Encontros
Luiz Inácio Lula da Silva é o presidente que menos se reuniu com parlamentares nos primeiros 28 meses de governo desde 2012, quando Lei de Acesso à Informação (LAI) passou a exigir a divulgação pública das agendas. Nos governos de Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro, os parlamentares tiveram mais encontros com os presidentes, de acordo com levantamento realizado pelo jornal O Estado de S.Paulo. De 2023 até agora, Lula registra apenas 96 agendas com congressistas no Palácio do Planalto, enquanto Bolsonaro, no mesmo intervalo, esteve com deputados federais ou senadores em 502 ocasiões.
Sem posição
Brasileiros que manifestam resistências tanto ao presidente Lula (PT), quanto ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), demonstram tristeza com as atuais condições de vida e desencanto com as opções políticas. Dados de pesquisa da Genial/Quaest apontam que um a cada três eleitores não se vê representado na polarização. Cerca de 33% dos entrevistados afirmam “não ter posicionamento” quando questionados sobre suas preferências políticas, percentual similar ao dos que se vêem à esquerda ou à direita. O grupo do “nem nem” é formado majoritariamente por mulheres e por pessoas com renda intermediária.
Requerimento
O PL protocolou, na segunda (14), o requerimento de urgência ao projeto de lei que trata da anistia aos presos do 8 de Janeiro na Câmara dos Deputados. O partido anunciou que a lista tinha 264 assinaturas, mas duas delas foram rejeitadas pela Casa legislativa. Um requerimento de urgência pode acelerar a tramitação de uma proposta legislativa, trazendo a votação para o plenário, se aprovado. Para que isso ocorra, é necessária a maioria simples, ou seja, a maior parte dos presentes na votação.
Desempenho
O primeiro trimestre do ano foi de alta na abertura de pequenos negócios no Brasil, de acordo com levantamento do Sebrae. O número de novos CNPJs chegou a 1,4 milhão, com destaque para os microempreendedores individuais (MEIs), que correspondem a 78% do total. No recorte por regiões, o Sudeste lidera a abertura de pequenos negócios, com São Paulo (28,6%), Minas Gerais (10,9%) e Rio de Janeiro (7,8%) nas primeiras posições entre os estados. O setor de serviços obteve o melhor desempenho, com 257.156 pequenos negócios abertos (63,7% do total), seguido por Comércio, com 83.921 (20,8%), e Indústria da Transformação, com 30.859 (7,6%).
Fé em dia
O deputado estadual Thiago Auricchio (PL), além de frequentar a missa aos domingos, todos os anos, realiza caminhada em peregrinação, com grupo de amigos, rumo ao Santuário Nacional de Aparecida, para celebrar o dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro). Na terça (15), postou, em suas redes sociais, foto ao lado da cruz que foi utilizada na primeira missa realizada no Brasil, após cerimônia de 525 anos da primeira missa no País, na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Retorno
O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, anunciou, na segunda (14) o retorno de Patrick Pavan à superintendência do IMPRERP (Instituto Municipal de Previdência). O advogado comandou a autarquia por quatro anos, entre 20217 e 2020, e volta ao cargo com a missão de fortalecer as boas práticas estabelecidas para os Regimes Próprios de Previdência.
Destaque
O secretário de Educação de Ribeirão Pires, Raphael Volpi, durante explanação sobre as ações realizadas pela sua pasta em 100 dias de governo do prefeito Guto Volpi, surpreendeu os presentes. Em seu discurso, em todas as vezes que mencionou os 7 mil estudantes da rede municipal de ensino, se referiu a eles como “sonhos”, “oportunidades”. Para Raphael, cada criança “é um mundo”. Não é à toa que Ribeirão Pires tem se destacado na região, não só na Educação, mas inovando em todas as áreas.
Ritmo
O ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra, costumava dizer que “o trabalho não para nunca”, já o ex-prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, era visto como workaholic, porém, nenhum deles se equipara ao ritmo frenético do prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima. No sábado (12), Marcelo realizou quatro agendas, com pautas para imprensa, durante todo o dia, já na segunda (14), bateu recorde entre os prefeitos na história do ABC. Foram cinco agendas ao longo do dia. Desde que assumiu a Prefeitura, Lima tem realizado agendas e pautas, em todos os finais de semana, seja aos sábados e domingos.
Passos
O jovem prefeito de Santo André, Gilvan Junior, e sua esposa, Jessica Pereira, já conquistaram a simpatia dos moradores da cidade. Na sexta (11), durante a abertura da Feira da Fraternidade, ao se deslocarem pelo estacionamento do Paço Municipal, rumo ao palco onde aconteciam as atrações musicais, demoraram mais de 30 minutos para percorrer um trecho de cerca de 200 metros, de tantos munícipes que vinham trocar uma palavra com o casal ou tirarem selfies.
Pé na estrada
O ex-prefeito Paulo Serra embarca para os EUA no fim do mês para temporada de estudos em Gestão e em Economia na Universidade de Harvard. Porém, desde o levantamento realizado pela Paraná Pesquisas, onde ele pontuou com 6,5% das intenções de votos na disputa pelo Governo de São Paulo em 2026, Serra já esteve com oito prefeitos, de Guarulhos, Lucas Sanches (PL); de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos); de Mauá, Marcelo Oliveira (PT); de Diadema, Taka Yamauchi (MDB); de Rio Grande da Serra, Akira Auriani (PSB); de Arujá, Luis Camargo (PSD); e de Franco da Rocha-SP, Lorena Oliveira (Solidariedade).
Adicione um comentário