MIRANTE

12 de Julho de 2025

Contestação
Os partidos políticos brasileiros acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) 21 vezes por meio de ações constitucionais, somente no primeiro semestre deste ano. De acordo com pesquisa conduzida pela Nexus, as siglas buscam reverter decisões do Congresso e contestar o julgamento do ataque aos Três Poderes, de 8 de janeiro. Desde 1988, as legendas partidárias apresentaram 1.753 ações no STF, de acordo com levantamento conduzido pelo Partido Novo. As siglas ficam atrás apenas de corporações sindicais, que recorreram ao Supremo 2.583 vezes, e a Procuradoria-Geral da República (PGR), que ingressou com 1.756 ações no mesmo período.

Eleições
O PT realizou, no domingo (6) eleições para definir o novo presidente nacional e os presidentes estaduais e dos Diretórios Municipais. Apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara, comandará a sigla pelos próximos quatro anos. Em São Paulo, o deputado federal Kiko Celeguim foi reeleito presidente estadual. Em São Bernardo, assume a presidência o dirigente sindical Max Pinho. Em Diadema, venceu Zé Antônio; em Mauá permaneceu Rômulo Fernandes. Em Santo André, haverá segundo turno entre Eric Silva e Serginho Virginio.

Eleições I
São Caetano elegeu o Tião Vieira; em Ribeirão Pires, Fernanda Henrique e, em Rio Grande da Serra, Anita Ramos. Em São Paulo, teremos segundo turno entre o vereador Hélio Rodrigues e o ex-deputado federal Francisco Chagas. Também foi reeleito, Brás Marinho, irmão do ministro Luiz Marinho, como coordenador da macro região. O segundo turno das votações ocorrerá no domingo (27) de julho.

Projeto
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, conforme havia anunciado, em primeira mão, durante recente evento do LIDE ABC, realizou, por meio da Polícia Civil, a devolução de celulares às vítimas que tiveram os aparelhos roubados ou furtados. Trata-se de um projeto piloto que está em fase de testes pela Secretaria da Segurança Pública no Estado.

Projeto I
Ao todo, 824 notificações foram encaminhadas, 273 pessoas compareceram às unidades policiais e 142 celulares foram apreendidos na Capital. O projeto já foi realizado nos 78º, 13º e 14º Distritos Policiais da Capital e nos 1º DP, de São Bernardo, e 1º DP, de Guarulhos, mas está em fase de expansão e será implementado integralmente para todo Estado até o final de 2025.

Reeleição
O deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), em entrevista, analisou a atual situação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a disputa à reeleição em 2026. “Todas as pesquisas que vem saindo mostrando que o Lula perde popularidade quando parte para o cenário eleitoral, o Lula vence todo mundo no primeiro turno. Então, estamos acostumados. Desde que o PT nasceu, as eleições são muito difíceis. Quem decide, normalmente, é a classe média, que oscila às vezes pra direita, às vezes para a esquerda, ao longo da história. A maioria das vezes a classe média tem oscilado para o lado do presidente Lula, por isso que o PT elegeu cinco vezes o presidente da República, sendo três vezes o Lula e duas, a Dilma”, disse.

Investimentos
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, durante entrega de 10 novos ônibus, na terça (8), anunciou que prepara um grande programa de investimentos em faróis inteligentes, com tecnologia capaz de se adaptar ao fluxo de veículos em tempo real. O objetivo será reforçar a segurança e a eficiência da mobilidade no município.

Investimentos I
Marcelo Lima, um verdadeiro workaholic, também, esteve, em pleno feriado, na quarta (9), no Rio de Janeiro, onde formalizou parceria de São Bernardo com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), agência que tem como foco melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas e assentamentos humanos em todo o mundo. A parceria prevê o desenvolvimento de ações conjuntas nas áreas de meio ambiente e desenvolvimento urbano sustentável, com ênfase no enfrentamento das mudanças climáticas, entre outros.

Em Brasília
O Consórcio Intermunicipal do ABC irá inaugurar, na terça (15), após assembleia geral dos prefeitos, em Brasília, a Sala ABC. O objetivo é aproximar o órgão que representa os municípios da região com os Três Poderes. O evento contará com a presença de integrantes do governo federal e do Congresso Nacional, entre outras autoridades, além de representantes de entidades. A Sala ABC ficará no Victoria Office Tower, localizado na SAS Quadra 4, Lote 10, edifício próximo à Esplanada dos Três Poderes.

Pesquisa
O ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra, postou, em suas redes sociais, o levantamento realizada Instituto Paraná Pesquisas, na quarta (9), que o mostra com 6,7% na disputa pelo Governo do Estado de São Paulo. “Já somos mais de 1 milhão e 600 mil (6,7% para Governador) segundo a Paraná. Gratidão imensa pela confiança. Muito orgulho em representar o nosso ABC. Seguimos com o coração cheio de esperança e o compromisso ainda maior”, disse.

Pesquisa I
Já o ex-prefeito de São Bernardo e atual secretário de Segurança da Capital, Orlando Morando, postou outra pesquisa, também do Instituto Paraná, na qual o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), figura com 29% de intenção de votos para o Governo de São Paulo. Na mesma postagem está escrito: “Para o Brasil voltar a dar certo, Tarcísio presidente e Ricardo Nunes, governador”.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário