Não mudou
Não aconteceu nenhuma mudança na chapa da situação que vai disputar a eleição em Santo André em outubro próximo. O prefeito Ravin vai ter como companheira de chapa a atual vice, Dinah Zekcer, depois de uma série de manobras na tentativa de partidos e interessados em ocupar o lugar de Dinah na chapa. Até o presidente do diretório municipal do PSDB, como um trator queria, porque queria, impor seu nome como vice ao prefeito Ravin. Não conseguiu e, depois disso, mais de duas dezenas de filiados deixaram o PSDB. Assim, a chapa oficial foi mantida com o prefeito Ravin e Dinah.
Saiu
Um grupo de políticos filiado ao PSDB deixou o partido por causa do “imbróglio” causado pelo presidente do diretório municipal. Entre eles, o ex-deputado Duílio Pisaneschi e o vereador Paulinho Serra. Outros que deixaram o partido, em comentários, disseram que “vontade do presidente em ser candidato a vice foi iniciativa própria, sem consulta aos demais filiados”.
Outro candidato
Uma outra candidatura a prefeito de Santo André não estava conseguindo espaço na mídia local. De repente, virou até manchete de primeira página em uma publicação. Ora, a presença dessa candidatura, até então, é a de levar a eleição para o segundo turno, numa ajuda indireta ao candidato do PT, que, com isso, aumenta a possibilidade de sua eleição. Agora, o candidato já pensa em se eleger.
Troca
O engenheiro Edgard Brandão (PSC), até então pré-candidato a prefeito de Santo André, perdeu espaço, depois de homologação em convenção, para ser candidato a vice da chapa sob o comando do PDT. De uma hora para outra, levou um chapéu do candidato a prefeito, que preferiu ter como vice o presidente do diretório municipal do PSDB, rejeitado pelo prefeito Ravin.
Apoio
A deputada Ana do Carmo (PT) esteve na convenção do PT, sábado (30), no Pavilhão Vera Cruz, para dar apoio à Luiz Marinho, candidato à reeleição. Também acompanhou a presidente Dilma Rousseff, que esteve em São Bernardo, na quinta (5), para inaugurar a oitava UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Nome
O candidato à vice-prefeito na chapa de Luiz Marinho, que disputa a reeleição, é Francineto Luz de Aguiar. Para quem não sabe, esse é o nome de batismo do vice-prefeito Frank Aguiar.
Acerto
Pelo andar da carruagem, as divergências foram deixadas de lado. O prefeito de São Bernardo e o vereador Tunico Vieira (PMDB) apareceram na mídia local se abraçando, tendo ao lado o presidente do diretório estadual do PMDB, Baleia Rossi. Depois do chapéu em Tunico, como dizem os políticos, “o episódio da discussão do vice é um fato superado, vamos virar essa página e seguir em frente”. Os políticos acertam os descompassos com muita rapidez, não?
Padrinho 1
O prefeito Luiz Marinho, obviamente, tem um forte padrinho: ex-presidente Lula da Silva. Assim, no dia seguinte ao da convenção do PT, em São Bernardo, que homologou sua candidatura à reeleição, o Estadão, no domingo (1), publicou matéria de página sobre o prefeito de São Bernardo, sob o título “Nos passos do padrinho”, ressaltando que “perto de Lula, Marinho ganha força e inimigos”. Na matéria, Marinho é um dos petistas mais próximos à Lula e, por isso, havia recebido um telefonema do candidato a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, “para que falasse com o ex-presidente e insistisse na visita (à casa de Paulo Maluf na oficialização do apoio do PP)”.
Padrinho 2
Assim foi Marinho quem convenceu Lula a ir até a casa de Maluf, pois o acordo poderia não sair, segundo o jornal, durante uma sessão de fisioterapia numa clínica em São Bernardo. “Poucas horas depois, as fotos do encontro estampavam os principais portais de notícia”. Diz ainda que “cotado para disputar o Palácio dos Bandeirantes, Marinho au-mentou nos últimos anos sua influência para além do ABC, pegando para si parte do espólio do ex-presidente do PT, José Dirceu”. Mais adiante, “petistas passaram a ter acesso a Lula por seu intermédio e, por outro lado, virou alvo do próprio partido”, pois “Marinho virou uma instância no PT”, atacou um petista.
“Máquina”
O candidato a prefeito de São Caetano, vereador Paulo Pinheiro, na convenção realizada pelo PMDB, no sábado (23), eufórico, disse que “a cidade terá uma eleição histórica do povo contra a máquina”. Segundo consta, Pinheiro continua na ponta das pesquisas internas (não oficial) do partido.
Coordenação
A candidata Regina Maura, na quinta (5), apresentou os coordenadores dos eixos temáticos do seu programa de governo. Na área cultura, o designado foi Joaquim Freira; Saúde, Marco Antonio Sposito; Mobilidade Urbana, Cristina Bandini e Infraestrutura, Enio Moro. Boa parte do material para o programa vem de sugestões de eventos realizados na cidade com a presença da candidata.
Previsão
O candidato do PT a prefeito de São Caetano, Edgar Nóbrega revelou, para a mídia, a previsão de orça-mento de sua campanha eleitoral em R$ 3,5 milhões e para os candidatos a vereador, R$ 200 mil cada um.