MIRANTE

02 e 03 de Maio de 2025

Projeto
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pretende apresentar um projeto para reduzir a pena dos envolvidos no 8 de Janeiro. O texto está sendo negociado com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) e com o Supremo Tribunal Federal (STF). Uma das versões em negociação prevê aumento da punição para os acusados de organizar tentativas de golpe de Estado. O novo projeto busca um meio termo para aliviar as penas impostas pelo STF, que chegam a 17 anos de prisão, mas assegurar que eventuais acusados tenham punições mais severas.

Projeto I
Na Câmara, o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, tenta angariar apoios ao requerimento para forçar votação em regime de urgência ao projeto de anistia total. A legenda apresentou uma lista de 262 apoios à urgência. Segundo Placar da Anistia do jornal O Estado de S.Paulo, pelo menos 207 dos 513 deputados dizem endossar a anistia aos presos do 8 de Janeiro.

Federação
Com quatro ministérios no governo Lula (PT), a superfederação entre PP e União Brasil foi lançada oficialmente, na terça (29) de abril, mas ainda precisa ser aprovada pelas instâncias partidárias. Ela será o grupo mais forte do Congresso. Terá a maior bancada da Câmara, com 109 deputados federais, e do Senado, com 14 senadores (empatado com PSD e PL). Também terá a maior parcela dos fundos partidário e eleitoral e o maior tempo de propaganda eleitoral na TV e rádio.

Federação I
No governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o União Brasil indicou três ministros: Turismo, Comunicações e Desenvolvimento Regional, sendo que os dois últimos são da cota do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Já o PP comanda o Ministério do Esporte e a Caixa Econômica Federal. Fora os ministros, nenhum representante do governo ou do PT participou do lançamento.

Fusão
A executiva nacional do PSDB convocou, em votação unânime, na terça (29) de abril, convenção nacional para confirmar a fusão da sigla com o Podemos. O encontro deverá ocorrer em junho. A fusão, que também terá de ser aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dará origem a um novo partido, por ora, chamado de “PSDB+Podemos”. O Podemos também deverá convocar convenção para junho. As legendas só poderão dar entrada no registro do novo partido, junto ao TSE, depois destas etapas. Pormenores da nova sigla serão discutidos ao longo de maio. A partir dos próximos dias, caberá a uma comissão consolidar a futura imagem da legenda.

Alta
O Estado de São Paulo registrou aumento de furtos e estupros no primeiro trimestre deste ano, segundo dados divulgados, na quarta (30) de abril, pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Ao mesmo tempo, houve queda de roubos, latrocínios e homicídios. Na Capital, houve recorde no número de furtos em toda série histórica, iniciada em 2001. Os homicídios subiram 8,2%, foram 132 vítimas nos três primeiros meses, ante 122 no mesmo período do ano passado.

Candidatura
O secretário de governo do Estado e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou, durante palestra na Afresp (Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo), na terça (29) de abril, a centro-direita não lançará outra candidatura à Presidência caso o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decida disputar o Palácio do Planalto. Na avaliação de Kassab, Lula (PT) segue como “candidato forte” para a reeleição, ainda que caso Tarcísio esteja fora da disputa pelo governo federal, a centro-direita teria pelo menos seis candidatos.

Candidatura I
Com a entrada do governador na disputa, segundo ele, a disputa seria composta pelo “Lula ou o candidato da esquerda contra Tarcísio”. Na avaliação de Kassab, na ausência do governador de São Paulo no pleito ao Planalto, o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), teria mais chances de ir ao segundo turno. O presidente do PSD também afirmou que as eleições de 2026 não devem ser polarizadas, mas acredita que possa haver acirramento na disputa a partir da presença de Lula.

Participação
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, durante a entrega de 22 novos leitos no Hospital da Mulher, na quarta (30) de abril, falou que “não existe mais ditadura em São Bernardo”. O evento contou com a participação, pela primeira vez, da deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania), cuja base eleitoral é em Santo André. A parlamentar destinou emenda de R$ 1 milhão para o equipamento municipal.

Avião
O ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra, embarcou, na quinta (1), para os Estados Unidos, onde irá cursar gestão pública na Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachusetts.

No Japão
O ex-prefeito de São Bernardo e atual secretário municipal de Segurança de São Paulo, Orlando Morando, acompanhou o prefeito Ricardo Nunes, em missão oficial no Japão. Nunes e Morando se reuniram com a governadora da Região Metropolitana de Tóquio, Yuriko Koike, e, também, com o prefeito de Osaka, Hideyuki Yokoyama. Os encontros foram pautados pela troca de experiências sobre tecnologia, segurança, mobilidade, sustentabilidade, e, também, aprofundar a parceria entre as cidades. “A viagem foi muito produtiva no sentido de estreitar laços e conhecer novas possibilidades para o melhor desempenho do nosso trabalho”, disse Morando.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário