Veto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá vetar o trecho do projeto de lei que reduz as penas dos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023. Lula foi informado por aliados de que o Senado não apenas manterá a diminuição das penas como uma ala da Casa pretende até mesmo encaixar a anistia no texto, com o objetivo de livrar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da prisão. Caso isso ocorra, o projeto voltará para análise da Câmara e não haverá tempo hábil para nova votação neste ano, posto que o recesso parlamentar se inicia no fim da próxima semana.
Lavagem
Investigações da Polícia Federal indicam que o desvio de emendas parlamentares começou a se entrelaçar com o crime organizado para lavagem de dinheiro, como ocorreu no Maranhão. Na terça (23), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, promoverá audiência pública para verificar o monitoramento sobre o destino das emendas. O Tribunal de Contas da União (TCU) tem capacidade para rastrear 70% das transferências Pix no exercício financeiro de 2025. Ao todo, são 40 mil emendas desse período, despachadas por parlamentares a seus redutos eleitorais.
Votação
A Câmara dos Deputados rejeitou a cassação da deputada federal Carla Zambelli (PL) em votação, na quinta (11). Dos 408 parlamentares que formaram o quórum, 227 foram a favor da perda do mandato, 170 contra e 10 se abstiveram. O mínimo exigido para a cassação era de 257 votos. Dos deputados federais do ABC, Alex Manente (Cidadania) e Fernando Marangoni (União Brasil) se abstiveram; Vicentinho (PT) e Maurício Neves (PP) votaram a favor da perda do mandato.
Troca
O governador Tarcísio de Freitas anunciou, na quarta (10), Adriana Liporoni como nova secretária de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo. Ela substituirá Valéria Bolsonaro, que deixa o cargo para retomar o mandato na Assembleia Legislativa (Alesp). Delegada de Polícia há mais de 30 anos, Adriana é a atual coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher em São Paulo. Na quinta (11), Geraldo Melo Filho foi indicado para o comando da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Ex-presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Melo Filho assumirá o cargo ocupado por Guilherme Piai.
Metrô
O governador Tarcísio de Freitas, em Diadema, na segunda (8), falou sobre a chegada do metrô ao ABC. “Estamos com o projeto de engenharia em execução da Linha 20 e dentro do cronograma. Então, a previsão é que acabe em setembro de 2026 o projeto e, a partir daí, vamos poder licitar a obra do metrô, da Linha 20, que vai conectar o ABC com as linhas de metrô ao Centro de São Paulo”, contou.
Metrô I
Tarcísio também revelou que há estudos para viabilizar a vinda do metrô à Diadema. “Estou tratando do metrô, está em estudo. Vamos projetar a Linha 21, que vai ligar Diadema ou a Linha 1 ou à Linha 20, porque queremos ver o metrô chegar em Diadema”, afirmou.
Visita
O governador Tarcísio de Freitas realizou quatro visitas ao ABC neste ano, sendo duas à São Bernardo, uma à Santo André e a quarta, para Diadema. Deverá encerrar 2025 com cinco visitas. Isso porque anunciou, na segunda (8), que voltará ao ABC, mais especificamente à São Bernardo, para a inauguração do Piscinão Jaboticabal, no sábado (27) de dezembro.
Apoio
O governador Tarcísio de Freitas, na segunda (8), em Diadema, reforçou que sua lealdade ao ex-presidente Jair Bolsonaro é “inegociável” e que o presidenciável, o senador Flávio Bolsonaro (PL), irá contar com seu apoio nas eleições de 2026. “O Flávio disse a escolha que o Bolsonaro fez pelo nome dele. O Flávio vai contar com a gente, ele tem uma grande responsabilidade a partir de agora”, contou.
Aceno
A deputada federal e presidente do Podemos, Renata Abreu, esteve em São Bernardo, no sábado (6), para a abertura do Natal Iluminado. O prefeito Marcelo Lima afirmou: “Essa mulher tem me ajudado muito, ajudado São Bernardo. Ela já é a deputada federal que mais recursos trouxe para a nossa cidade”, disse. Renata retribuiu o aceno: “O Marcelo faz política com amor, com a política que olha nos olhos. Hoje, ter um prefeito que arregaça as mangas, ninguém aguenta o pique do Marcelo, não. Trabalha 24h, acorda cedo, dorme tarde, está em Brasília o tempo todo. Nunca desiste” e frisou ser a “mãe de São Bernardo”.
Aceno I
O deputado federal e presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, esteve em Diadema, na segunda (8), para acompanhar a visita do governador Tarcísio de Frei-tas. Na ocasião, disse que o prefeito Taka Yamauchi (MDB) é um dos “maiores gestores públicos do Brasil”. Taka respondeu ao aceno: “O Baleia não é um deputado, é um pai para Diadema”.
CEP
O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, esteve em Brasília, na quarta (10), onde participou da reunião da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades. Na ocasião, foi debatido o reconhecimento oficial do endereço de comunidades em vulnerabilidade. Em Mauá, o ‘CEP Para Todos’, será implantado em 53 ruas do Jardim Pajussara, que passarão a ter os oito números oficiais designados pelos Correios. As ruas serão identificadas em placas. A entrega oficial está prevista, para quinta (18), a partir das 14h, no próprio bairro.
Mudança
A partir de janeiro de 2026, o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) de Mauá ganhará o Programa Mais Saúde em Casa, que passará a entregar nas residências dos pacientes acamados medicamentos e insumos para os tratamentos. Ação que deverá beneficiar cerca de 300 pessoas.














Adicione um comentário