Discurso
O governador Tarcísio de Freitas, no domingo (7), deixou de lado o discurso que pratica em conversas com empresários e líderes do Centrão, falando de economia e de uma alternativa viável ao PT e subiu o tom. Citou citou a anistia 19 vezes em sua fala, defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro, como candidato a presidente e criticou o PT. “Só existe um candidato para nós, que é o Bolsonaro. Estamos para clamar por justiça e se estamos defendendo a anistia é porque sabemos que esse processo está maculado (…) um país que vai se livrar das garras do PT, que vai se reencontrar com a maior liderança de direita, que é Bolsonaro”, disse.
Discurso I
Tarcísio também passou recado para o presidente da Câmara, Hugo Motta e criticou a “tirania” do ministro do STF, Alexandre de Moraes. “Qual o recado que queremos dar para o Hugo Motta? Presidente da Casa nenhum pode conter a vontade da maioria do Plenário, pode conter a vontade de mais de 350 parlamentares Temos que viver em um país, onde as divergências sejam resolvidas na urna, deixa o Bolsonaro ir para a urna. Qual o problema? Não vamos aceitar a ditadura de um poder sobre o outro (…) ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como o Moraes”.
Bandeira
Dados da AP Exata -Inteligência Digital, baseados em 27 mil publicações no X e Instagram, realizadas, no domingo (7), revelaram que 69,4% das menções à presença da bandeira norte-americana no protesto da Av.Paulista, em São Paulo, foram negativas, 21,6% positivas e 9% neutras. O impacto político foi imediato. A imagem circulou com rapidez e se tornou o enquadramento dominante. Para muitos, a cena não celebrou a independência e acabou reforçando a percepção de uma subserviência inadequada.
Crescimento
O Estado que mais cresceu no País no primeiro semestre do ano foi Paraná, com alta de 6,1%, de acordo com dados do Banco Central. O resultado foi considerado uma verdadeira vitrine para o governador Ratinho Júnior (PSD) e animou os aliados que defendem sua candidatura presidencial em 2026. O governador é um dos cotados para concorrer à presidência da República e tem apoio do presidente do PSD, Gilberto Kassab, para entrar na disputa.
Audiências
O ABC promove, na segunda (15), a segunda série de audiências públicas para a implementação dos dois primeiros campi do Instituto Federal (IF), que serão instalados em Diadema e Mauá. A audiência será realizada em Diadema, no auditório da Fundação Florestan Fernandes (Rua Manuel Nóbrega, 1149, Vila Conceição). Na quarta (17), também às 18h30, o evento será no Teatro Municipal de Mauá (Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia).
Reunião
O secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal do ABC, Aroaldo da Silva, se reuniu, em São Paulo, com secretários municipais paulistanos e subprefeitos para alinhar ações conjuntas nas áreas de divisas. A pauta da reunião incluiu a criação do Grupo de Trabalho Divisas, com o objetivo de ampliar a integração de políticas públicas entre as sete cidades do ABC e a Capital. Nove subprefeituras de São Paulo fazem limite com cinco cidades do ABC, áreas que somam cerca de 2,5 milhões de habitantes.
Enérgico
Um secretário municipal do ABC é tão “enérgico” que fez com que a equipe de um secretário do Governo de São Paulo pensasse, ao chegar para uma reunião no Palácio dos Bandeirantes, que ele fosse o prefeito. Quando o prefeito, que costuma chegar, sempre em atraso, chegou, ficaram “surpresos” .
Em Brasília
O prefeito de Santo André e vice-presidente de Precatórios da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Gilvan Ferreira, esteve na terça (9), em Brasília para acompanhar a promulgação da PEC 66/2023. A cerimônia reuniu prefeitos de diversas regiões do Brasil. A PEC 66 estabelece limites proporcionais à Receita Corrente Líquida para pagamento de precatórios (entre 1% e 5%), permitir a renegociação de débitos previdenciários e substituir a Selic pelo IPCA como índice de correção. Em Santo André, a expectativa é que se deixem de ser pagos R$ 90 milhões anualmente, para que sejam destinados à outras áreas da cidade.
Encontro
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, estará na Associação Comercial e Industrial de São Bernardo (ACISBEC), na terça (23), onde participará de Encontro Empresarial. Na ocasião, empresários e empreendedores poderão conhecer projetos, ações e perspectivas para o desenvolvimento econômico do ABC.
Eleições
O PSDB de São Paulo deu início a um cadastro para tucanos que pretendem disputar as eleições para deputado federal e estadual. O chamamento está sendo feito de modo digital e prevê a capacitação política dos postulantes. O partido planeja eleger de 3 a 4 deputados federais, e de 4 a 6 deputados estaduais nas eleições de 2026. “Vamos construir os melhores quadros para São Paulo e para o Brasil”, disse o presidente estadual do PSDB, Paulo Serra.
Almoço
O LIDE ABC traz, na terça (16), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, para Almoço Empresarial, no restaurante Baby Beef Jardim, em Santo André. Segundo Walter Dias, CEO do LIDE e LIDE Futuro ABC, o evento será uma oportunidade ímpar para aproximar ainda mais os líderes da região das discussões nacionais. “Mais do que um balanço de gestão, sua presença nos permitirá refletir sobre os rumos do Brasil e as oportunidades que podem surgir para nossa região no cenário nacional”, disse.














 
			 
			 
			 
			     			 
			     			 
			     			
Adicione um comentário