MIRANTE

05 DE JANEIRO DE 2013

Água no chope
Os adversários do PT, na Câmara de Santo André, conseguiram eleger Donizeti Pereira (PV) para presidente do Legislativo para os próximos anos. Os vereadores do PTB, PTdoB, PV, PDT, DEM e outros mais conseguiram botar água no chope dos petistas, que pretendiam eleger Montorinho para a presidência. O PT elegeu seis vereadores e precisavam mais quatro votos (vereadores) para vencer o pleito. Até a véspera estava tudo equacionado. Os petistas dormiram no ponto e os adversários, trabalharam na surdina, fizeram a festa. Agora, afirmam que foram traídos pelos dois vereadores do PDT, Cosmo do Gás e Lobo, partido pelo qual Raimundo Sales disputou a prefeitura. O PT, por seu turno, exige que o diretório municipal do PDT expulse os dois vereadores, pois havia compromisso firmado entre os dois partidos.

Água no chope 2
A eleição da mesa diretora da mesa do Legislativo de Santo André estava até mais fácil para os petistas. Isso porque os dois vereadores do PMDB, Sargento Juliano e José Araujo, não foram diplomados e, por isso, não foram empossados. Quer dizer, somente 19 vereadores, do total de 21, estavam aptos a votar. O PT, com seis vereadores eleitos, precisaria de mais quatro votos. Não deu.

Problema
O ex-prefeito Aidan Ravin (PTB) tem um problema pela frente. Na volta das férias da Câmara de Santo André, os vereadores vão examinar e votar as contas do exercício de 2010 da administração do ex-prefeito, que foram rejeitadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado). Se os vereadores aprovarem, Aidan tornar-se inelegível por oito anos. Aidan, que é servidor concursado da prefeitura de Santo André, tirou 45 dias de férias e, nesse período, pretende conseguir uma colocação no governo estadual.

Suplente
O vereador suplente do PT, Alemão Duarte, que obteve 2,8 mil votos, vai assumir a vereança porque o vereador eleito Tiago Nogueira, 3,2 mil votos, foi para chefia de gabinete do prefeito Carlos Grana.

Mudanças
O prefeito Luiz Marinho (PT) está definindo os nomes que irão ser incorporados ao seu secretariado, que serão divulgados na próxima semana. Segundo consta, o ex-vereador Tunico Vieira (PMDB), ao que tudo indica, tem enorme chance de integrar o secretariado, pois como se sabe, o grupo de cardeais do PT, na definição para escolha do vice na chapa comandada por Marinho, havia decidido a favor de Tunico. No entanto, na convenção, o escolhido foi Frank Aguiar. Por isso, é provável o aproveitamento de Tunico no secretariado.

Prioridades
As prioridades para o segundo mandato da atual administração de São Bernardo serão Mobilidade Urbana e drenagem, segundo o prefeito Marinho afirmou durante a sua posse, na terça (1). Para ele, a situação é outra em relação à 2009. Os projetos de drenagem poderão ser feitos pela municipalidade”. Também está previsto um estacionamento vertical e um piscinão coberto no Paço.

Novo presidente
O vereador Tião Mateus (PT), que se elegeu com 6,8 mil votos, o mais votado, foi eleito presidente da Câmara de São Bernardo, na terça (1). Tião obteve 20 votos do total de 28 e vai comandar o Legislativo nos próximos dois anos. Os demais componentes da mesa diretora são: Fábio Landi (PSD), vice; Mauro Miaguti (DEM) e Gilberto França (PMDB). A oposição foi para o pleito rachada e o vereador Pery Cartola (PPS) teve seis votos e Juarez Tudo Azul, dois votos.

Gestão popular
O prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), depois da posse e da transição do cargo, convidou populares para visitar seu gabinete no Paço da Cerâmica. Enfatizou também que a mudança em seu mandato é para uma administração popular, sem praticar “perseguições”.

Mais secretários
O prefeito de São Caetano divulgou, no dia de sua posse, na terça (1), mais secretariados compreendendo assim o total de 26. São eles: Salum Kalil Neto, Saúde e Fumusa (Fundação Municipal da Saúde), sendo assim o homem forte do atual governo acumulando duas secretarias, Jarbas Zuri (Planejamento), Wellington Kalil (DAE), Elba Xavier Martibez (Obras e Habitação), Marco Antonio Silva (Governo), Sonia Xavier (Fundação Pró-Memória), Rosana Escanho (Controle Interno), Gilmar Alves (Esportes e Turismo), Vagner Perton (Fundação das Artes).

Eleito
O vereador Sidnei Bezerra da Silva, Sidão da Padaria (PSB), foi reeleito presidente do Legislativo de São Caetano com forte apoio do prefeito Paulo Pinheiro, logo após a posse dos vereadores, na terça (1). O Prefeito não queria intervir no processo sucessório, porém, deu força para Sidão, que enfrentava forte rejeição. Jorge Salgado do (PTB), partido do prefeito, disputou a eleição com Sidão e foi derrotado.

Prestígio
O empresário Salum Kalil Neto, realmente, vai desempenhar um papel importante na administração do prefeito Paulo Pinheiro, em São Caetano. Vai comandar uma  secretaria e uma fundação pública: Saúde e a Fumusa (Fundação Municipal de Saúde). Segundo consta, Kalil teve participação decisiva na campanha eleitoral.

Palavras
Nas conversas nos meios sociais de São Caetano, em lugares reservados e em residencias, a frase mais ouvida é a seguinte: “oitenta apartamentos”.