“Liberou geral”
Os candidatos do ABC, ao que tudo indica, aguardavam com muita ansiedade a hora de começar oficialmente a campanha eleitoral. Finalmente, na sexta (6), muitos candidatos começaram com muito pique. Os que estavam mais preparados, como em São Caetano, a candidata Regina Maura colocou as bandeiras de sua candidatura em alguns cruzamentos da avenida Goiás. Outros já pintaram o carro, etc. De um modo geral, os candidatos estão nas ruas divulgando suas candidaturas.
Nova sigla
O vereador Paulinho Serra, o mais votado em 2008 com 6,1 mil votos, deixou o PSDB depois que não conseguiu homologar sua candidatura pela legenda. Deixou o partido, juntamente, com mais de 20 filiados, inclusive o ex-deputado Duílio Pisaneschi. Agora, Paulinho filiou-se ao PHS.
Reciclagem
Uma advogada de Santo André, que só atua no período eleitoral assessorando candidatos, quer, porque quer, anular a convenção de um partido. Como não tem argumentação suficiente para defender sua causa, resolveu jogar culpa na imprensa: “jornal semanal, que não circula em Santo André”. Pois é…
Mais vagas
Santo André não ampliou o número de vereadores nesta eleição, permanecendo com 21. A rejeição foi durante uma votação em plenário por parte dos vereadores. São Bernardo e São Caetano aumentaram o total de vereadores. Em São Bernardo, ampliaram de 21 para 28 vereadores e em São Caetano.
Campanha
O empresário Raimundo Salles (PDT) está em plena campanha para se eleger prefeito de Santo André. Também foi candidato em 2008, quando obteve 70,9 mil votos, ficando em terceiro lugar. Sua presença no pleito para prefeito, evidentemente, leva a eleição para o segundo turno. Na ocasião, Salles ficou atrás de Aidan (PTB), que obteve 81,1 mil votos e Siraque (PT), 182,3 mil votos.
“Aos amigos”
O vereador Tunico Vieira (PMDB), em seu artigo desta semana neste jornal, justificou, para os amigos, sua posição sobre a escolha do candidato a vice na chapa do PT: “o PMDB e suas lideranças trabalham e articularam para que fosse candidato a vice-prefeito em São Bernardo, por entender que estava maduro, preparado (…) Mas, infelizmente, num processo de escolha muito difícil, confuso e traumático, a decisão final fez com que tal projeto não fosse concluído. (…) também não seria candidato a vereador, essa será a primeira eleição, após 20 anos, que não irei disputar”.
Nas feiras livres
O prefeito Luiz Marinho também percorre as feiras livres de São Bernardo para fazer campanha. Pela sua proximidade com Lula, Marinho vem ganhando enormes espaços na mídia como uma nova liderança do PT, inclusive para o governo estadual. Dois jornais já deram o devido destaque: o Estadão e o Valor Econômico. Um trecho da matéria do Estadão diz o seguinte: “cotado para disputar o Palácio dos Bandeirantes, Marinho aumentou nos últimos anos sua influência para além do ABC, pegando para si parte do espólio do ex-presidente do PT, José Dirceu”.
Dupla
Alex Manente (PPS) e Admir Ferro (PSDB) também estão fazendo corpo-a-corpo com o eleitorado de São Bernardo. Recentemente, estiveram andando pelas ruas do bairro Alvarenga. Segundo consta, a dupla aguarda a presença do governador Alckmin para um corpo-a-corpo na área central da cidade.
Ativo
O deputado estadual Orlando Morando (PSDB) participa da campanha da candidata Regina Maura (PTB) em São Caetano. Na inauguração do comitê de campanha da candidata, Morando marcou presença.
Lado a lado
O prefeito Auricchio participa ativamente da campanha da candidata Regina Maura (PTB). Em todos os compromissos assumidos, neste início de campanha, o prefeito Auricchio aparece nas fotos ao lado da candidata. Por sinal, no dia que a campanha eleitoral foi liberada, cabos eleitorais já estavam na avenida Goiás com diversas bandeiras de Regina Maura. Percebe-se, assim, que a candidata tem boa infraestrutura para a campanha.
Na luta
O vereador Paulo Pinheiro (PMDB), com sua simpatia e carisma, por onde passa fazendo campanha atrai moradores que querem cumprimentá-lo e desejar boa sorte na campanha. Na maioria das vezes, escuta queixas dos moradores contra o governo. A sua candidata a vice, Lúcia Dal´Mas, também o acompanha nas caminhadas nas feiras e no corpo-a-corpo.