Tarifaço
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adiou por 90 dias a imposição de tarifas à maior parte dos parceiros comerciais, na quarta (9). Porém, na terça (8), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse, à Folha de S.Paulo, que o tarifaço promovido pelo presidente americano, cria oportunidades para a economia de São Paulo. “Entendo que as tarifas criam para nós oportunidades (…) e a gente souber usar isso como oportunidade, vai ganhar muitos mercados. Na Europa, na Ásia, eu vejo que essa questão pode ser um catalisador do Acordo Mercosul-União Europeia. Então, a gente tem toda a oportunidade para tirar proveito dessa situação”, disse.
Cautela
Também afirmou que o governo Lula (PT) está lidando com o tema” com cautela” e “como tem que ser”. Tarcísio ainda disse que agora é preciso ver os próximos passos. “De que maneira a gente vai estruturar o Brasil para ganhar corpo e espaço nesses mercados, porque, obviamente, foi um sinal de alerta para todo mundo”, frisou.
Mudança
Poucas horas após os apoiadores de Jair Bolsonaro invadirem os prédios dos Três Poderes exigindo a queda do governo e um golpe de Estado com intervenção militar, no dia 8 de janeiro de 2023, os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), se diziam chocados e criticaram aquelas ações, utilizando palavras duras. Já no domingo (6), esses mesmos governadores, pré-candidatos em 2026, de olho em votos de bolsonaristas, pediram anistia aos condenados no ato realizado pelo ex-presidente na Avenida Paulista.
Fusão
A fusão do PSDB com o Podemos deverá ser concluída, até o dia 1º de maio. Juntos, os partidos terão uma bancada de 27 deputados na Câmara. Após a fusão, o plano é de unir ao Solidariedade numa fe-deração, o que somaria mais cinco deputados. Nos bastidores, o que consta é de que os partidos seriam rebatizados de PSDB-Podemos até a eleição de 2026. Mas um novo nome poderia surgir mais à frente, como Independentes ou Moderados.
Comando
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente nacional da legenda, Valdemar da Costa Neto, no sábado (6), participaram de jantar, no bairro do Morumbi, em São Paulo. Após o evento, foi anunciado que a vereadora de São Bernardo, Nina Braga (PL), assumiria a presidência do diretório provisório do partido na cidade. A parlamentar, até então vice-presidente da sigla, sucedeu o ex-vereador Paulo Chuchu, que presidiu a diretoria provisória até fevereiro último.
Pesquisa
Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas trouxe o ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB) entre os nomes lembrados na disputa pelo Governo do Estado em 2026. Na primeira análise, Serra é lembrado por 3% dos paulistas para assumir o comando do Palácio dos Bandeirantes. O atual governador, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), aparece com 37,8% das intenções de voto. Em cenários sem Tarcísio na disputa, devido a uma possível candidatura à Presidência da República, Serra chega a pontuar entre 5,1% e 6,5%. Sem Marçal (16,2%), o desempenho do ex-prefeito aumenta, chegando a empatar tecnicamente com Padilha (8%), um dos nomes cotados pelo PT para disputar o Palácio dos Bandeirantes.
Presença
Exs-prefeitos do ABC, em mais de uma década, não tinham o hábito de participar dos governos de seus sucessores. Agora, em Santo André, a situação é diferente. Paulo Serra, desde o início da gestão Gilvan Junior, tem participado de eventos do seu sucessor. O primeiro deles foi logo após a posse, no dia 1º de janeiro, na inauguração da Praça de Esportes Florindo Galhardo, na Vila Curuçá, e o mais recente, foi na terça (8), data do aniversário da cidade, na inauguração da Biblioteca Nair Lacerda, junto a sua esposa e deputada estadual, Ana Carolina Serra.
Direção
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, durante o lançamento da 2ª etapa da Operação de Segurança Direto ao Ponto, ressaltou que é importante reforçar a integração entre os prefeitos via Consórcio Intermunicipal para que as ações caminhem na mesma direção. “Dialogo todos os dias com todos os prefeitos da região. Estamos discutindo toda a região, porque não adianta nada fazer sozinho. Se São Bernardo avançar como vai avançar, se as demais cidades não avançarem em conjunto. É esse o interesse de ter um Consórcio unido”, enfatizou.
Visita
O presidente do COFIP, Luiz Antônio Pazin, junto ao gerente executivo, Francisco Ruiz, a coordenadora da Comissão de Relações Institucionais da COFIP, Alexandra Gioso, e demais executivos, receberam, na quarta (9), a visita do prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira. Na ocasião, o prefeito apresentou parte do novo secretariado. Estiveram presentes a primeira-dama Fernanda Oliveira; os secretários de Relações Institucionais, Edilson de Paula; de Políticas Públicas para as Mulheres, Cida Maia; de Desenvolvimento Econômico, Cicero Martinha e de Trabalho Renda e Empreendedorismo, Elton Carvalho.
100 dias
O ex-prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, completou 100 dias no comando da secretaria de Segurança da Prefeitura de São Paulo. Neste período, entre os destaques, esteve a ampliação do Programa Smart Sampa, atingindo a marca de 25 mil câmeras inteligentes e a instalação do Prisômetro, na Rua XV de Novembro, 268, Centro. O painel de LED fornece, em tempo real, os números do combate à criminalidade. Até quinta (10), foram 985 condenados enviados de volta ao sistema prisional, 2.208 flagrantes e 53 desaparecidos encontrados.
Adicione um comentário