Perigo 1
A mídia, de um modo geral, destacou no noticiário político, depois da eleição do primeiro turno, o desempenho petista em São Paulo. Realmente, foi alarmanente a diferença de votos entre Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). O Estado tem 31,9 milhões de eleitores, que representam 22,4% (quase 1/4) do eleitorado do Brasil, que é o maior colégio eleitoral do País. Os percentuais de cada candidato foram os seguintes: Aécio, 44%; Dilma, 26%, Marina, 25% e outros 5%. Evidentemente, a votação obtida por Aécio em São Paulo, praticamente, levou-o para o segundo lugar na votação do primeiro turno.
Perigo
Em Minas Gerais, com 15,2 milhões de eleitores, Dilma conseguiu 43,49% contra 29,74% de Aécio Neves. O petista Fernando Pimentel,por sua vez, foi eleito governador de Minas com 53% dos votos contra 42% de Pimenta da Veiga, que teve o apoio do ex-governador Aécio Neves, tirando o PSDB do governo depois de 12 anos. Assim, Aécio precisa reverter a situação em Minas para ser eleito, pois o estado é o segundo colégio eleitoral do País.
Derrota
É preciso comemorar a derrota do clã Sarney no Maranhão. O candidato da oposição, ex-juíz federal, Flávio Dino (PCdoB), foi eleito governador com 64% dos votos derrotando o candidato apoiado por Sarney, Edison Lobão Filho (PMDB), com 34%. Como se sabe, o candidato a governador é filho de Edson Lobão, Ministro de Minas e Energia.
Mudança
Aos poucos vão se cristalizando os nomes de secretários que vão deixar a Prefeitura de Santo André até o final do ano. A mídia local já publicou matéria sobre o secretário de Cultura, Raimundo Sales, que vai deixar o cargo e também já mandou retirar os móveis que trouxe para sua secretaria. Outro nome ventilado é do secretário de Obras, Paulinho Serra. Os dois secretários, na eleição que elegeu o atual prefeito, autorizaram a veiculação de publicidade eleitoral ao lado do atual prefeito.
Só um
Impressionante como Santo André não consegue eleger vários candidatos a deputados federal e estadual. Neste ano, só conseguiu eleger Luiz Turco (PT), com 78,6 mil votos, apoiado pelo prefeito Carlos Grana (PT). Em Santo André, Turco conseguiu 42,6 mil votos. Por outro lado, o deputado Vanderlei Siraque (PT) não conseguiu se reeleger obtendo53,2 mil votos. Em 2010, Siraque foi eleito com 93,3 mil votos.
Mais votado
O deputado Orlando Morando (PSDB), realmente, estorou com a banca. Foi o terceiro mais votado no Estado com 237,0 mil votos, dos quais 103,2 mil votos foram obtidos em São Bernardo. Morando também foi bem votado em Santo André, 37,1 mil; São Caetano, 16,6 mil (mais votado na cidade); Diadema, 14,8 mil (mais votado na cidade) e Mauá, 1,6 mil.
Mais quatro
São Bernardo, assim, conseguiu quatro cadeiras na Assembléia Legislativa, aumentando uma cadeira em relação a 2010, quando conseguiu três. Ana do Carmo (PT) foi reeleita com 72,2 mil votos, dos quais 37,8 mil foram conseguidos em São Bernardo e diminuiu um pouco a votação de 2010, quando obteve 80,1 mil votos. Outro reeleito foi Orlando Morando (PSDB), o terceiro foi eleito deputado estadual pela primeira vez por São Bernardo, Luiz Fernando Teixeira (PT), com a expressiva votação de 102,9 mil votos, obtendo 37,6 mil votos em São Bernardo e o quarto eleito foi Barba, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que chegou a 95,1 mil votos, dos quais 12,3 mil em São Bernardo. Percebe-se, assim, que São Bernardo é a cidade que mais elege candidatos locais para deputado.
Federais
O deputado Alex Manente (PPS), por sua vez, deixou de ser deputado estadual e foi eleito com a expressiva votação de 164,7 mil votos, dos quais 88,5 mil votos e Vicentinho (PT), reeleito com 89,0 mil votos, obtendo em São Bernardo 33,3 mil votos. Quer dizer, São Bernardo elegeu quatro deputados estaduais e dois deputados federais.
Não eleitos
Alguns candidatos do ABC que disputaram as eleições, mas não foram eleitos. Deputados federais: ex-prefeito Aidan Ravin (PSB), 50,4 mil votos; Rautenberg Protetor (PTB), vereador em Santo André, 42,0 mil; Kiko Teixeira (PSC), 31,7 mil; Rafael Demarchi (PSD), vereador em São Bernardo, 31,5 mil; Frank Aguiar (PMDB), 26,0 mil voos; Ailton Lima (SD), veredor em Santo André, 20,6 mil; Gilberto Costa (PEN), 15,7 mil; Gilberto França (PMDB), vereador em São Bernardo, 12,0 mil. Deputados estaduais: Regina Gonçalves (PV), Diadema, 58,0 mil votos e Cicote (PSB), 28,0 mil.
É ou não é?
O deputado federal Ivan Valente (PSOL) foi reeleito mais uma vez com expressiva votação, obtendo 168,9 mil votos. Por outro lado, nos bastidores políticos locais, o deputado é tido por alguns como de São Caetano e para outros, não. Para uns, tem residência na cidade e há quem afirme que não é verdadeira. Enfim, a maior parte dos votos conseguidos por Valente é de fora. Em São Caetano, nesta eleição, Valente obteve na apenas 2,7 mil votos.