu a imprensa local para falar sobre sua administração e cidade em mais um aniversário da cidade, que será comemorado na sexta (8). O curioso é que para atender toda mídia local, cada publicação tinha apenas 30 minutos para entrevistar o prefeito.
Torres & Torres
Realmente, é lamentável o boom imobiliário que tomou conta de São Bernardo. Na maioria dos lugares, o espaço do terreno dá para construir dois ou três prédios, as construtoras levantam cinco ou mais, deixando o local como uma favela vertical, principalmente nas proximidades do Paço. Entre outros, erguem quatro torres, uma grudada na outra, que dá para filmar até filme de vampiros. É uma pena.
Na luta
O vereador Tunico Vieira (PMDB), São Bernardo, continua na luta para concretizar sua candidatura a prefeito pelo seu partido. Semanas atrás, Tunico enviou carta ao presidente do diretório municipal, Vanderlei Jueli, colocando seu nome à disposição do partido.
Cedo ainda
O deputado Alex Manente (PPS), em nota distribuída semanas atrás, mostrou real-mente sua posição atual em relação à sucessão municipal. Disse o seguinte: “mesmo com dois anos de governo, é cedo para avaliar o governo (Luiz Marinho), como também avalia como precoce falar em alianças para 2012”. Dia mais ainda “no final, sua fala revela que o PPS pode pender para o lado que tiver mais chances de conquistar o Paço Municipal”.
Realeses
Os realeses emitidos pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Bernardo, quando fazem referências ao prefeito e ao secretariado, têm por norma colocar na matéria apenas “prefeito”, “secretário” ou outra qualificação. Quer dizer, divulga apenas o cargo do envolvido no texto, sem colocar o nome do ocupante.
Mudou o nome
O bloco Centrão, formado por cinco vereadores sob o comando do ex-presidente da Câmara de São Bernardo, Otávio Manente, continua unido e “não possui um posicionamento fechado de quem e de que forma se dará apoio político nas eleições de 2012”. Agora, a denominação mudou G-5, que é mais charmoso. É bom lembrar que no início do ano, o atual G-5 derrubou o candidato da situação nas eleições para presidente da Câmara, elegendo Hiroyuki Minami do PSDB. No dia-a-dia, Manente diz que “a sucessão municipal passará obrigatoriamente pela Câmara”.
Palco
Há indícios de que o primeiro embate na política de São Caetano seja entre o prefeito José Auricchio e o advogado Antonio de Pádua Tortorello, irmão do ex-prefeito Luiz Tortorello. Lembrando: Pádua, então assessor do irmão, foi o patrocinador da candidatura de Auricchio à sucessão municipal. Eleito para o primeiro mandato, Auricchio desentendeu-se com o padrinho de sua candidatura e o demitiu da Prefeitura. Há quem espere aquecimento total no universo político da cidade e em especial no interior do PTB, sigla que abriga ambos, prefeito e seu padrinho político.
Racha
Parece que o clã Tortorello não irá unido à sucessão municipal. O ex-deputado Marquinho Tortorello, filho do ex-prefeito, estaria ao lado do chefe do Executivo e, por extensão, não apoiaria o tio (Antonio de Pádua) numa eventual incursão contra Auricchio. Pelo menos, esse é o comentário diário nos bastidores políticos, sobretudo meses depois de declarações de rompimento entre o ex-deputado e o tio.
Trunfo?
Partidos de oposição na cidade e opositores ao Executivo observam a cena com particular atenção, sob o argumento de que o que classificam como vazamento de radiativo – o eventual confronto entre padrinho e apadrinhado – diante do eleitorado poderia gerar condições favoráveis a uma eventual vitória de sigla diferente do PTB, mas sem influência do comando atual da Prefeitura. A conferir depois das eleições de 2012…
Deu na mídia
Na coluna Painel, edição de domingo, Folha de São Paulo, foi publicada a seguinte nota curiosa sobre o ex-presidente Lula: “Lula contou a amigos que, dias atrás, resolveu tirar um cochilo depois do almoço. Ao acordar, seguindo do quarto para a sala e lá deu de cara com três rapazes que nunca tinha visto antes. O ex-presidente tomou um susto – não maior que o deles, até então desavisados sobre a identidade do dono da casa. Passado o momento de suspense, Lula descobriu que Marisa Letícia havia saído, deixando no apartamento a turma encarregada de ligar a internet e TV a cabo. Tudo terminou numa profusão de fotos do trio ao lado do morador ilustre”.