Advogado 1
O jornalista Melchiades Filho, em seu artigo na página dois da Folha de São Paulo, disse o seguinte sobre o advogado Márcio Thomaz Bastos, defensor de Cachoeira na CPI: “a anomalia reside no papel dúbio de Márcio Thomaz Bastos. Numa hora, age para recuperar o dinheiro pilhado do governo; noutra, é pessoa a receber parte dele na forma de honorários (só de Cachoeira, serão R$ 15 milhões)”.
Advogado 2
Um procurador regional da República, no Rio Grande do Sul, encaminhou ao Ministério Público Federal, em Goiás, representação pedindo investigação sobre a origem do dinheiro pago pelo empresário Carlinhos Cachoeira ao seu advogado, o ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Para o procurador Manoel Pestana, o dinheiro pode ser oriundo de lavagem ou receptação culposa de dinheiro obtido por meio do crime. Ele cita reportagens afirmando que Thomaz Bastos receberá R$ 15 milhões pela defesa de Cachoeira.
Em pizza
Não deu outra, a CPI do Semasa, na Câmara de Santo André, terminou em pizza. Após 75 dias de reuniões, os vereadores Almir Cicote (PSB), Donizeti Pereira (PV), Marcelo Chehade (PSDB) e o relator Toninho de Jesus (DEM) votaram favorável ao relatório que responsabilizou pelo problema o diretor de Gestão Ambiental, Roberto Tokuzumi, que fez acusações e não apresentou provas sobre a suposta venda de licenças ambientais por parte do Semasa. O voto contrário dos cinco membros da Comissão foi de José Montoro Filho (PT).
Problema
O vereador Paulinho Serra (PSDB), na sessão de terça (29), na Câmara, protestou contra os semáforos instalados nas proximidades da favela Tamarutaca. Segundo Paulinho, os semáforos poderão prejudicar o fluxo de veículo que iria melhorar com o rebaixamento da Avenida Lions, São Bernardo. Quer dizer, a Avenida Lions iria melhorar, mas os semáforos vão prejudicar.
Vácuo
Uma pesquisa interna, sem conotação oficial, revelou que em Santo André há um vácuo na candidatura a prefeito. Segundo consta, os indecisos chegam a 50%.
Homenagem
Pelo fato de ter apresentado e conseguido a aprovação da emenda constitucional estadual da Lei Ficha Limpa, que veda a nomeação em cargos públicos e de pessoas inelegíveis nos termos da Lei Ficha Limpa, o deputado estadual Orlando Morando (PSDB) foi homenageado pela União Sindical dos Trabalhadores, em sessão realizada na Câmara de São Bernardo, no sábado (26).
Helicóptero
Meios políticos de São Bernardo comentam sobre o futuro do atual prefeito Luiz Marinho (PT). Sobre isso, revelam que o patrocínio da Prefeitura local ao Helicóptero Vermelinho, que faz a varredura do trânsito paulistano e também do ABC, pelo alto, para o Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan, é o início da caminhada do prefeito Marinho ao governo estadual em 2014.
PSDB
Na coluna Painel, Folha de São Paulo, domingo (27), foi publicada a seguinte nota: “o PSDB prevê desempenho tímido no ABC. Em São Bernardo o ex-prefeito William Dib e o deputado estadual Orlando Morando não toparam enfrentar Luiz Marinho (PT), e o candidato será Alex Manente (PPS)”.
Violência
O deputado William Dib (PSDB) conseguiu a aprovação de um requerimento na Câmara Federal, na quarta (30), para a realização de audiência pública para debater os assassinatos, perseguições e outras coisas contra jornalistas no Brasil.
Vice
Nos próximos dias, o vice-prefeito de São Bernardo, Frank Aguiar, vai comemorar 20 anos da carreira como cantor num restaurante da rota do frango com polenta. Além, disso, o evento tem a finalidade de fortalecer a posição de Frank como candidato à reeleição na chapa encabeçada pelo prefeito Marinho.
Contra
Está circulando em São Caetano o jornal A Cidade, com 16 páginas e com pouca publicidade. Traz várias reportagens contestando o atual governo municipal. A manchete de primeira página foi a seguinte: “Projeto Cerâmica, que seria Centro Tecnológico, virou shopping center”. E ressalta na primeira página a pré-candidatura a prefeito de Pádua Tortorello, irmão do ex-prefeito Luiz Tortorello.
Composição
A cada dia que passa, os jornais “chapa-branca” de São Caetano indicam um nome para ser vice na chapa comandada pela pré-candidata a prefeito Regina Maura (PTB). Vários partidos estão apoiando a candidata oficial e, por isso, cada um deles quer impor uma candidatura. A novidade nessas publicações são as pesquisas eleitorais que a colocam em primeiro lugar, com a foto publicada em destaque.