MIRANTE

15 DE OUTUBRO DE 2011

Homenagem
O vereador Israel Zekcer, na próxima terça (18), às 19h, no plenário da Câmara de Santo André, irá prestar significativa homenagem a quatro pessoas que contribuiram para a história da cidade: empresário Dorival Sortino, advogado Luiz Granziera, professor e técnico de volei Antonio Carlos Moreno e jornalista Alberto Floret, desta “Folha”. A greve do Correio está atrapalhando a entrega dos convites pela Câmara.

Disputa
Pelo menos, nesta semana que está terminando, as divergências internas entre auxiliares do prefeito Ravin não foram abordadas, com destaque, pela mídia local, como na semana retrasada. Por sinal, essas divergências internas que chegam às páginas dos jornais não fazem bem para a atual administração.

Nanicos
Os partidos nanicos, que não vão indicar candidatos para prefeito, começam a se articular para próxima sucessão municipal em Santo André. Empresários, advogados e outros interessados filiaram-se a partidos nanicos com a finalidade de terem participação com um dos partidos fortes em forma de apoio e também de cargos para o próximo governo.

Reunião
O presidente do PT, deputado Rui Falcão, que foi diretor de redação da revista Exame, Editora Abril, décadas atrás, esteve na sexta (14) em Santo André reunido com todos os presidentes dos diretórios municipais do ABC. Falcão disse para a mídia que o PT tem chance de eleger cinco prefeitos na região em 2012. É bom lembrar quem fez essa afirmação meses atrás na região foi o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho.

Nada ainda
A oposição em São Bernardo, comandada pelo PSDB e PPS, ainda não definiu nada sobre a próxima sucessão municipal de São Bernardo. O impasse deve persistir até maio do próximo ano, quando surgem as decisões para a realização da convenção que vai escolher os candidatos a prefeito. O deputado William Dib (PSDB), ex-prefeito, e o deputado Orlando Morando (PSDB), fortes candidatos a prefeito, estão sem conversar sobre política municipal desde a eleição de 2008.

Mais adiante
O deputado Orlando Morando já firmou que sua posição sobre a sucessão municipal em São Bernardo só será conhecida em junho do próximo ano. Mas, acredita que seu partido terá candidatura própria.

Duas canoas
O deputado William Dib, semanas atrás, afirmou que iria apoiar a candidatura do vereador Admir Ferrro (PSDB) para prefeito de São Bernardo no próximo ano. Agora, um jornal local divulga que a esposa de Dib, Marilda Dib, filiou-se ao PPS e pode ser candidata à vice-prefeita na chapa encabeçada pelo deputado Alex Manente (PPS). Se realmente isso acontecer, seria interessante saber quem iria Dib apoiar: a chapa de sua esposa ou a do vereador Ferro?
Saiu mais um
Sônia Xavier, presidente da Fundação Pró-Memória, da Prefeitura de São Caetano, filiou-se ao PMDB dias atrás. Segundo consta, poderá ser a vice na chapa do vereador Paulo Pinheiro na eleição de 2012. Por isso, foi exonerada do cargo pela atual administração.

Férias
O prefeito José Auricchio (PTB) entrou em férias e só retorna na sexta (21).

Rachaduras
Interessante é que alguns partidos políticos de São Caetano devem partir para as eleições de 2012 com problemas internos de composição entre grupos que disputam o poder dentro da sigla, a não fora dela. É o caso do PMDB, onde os antigos dirigentes foram simplesmente defenestrados e não escondem sua insatisfação. No PSDB também haveria grupos discordantes.

E ponto…
Um elemento de futura discórdia dentro do PTB de São Caetano pode ser o fato de o prefeito José Auricchio querer monopolizar o comando do diretório municipal da sigla sem que haja, ao menos, relativa consonância de pontos de vista no interior da legenda. Se o chefe do Executivo estiver disposto a resolver a questão do candidato oficial a prefeito de forma autocrática, afirmam alguns insatisfeitos, enfrentará contendas dentro do próprio partido. Já se iniciaram com a saída do vereador Paulo Pinheiro.

Castelo?
Há quem aproveite o clima pré-eleitoral, a fim de expor eventuais pontos nervosos dos adversários atuais e futuros. Por exemplo, a oposição ao Executivo vem lembrando em muitos lugares públicos que o prefeito pouco contato tem tanto com os próprios secretários, quanto com a população de modo geral. E contrapõem a esse comportamento a do ex-prefeito Luiz Tortorello, que chamava a si mesmo de rueiro, ou seja, político afeito a dialogar com o povo nas ruas, sem quaisquer intermediários.

Diversão
Nos círculos políticos de São Caetano são cada vez mais freqüentes os comentários no sentido de que a eventual candidatura da assessora Regina Maura Zettone Grespan seja manobra diversionista do Paço Municipal. O real candidato a ser lançado pelo prefeito José Auricchio seria o publicitário Ivan Cavassani, cuja empresa, há anos, tem a Prefeitura como  cliente.

Bloco
Tudo indica que um bloco grande de oposição ao prefeito José Auricchio Jr. esteja se formando em São Caetano e esteja reunindo tendências políticas e partidos bastante diversificados. O objetivo único seria derrotar o pequeno grupo político que se formou em torno do chefe do Executivo e anulá-los na vida político-partidária da cidade. Parece que PT e P-Sol, antes arquiinimigos, estariam sentados à mesma mesa para dialogar sobre composições pontuais.