MIRANTE

17 de Maio de 2025

Conquista
O PSD de Gilberto Kassab, após ter conquistado dois governadores tucanos, nos últimos meses, Raquel Lyra (PE) e Eduardo Leite (RS), planeja, agora, os próximos passos. O objetivo é trazer o terceiro e último governador tucano, Eduardo Riedel (MS). As tratativas para sua filiação estão avançadas. Além dele, há a intenção de atrair o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), cujo aliado, o deputado federal Luciano Amaral, já se juntou ao PSD. Com as novas filiações, Kassab, em seu partido, passou a contar com dois pré-candidatos à Presidência, Eduardo Leite (RS) e Ratinho Júnior (PR).

Reposição
Com condenação, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a dez anos de prisão, além da perda do cargo de deputada federal de Carla Zambelli (PL), o PL poderá ficar sem mais um dos seus campeões de votos de 2022. Zambelli havia conquistado 946.244 votos na ocasião. Os outros são Eduardo Bolsonaro (PL), 741.701 votos, que foi para os Estados Unidos e poderá disputar o Senado, nas eleições de 2026, e Ricardo Salles, com 640.918 votos, hoje no partido Novo. A sigla, agora, busca nomes substitutos para os 2,3 milhões de eleitores. Entre os cotados estão o vereador Lucas Pavanato, mais jovem votado em 2024 na Capital, e Renato Bolsonaro, irmão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Embarque
Políticos que embarcaram junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no avião presidencial ficaram contentes com o fato de a primeira-dama Janja ter viajado antes deles para a Rússia. Sem Janja a bordo, puderam conversar mais à vontade com Lula sobre os assuntos que lhes interessavam.

Palco
Nova York (EUA) foi palco de vários eventos empresariais, nessa semana, incluindo o LIDE Brazil Investment Forum, o Brazil Summit, e a Brazilian Week. A 14ª edição do LIDE Brazil Investment Forum aconteceu, na terça (13), no Harvard Club, e reuniu líderes e investidores para impulsionar investimentos no Brasil. O Brazil Summit, foi realizado, na quarta (14). A Brazilian Week, que ocorreu de segunda (12) a quinta (15), contou com seminários e workshops sobre temas como ESG, inteligência artificial e inovação.

Candidato
O ministro da Infraestrutura, Márcio França, em entrevista ao jornal O Globo revelou que tem “vontade de ser governador de São Paulo”. Diz que o governador Tarcísio é o “nome mais forte da direita para o Planalto” e que talvez ele “não tenha outra chance com condições como agora”. Também afirmou que por estar há mais de 40 anos no PSB, seu espectro político de origem é mais ao centro do que “de um petista”, mas garantiu que o presidente Lula estará “100%, 120%” em seu palanque.

Disputa
França, ao ser questionado sobre a possível disputa nas urnas com o governador Tarcísio de Freitas, disse que com ele, Tarcísio não “vai encontrar moleza”. Também criticou as privatizações estaduais. “No primeiro momento, dá a impressão de que ao privatizar, diminui-se o gasto do Estado e pronto. Mas o Estado não é feito para dar lucro, e sim para estar equilibrado”, disse. “Faz um governo pouco concreto, de expectativas”, classificou.

Aprovado
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, na terça (13), o novo valor do Salário Mínimo Paulista, que passa a ser fixado em R$ 1.804. A medida será encaminhada para sanção do governador Tarcísio de Freitas. Por meio de uma emenda, os parlamentares incluíram os cuidadores de pessoas com deficiência entre as categorias abrangidas pelo mínimo estadual e unificou o valor pago a cerca de 70 classes profissionais.

Aprovado I
Na mesma pauta de votação, também foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 11/2025, que concede reajuste de 10% ao piso salarial dos servidores públicos estaduais por meio de abono complementar, equiparando o funcionalismo ao novo valor do mínimo paulista. Segundo o Governo de SP, cerca de 91 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas serão beneficiados, incluindo o governador, o vice-governador e os secretários estaduais.

Em branco
Passado o frenesi eleitoral do ano eleitoral, onde todo e qualquer político fica ávido por dar pronunciamentos à imprensa, gravar vídeos e tirar fotos, os jornalistas se deparam com outra realidade. Tanto o governador Tarcísio de Freitas, quanto a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que estiveram, respectivamente, em São Bernardo e Santo André, na última semana, deixaram jornalistas à espera de pronunciamento, mas saíram dos eventos sem falar com a imprensa.

Fiscalização
O relator do orçamento de 2025 do Governo de São Paulo no Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), Marco Bertaiolli, escolheu três programas do governador Tarcísio de Freitas para serem analisados com mais detalhes, ao longo deste ano. São eles: Acordo Paulista (programa de transação tributária para regularizar débitos inscritos em dívida ativa), Alfabetiza Juntos SP e Tabela SUS Paulista. Ao Estadão, Bertaiolli revelou que se trata de uma “fiscalização estratégica”.

Avião
Prefeitos do ABC devem estar em Brasília, na próxima semana, para reuniões e participarem da VI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento acontecerá, de segunda (19) a quinta (22), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

Leilão
Um dos pontos mais cobiçados da Av.Portugal, em Santo André, o terreno que abrigava a mansão do ex-prefeito da cidade, Lincoln Grillo, foi a leilão e foi arrematado por um forte empresário do município.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário