MIRANTE

18 DE JUNHO DE 2011

Livro
O ex-ministro Palocci, que exalta sempre seu bom relacionamento com mercado financeiro nacional e internacional, poderia seguir o exemplo de outros americanos que deixaram o governo nos EUA. Assim, poderia se lançar como escritor, escrevendo um livro com o seguinte título: “Com Ficar Milionário em 4 Anos”.

Mais uma vez
O governador Geraldo Alckmin, em menos de um mês, visitou Santo André pela segunda vez. Agora, para uma sessão plenária do Consórcio Intermunicipal, no Teatro Municipal, junto com prefeitos locais, secretários estaduais e municipais. Na ocasião foi apresentada a Agenda Metropolitana do Governo e do Consórcio para melhorar o relacionamento entre secretários locais e estaduais. Na primeira vez, Alckmin fez passeata pelas ruas centrais junto com o prefeito Ravin. Desta vez, na reprisou a caminhada.

Reunião
Pela primeira vez, o Consórcio Intermunicipal conseguiu realizar um evento de suma importância para o ABC. O governo Alckmin, realmente, atendeu a região com um imenso pacote de obras a vários setores, desde implantação de novos trajetos de trens, habitação, educação, unificação da passagem de ônibus na área metropolitana, etc.

Muita grana
O jornal PT Informa, do diretório municipal do partido, revelou que “gestão de Luiz Marinho e o governo federal, em parceria, investem R$ 410 milhões em habitação. Deverão entregues 5,3 mil novos apartamentos, por meio do  PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em toda cidade.

Sem aspones
O prefeito Luiz Marinho (PT), no dia-a-dia na Prefeitura, costuma receber em seu gabinete todas as pessoas que marcaram antecipadamente um horário de visita. No lado de fora, com já foi dito aqui, não há nenhuma tropa de aspones esperando a visita. Contudo, Marinho é metódico no seu relacionamento: quando o assunto tratado foi esgotado, educadamente fica esperando a despedida do visitante.

Participação
O deputado Orlando Morando (PSDB), líder do PSDB na Assembléia Legislativa, em nota distribuída “comemorou a conquista de R$ 6,3 bilhões de investimentos do Governo do Estado para o ABC”. Morando teve forte atuação junto a Alckmin para conseguir essas conquistas.  Isso pode ser comprovado nas informações (press-realese) distribuídas sobre os detalhes do montante do investimento, inclusive com total de casas e apartamentos destinadas a cada cidade das 9.043 unidades habitacionais previstas para 2012.

Ainda não
Um servidor aposentado da Prefeitura de São Bernardo continua reclamando sobre o atraso do Plano de Carreiras, Referências, Cargos e Salários. Segundo ele, a confecção do Plano foi adiada mais uma vez.

Bumbo
Filho do ex-prefeito Raimundo da Cunha Leite, Eduardo Cerqueira Leite, do  PMDB, que agora faz parte da comissão executiva municipal provisória São Caetano, estaria afirmando a diversos interlocutores do mundo político que vem sendo “sondado” por várias legendas para tornar-se candidato a vice-prefeito nas eleições do próximo ano. Eduardo e o ex-deputado Floriano Leandrini teriam sido incluídos no novo comando de seu partido por pedido direto do presidente estadual da sigla, Baleia Rossi.

Bomba
O ex-vereador Gilberto Costa, por seu turno, agora secretário municipal de Esportes da Prefeitura de São Caetano, estaria veiculando que teria recebido convite do prefeito José Auricchio Jr. para ingressar no PTB. Com isso, aumentam as especulações de que petebistas históricos podem ser preteridos nas eleições de 2012, porque correriam o risco de não terem sequer legendas. A conferir.

Tensões
Parecem aumentar cada vez mais as tensões pela disputa de espaço interno no PTB de São Caetano, legenda que detém o comando da administração municipal há mais de três décadas. Nos corredores do Executivo há claros comentários no sentido de que o nome a ser apoiado para a sucessão municipal não teria de ser necessariamente daquele partido. Há quem esteja tentando ler nas entrelinhas mensagens secretas…

Obama?
Se o presidente norte-americano Barack Obama inovou a campanha eleitoral ao utilizar a Internet de modo amplo, gente ligada ao advogado Antonio de Pádua Tortorello (assessor e irmão do ex-prefeito Luiz Tortorello) está presente no mundo virtual com verdadeira campanha contra o Paço de São Caetano e seu comando. Indagação veiculada nos bastidores políticos da cidade: pode haver desdobramentos no mundo real?

Entrevista
Uma repórter deste jornal foi pautada para uma série de entrevistas com prováveis candidatos a prefeito de São Caetano. Um dos nomes pautados era o do chefe de gabinete do prefeito Luiz Ciccaroni. No entanto, não conseguiu manter contato com ele. Um e-mail, então, foi enviado pelo setor de imprensa à repórter com a informação seguinte: “Não estamos agendando entrevistas para nenhum membro do primeiro escalão cuja pauta seja sucessão municipal. Esse assunto só será falado, na ocasião oportuna, pelo senhor prefeito José Auricchio”.