MIRANTE

13 DE AGOSTO DE 2011

TV do ABC
Uma coisa curiosa chamada atenção das pessoas presentes a algum evento social no ABC. Um apresentador de programa, num dos espaços vendidos pela Net, leva para o local, câmeras, luzes e até uma produtora. Entrevistam os principais participantes. Com todo o charme, fazem um enorme aparato a uma entrevista, principalmente em local de destaque. Ocupam o entrevistado por 15 minutos ou mais. Provocam uma agitação total no evento. A curiosidade, evidentemente, fica para depois. Não sabe qual o canal que vai passar a entrevista, nem o dia e nem a hora da exibição. No evento, apronta uma enorme agitação, depois ninguém sabe, ninguém viu.

Agitação
Realmente, os vários pré-candidatos a prefeito de Santo André se movimentam no sentido de ganhar mais espaço. Na feijoada da Apae, no domingo (7), o prefeito Ravin e o vereador Paulinho Serra marcaram presença num evento que reuniu mais de 850 pessoas. Paulinho foi de mesa em mesa cumprimentar os presentes. O prefeito Ravin, por sua vez, com seu jeitão brincalhão, quando para nas mesas para cumprimentar as pessoas, agita o pedaço, pois todos queriam cumprimentá-lo.

Mais candidatos
O sindicalista Martinha, que na eleição municipal passada, foi candidato a vice-prefeito na chapa do ex-deputado Vanderlei Siraque (PT), está no comando do diretório municipal de Santo André. O PDT também vai sair com candidato a prefeito, do qual Martinha será o vice. O candidato será Raimundo, que no primeiro turno da última sucessão municipal obteve 70,9 mil votos e que já se candidatou a deputado em várias eleições passadas.

Desfiliação
O ex-vereador Ramon Ramos desfiliou-se do DEM, dias atrás. Como se sabe, Ramon teve seu mandato cassado pelo então presidente da Câmara de São Bernardo, ex-vereador Otávio Manente, porque estava cumprindo em liberdade uma condenação judicial por porte de arma.

Outra edição
O ex-prefeito de São Bernardo, Tito Costa, lançou a quinta edição de seu livro “Responsabilidade de Prefeitos e Vereadores” pela Editora Revista dos Tribunais. Tito é um profundo conhecedor da legislação dos direitos administrativos eleitoral. O livro deveria estar em todos os gabinetes de vereadores e prefeitos do ABC.

Com Baleia
O vereador Tunico Vieira, pré-candidato a prefeito de São Bernardo, manteve contato, na quinta (4), com Baleia Rossi, filho do ministro Wagner Rossi, presidente do diretório estadual do PMDB de São Paulo. Na oportunidade, colocou seu nome à disposição do partido para disputar a eleição para prefeito no próximo ano.

Vice
Há muita movimentação entre vereadores e políticos de São Bernardo no sentido de serem indicados para ser vice na chapa comandada pelo prefeito Luiz Marinho (PT), candidato à reeleição. Estão querendo puxar o tapete do atual vice, Frank Aguiar.

Outdoor
O deputado Alex Manente (PPS) colocou outdoors em várias ruas do ABC para “prestar contas” aos seus eleitores. Os assuntos escolhidos, que estão no cartaz, foram Maternidade de São Bernardo e Metrô ABC. Por sinal, com relação ao Metrô ABC, todos os deputados locais dizem em suas mensagens que “lutam pela vida do Metrô ABC”

Caixa
Nos meios políticos de São Caetano, há filiados a partidos pequenos que já parecem ter jogado a toalha com relação às eleições do próximo ano. Porque podem ser ouvidos comentários que atribuem ao “poder econômico” uma eventual vitória do candidato apoiado pelo Palácio da Cerâmica. Argumentos que são rebatidos por vários participantes ativos da vida política da cidade, com a constatação de que “falta de votos é que derrota candidatos”. Tudo indica que haverá uma boa polêmica nos próximos meses.

Aferição
Enquanto isso, medidas de aferição da popularidade e/ou aceitação de eventuais pré-candidatos a prefeito parecem estar sendo ensaiadas pelo Paço Municipal, visto que tanto a assessora do prefeito José Auricchio, Regina Maura Zettone Grespan, quanto o chefe de gabinete, Luiz Antonio Cicaroni, estão com superexposição na mídia, participando de variados eventos. Seria prenúncio de composição PTB-PP, pergunta-se nos corredores do Legislativo.

Manga
Partidos que passaram por reestruturação total e saíram da base aliada – caso do PMDB municipal – podem estar guardando cartas na manga, observa-se nos corredores do Palácio da Cerâmica. Já houve várias tentativas de diálogo de emissários do Paço com os novos dirigentes da sigla, mas tudo indica que sem sucesso. E o nome do eventual candidato próprio do PMDB à Prefeitura continua escondido, trancado a sete chaves. Mas uma coisa já transpirou: o vice-presidente da República, Michel Temer, estaria diretamente interessado no reerguimento do partido na cidade. Acordo PT-PMDB à vista?

Deu na mídia
O professor da ECA-USP, Eugênio Bucci, em seu artigo para o Estadão, na quinta (11), disse o seguinte sobre a TV Cultura: “Das duas, uma: ou ela (TV Cultura) não terá recursos para mais nada e se perderá na irrelevância até desaparecer na garoa cinzenta, às margens do Tietê, ou terá de buscar o faturamento no mercado publicitário – o que já vem fazendo, há uns bons anos – e, nesse caso, ficará cada vez parecida com as televisões comerciais. Será a morte do mesmo jeito.