MIRANTE

11 de Outubro de 2025

Telefonema
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na segunda (6), telefonema do presidente Donald Trump, dos Estados Unidos. Em tom amistoso, os dois líderes conversaram por 30 minutos, quando relembraram a “boa química” que tiveram em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU. Lula solicitou à Trump, a “retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras”, segundo informou o Palácio do Planalto.

Telefonema I
Os dois presidentes trocaram telefones para estabelecer via direta de comunicação. Conforme informações dos bastidores, há chance de um encontro pessoal entre eles até o fim do mês, na Malásia, durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). A reunião do grupo é anual e visa a promover o desenvolvimento na região do Sudeste Asiático. Os dois já confirmaram presença no evento.

Pressão
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro apostam em pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a deixar o ex-presidente cumprir a pena de 27 anos e três meses em prisão domiciliar, de acordo com o jornal O Estado de S.Paulo. O cenário mais provável é de que Bolsonaro inicie o cumprimento da pena em uma sala especial na Polícia Federal, o que deve acontecer ainda neste ano. Então, a defesa de Bolsonaro apresentará ao STF o histórico de internações hospitalares, junto com o prontuário médico, para que ele tenha autorização para cumprir a pena em casa. A tendência é a concessão do benefício.

Freio
O senador Ciro Nogueira (PP) bem que estava tentando articular para se emplacar como vice de Tarcísio de Freitas, caso o governador de São Paulo entre na disputa pelo Palácio do Planalto, mas já levou um “chega para lá” do senador Flávio Bolsonaro (PL). O recado foi claro: “não haverá chapa de direita sem um Bolsonaro” e claro, com o aval do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Hoje, a um ano das eleições, Michelle Bolsonaro é tida como a candidata “mais forte” da família para a missão.

Candidato
No núcleo bolsonarista, é dito que se Tarcísio de Freitas disputar o Planalto, o único candidato ungido pelo clã para o Palácio dos Bandeirantes será o nome do atual secretário estadual de Segurança, Guilherme Derrite. Nem o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), nem o secretário de Governo e presidente do PSD, Gilberto Kassab, ou o presidente da Alesp, André do Prado, terão vez.

Candidato I
Levantamento divulgado, na segunda (6), pelo Instituto Real Time Big Data mostra que o ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), chega a pontuar até 9% na disputa pelo Governo do Estado. Serra também é lembrado na corrida pelo Senado, alcançado 8% das intenções de voto. A análise ainda mostra que Serra tem a menor rejeição entre os pré-candidatos ao Governo de São Paulo, ou seja, apenas 15% de aversão do eleitorado.

Candidato II
O vice-governador, Felicio Ramuth, durante evento promovido pelo LIDE ABC, na segunda (6), em Santo André, comentou sobre os candidatos da direita que deverão disputar à presidência da República em 2026 e o apoio do PSD ao governador Tarcísio de Freitas. “O PSD tem o candidato Ratinho, mas já dissemos isso, o presidente Kassab também, caso se encami-nhe para uma candidatura do governador Tarcísio, o PSD deve apoiar o governador Tarcísio, inclusive abrindo mão da sua candidatura”, disse. Ramuth avalia que até o final do ano ou início de janeiro de 2026, haverá um “cenário mais claro com todas as consequências, porque cada passo pode influenciar em cená-rios da política local”.

Anistia
O vice-governador Ramuth também defendeu o PL da Anistia. “Tanto o presidente do PSD, Kas-sab, quanto eu, somos favoráveis ao projeto da anistia. Ela tem que ser construída com melhor texto para que o Congresso entenda que, na verdade, qual vai ser o melhor texto para que a gente consiga fazer uma aprovação e dar o próximo passo em relação a esse tema”, ressaltou.

Emergir
Nos bastidores do Palácio dos Bandeirantes, o comentário é de que o governador Tarcísio de Freitas irá submergir e negar, até dezembro, que possa ser candidato à presidência da República, enfatizando em discursos que será candidato à reeleição ao Governo de São Paulo. Porém, a partir de então, começará a subir o tom dos discursos flertando com uma candidatura para presidente da República.

Disputa
Questionado pela Folha se, caso o governador Tarcísio de Freitas dispute a reeleição, Ramuth perma-neceria como vice, ele foi enfático: “Ele que vai dizer, não eu”. O vice-governador disse que o prazo final para a desincompatibilização do cargo de governador para disputar a presidência é abril. Se isso ocorrer, Felicio disse que “assumiria como governador incumbente, aquele que está com a caneta na mão”.

Dança
Em São Caetano, dois vereadores, Caio Salgado (PL) e Professor Ródnei (PSD), foram flagrados, na quinta (2), dançando em cima das mesas do plenário da Câmara Municipal, após uma sessão solene em home-agem ao Dia Nacional da Pessoa Idosa. Os parlamentares dançaram ao som da música Suspicious Minds, interpretada por um cover de Elvis Presley. Salgado presidia a sessão. A Mesa Diretora da Câmara disse que vai apurar o caso como quebra de decoro parlamentar.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário