Desempenho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desde o início do terceiro mandato, conseguiu transformar em lei apenas 62 das 239 propostas enviadas ao Legislativo. Trata-se do pior desempenho de um presidente desde a redemocratização, em 1988. Isso significa que o governo atual obtém êxito em apenas 25% das ações que envia ao Parlamento, de acordo com o jornal O Estado de S.Paulo.
Desempenho I
Nos governos anteriores, as taxas de aprovação chegaram a até 77%. O ex-presidente Jair Bolsonaro (2019 – 2022) obteve 182; Michel Temer (2016 – 2018), 121; Dilma Rous-seff I (2011 – 2014) 163; Dilma II (2015 – 2016) 82; Lula II (2007-2010), 253; Lula I (2003-2006), 332; Fernando Henrique Cardoso I (1995-1998), 134 e FHC II (1999 – 2002), 201.
Visita
O presidente Lula teve, na segunda (13), o primeiro encontro com o Papa Leão XIV. Na conversa de 30 minutos na Biblioteca do Palácio Apostólico, no Vaticano, eles trataram de religião, de fé, de questões conectadas ao Brasil e dos grandes desafios do momento atual do pla-neta. O Papa falou sobre a intenção de visitar o Brasil em um momento oportuno e Lula antecipou que ele será muito bem recebido.
Prazo
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus acusados de tramarem um golpe de Estado, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), terão, conforme previsto em lei, o prazo de cinco dias, a partir da data da publicação do acórdão do julgamento do STF, para apresentarem embargos de declaração. O STF tem até 60 dias para publicar o acórdão do julgamento a partir da leitura da ata no plenário da Primeira Turma, que aconteceu no dia 23 de setembro. A expectativa era que a publicação ocorresse até o fim de novembro, mas a data deve ser antecipada.
Benefício próprio
A maioria dos brasileiros desaprova o trabalho do Congresso e avalia que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal atuam em benefício próprio, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada, na segunda (13). De acordo com o levantamento, 58% dos brasileiros desaprovam a Câmara, enquanto 51% avaliam o trabalho do Senado de forma negativa. Para 83% dos entrevistados, os deputados federais e senadores atuam em benefício próprio. Para 11%, os congressistas atuam em benefício do País. A Câmara é aprovada por 32% dos entrevistados, enquanto 58% rejeitam o trabalho da Casa, e 10% não soube responder.
Crescimento
Em setembro, o Estado de SP registrou 36.786 novas empresas constituídas, marca que representa o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP). O desempenho representa o terceiro melhor mês de 2025, ficando atrás apenas de fevereiro, quando foram constituídos 37.521 novos negócios, e de julho, com 36.802 constituições. Em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram abertas 32.943 empresas, houve crescimento de 11,6%.
Última hora
O governador Tarcísio de Freitas deve aguardar até a última hora para anunciar se disputará a reeleição ao Governo de SP ou se candidatar ao Palácio do Planalto, a fim de mostrar fidelidade ao padrinho político Jair Bolsonaro, que detém parcela expressiva do eleitorado, mesmo após a condenação no STF. Tarcísio não quer perder os votos dos bolsonaristas, pois caso dispute a presidência, precisará desses votos. Mas, avalia que uma guinada radical poderá provocar a perda do eleitorado de centro.
Assessores
O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes, emprega como assessores diretos a filha do deputado federal Wilson Santiago (Republicanos-PB), o irmão do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), a ex-mulher do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Kassio Nunes Marques e um advogado do deputado federal Arthur Lira (PP-AL), seu padrinho político. A lista de assessores foi solicitada pela Folha de S.Paulo, a partir de um pedido via LAI (Lei de Acesso à Informação), em maio.
Comando
Luiz Oliveira assumiu, na segunda (13), a presidência do diretório municipal do PSDB em São Paulo. Filiado ao partido desde 2014 e filho de um dos fundadores, Luiz é aliado de Paulo Serra, ex-prefeito de Santo André. Luiz foi subsecretário da Juventude no Estado de São Paulo, durante a gestão João Doria, e presidente da Juventude do PSDB, além de secretário-geral do Diretório Estadual. Paulo Serra articulou pessoalmente a ascensão de Luiz com os demais caciques do partido, indo pessoalmente negociar em Brasília.
Em São Bernardo
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estará em São Bernardo, neste sábado (18), acompanhado dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Fazenda, Fernando Haddad, para participar do Aulão Preparatório para o Enem 2025, no Ginásio Poliesportivo. São Bernardo foi escolhida para abrigar o Aulão, evento que também será realizado em outros municípios do País. A expectativa do governo federal, que está à frente da organização do Aulão em nível nacional, é a de que em torno de 5 mil alunos de cursinhos populares marcarão presença na cidade.
Troca
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), faz mudanças no secretariado. Ao que consta, Fernando Longo (Serviços Urbanos), Geslei Bonicio Crociari (Planejamento Urbano), Frida Baby Waidergorn (Habitação), André Luiz Cottet (Administração) e Marcio Madureira (Comunicação), serão substituídos por, respectivamente: Luiz Fernando de Oliveira Bortoletto, Milena Graciano, Ruth Cristina Ferreira Ramos, Eloá Guerini Flores e Renato Britto Targino. A secretaria de Meio Ambiente, que era comandada por Ruth Cristina, agora, ficará no comando de Joyce Lima Quintino, que era adjunta da Pasta.
Adicione um comentário