MIRANTE

16 de Agosto de 2025

Tarifaço
Levantamento elaborado pela Ipsos/Ipec mostra que 75% dos brasileiros veem como uma decisão de natureza eminentemente política, o tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil. De acordo com a pesquisa, apenas 12% dos entrevistados acreditam que a medida se baseia em uma questão comercial, enquanto 5% dizem tratar tanto de questões comerciais quanto políticas.

Tarifaço I
A percepção de que a decisão de Trump tem motivação política é majoritária em todos os segmentos demográficos, porém se destaca entre os entrevistados da faixa etária de 45 a 59 anos (80%) e entre os moradores das Regiões Nordeste e Sudeste (77% em cada). Esses índices superam os observados nas demais regiões: Norte/Centro-Oeste (71%) e Sul (72%).

Reação
“Obrigado, presidente Donald Trump”. Foi assim que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) reagiu, no mês passado, ao tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos Estados Unidos a produtos brasileiros. Porém, a reação de expoentes da direita mundial ao tarifaço foi diferente. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, classificou as tarifas dos Estados Unidos como uma “escolha equivocada”. O secretário-geral no Congresso, do partido espanhol de extrema-direita Vox, José María Figaredo, classificou as taxas como “péssima notícia”. Já Alice Weidel, da ultra-direita AfD, na Alemanha, chamou as tarifas de Trump de “veneno para o livre comércio”.

Relatório
O governo dos Estados Unidos, do presidente Donald Trump, criticou o governo brasileiro e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em um relatório anual do Departamento de Estado sobre a situação dos direitos humanos e das liberdades políticas no Brasil. A informação é do jornal americano The Washington Post. O texto foi apresentado ao Congresso dos Estados Unidos, na terça (12).

Investimento
O PAC Saúde 2025, do Ministério da Saúde, irá beneficiar quase 600 municípios de São Paulo com a entrega de 1.003 combos de equipamentos para qualificar a estrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A ação totaliza R$ 187,9 milhões destinados exclusivamente ao Estado de SP. A medida deve beneficiar mais de 32,8 milhões de paulistas. Ao todo, serão adquiridos 10 mil combos, cada um contendo 18 equipamentos estratégicos, como ultrassom portátil, desfibrilador, laser terapêutico, etc. A previsão é que os equipamentos comecem a ser entregues a partir de novembro próximo.

Facções
O Brasil tem hoje 64 facções espalhadas pelas 27 unidades da federação, segundo dados coletados junto a fontes das secretarias de Segurança Pública, Administração Penitenciária e Ministérios Públicos dos estados, publicados pelo jornal O Globo. Das 64 facções, 12 têm presença em mais de um estado, e outros 52 são, até onde se sabe, organizações locais. Duas delas têm presença efetivamente nacional: o PCC (Primeiro Comando da Capital), que está presente em 25 unidades da federação, enquanto que o PV (Comando Vermelho) se encontra em 26.

Facções I
Os grupos só não atuam no Rio Grande do Sul, que possui suas próprias facções interestaduais: Bala na Cara (BNC) e Os Manos. Os estados que mais concentram grupos criminosos são: Bahia (17), Pernambuco (12) e Mato Grosso do Sul (10). A rota do narcotráfico que passa pela fronteira com o Paraguai e a Bolívia estimulou 9 das 12 facções interestaduais a criarem núcleos de atuação nestes locais.

Câmeras
O governador Tarcísio de Freitas participou, na segunda (11), na Praça da Sé, da entrega de câmeras que serão instaladas em motos da Polícia Militar. Ao todo, 50 câmeras OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) foram instaladas em motocicletas da PM. O equipamento permite a leitura automática de placas veiculares e o cruzamento de informações com sistemas de segurança, emitindo alertas em tempo real para as equipes em patrulhamento. Tarcísio também garantiu que: “até o final de 2026 vão ser 23 mil novos policiais militares”.

Muralha Paulista
Atualmente, 554 dos 645 municípios do Estado já estão integrados ou em fase de integração, incluindo os do ABC, ao programa estadual Muralha Paulista, que usa tecnologia para monitoramento e combate à criminalidade em tempo real. Já são mais de 20,6 mil câmeras interligadas. Desde a implantação da iniciativa, já foram gerados mais de 100 mil alertas por leitura de placas e 3,1 mil por reconhecimento facial, que contribuíram para prisões e para a redução dos índices criminais em São Paulo.

Participação
O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, é um dos painelistas confirmados para o Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios 2025, que será lançado durante o CLP Day, um dos maiores eventos de gestão pública do país. O evento acontecerá, na quarta (27) de agosto, no Congresso Consad 2025, em Brasília. Outros nomes confirmados são: Eduardo Riedel, governador do Mato Grosso do Sul; Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; Raquel Lyra, governadora de Pernambuco; Ratinho Jr, governador do Paraná, entre outros.

Avião
O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, esteve na Suíça, nessa semana. Em Genebra, se reuniu com representantes da ONU (Organização das Nações Unidas), e, em Lausanne, participou de encontro na Fiba (Federação Internacional de Basquete), para debate sobre a modalidade de Basquete 3×3. Mesmo à distância, Taka realizou troca no secretariado. Saiu Jefferson Nogoseki de Oliveira do comando da Secretaria de Esporte e Lazer, e entrou o secretário adjunto, Renato Gomes Moreira, para a titularidade da Pasta.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário