ARY SILVEIRA BUENO

1º Congresso Internacional Universidades Empreendedoras

O Congresso Internacional promovido pela UFABC acontecerá entre 17 e 19 de outubro em SBC/SP.
A ASPR e o Instituto Brasil Digital, com o seu Movimento Brasil Digital para todos tem a alegria e honra de apoiar institucionalmente o referido Congresso e colaborar para a sua Realização.
A ASPR aproveita para agradecer a UFSC, Abrafiltros e a Abióptica pela colaboração na divulgação do Congresso.
Convidamos todos a participarem do Congresso, os Clientes e demais stakeholders da ASPR e também as Organizações apoiadas e apoiadoras do Movimento Brasil Digital para Todos.
Participe, inscreva-se!
Eis um pouco do Congresso:
“A discussão acerca de Universidades Empreendedoras é urgente. O seu papel no desenvolvimento econômico e social é cada vez mais relevante à medida que contribui sobremaneira para a inovação de produtos e serviços nos setores público e privado. O quadrinômio Universidade-Empresa-Governo-Sociedade Civil precisa ser potencializado e operacionalizado para que o empreendedorismo permeie todas as camadas da sociedade em todos os setores da economia. O 1º Congresso Internacional de Universidades Empreendedoras visa preencher uma lacuna há muito existente no Brasil. Com a participação de renomados acadêmicos e práticos internacionais e brasileiros, os aspectos centrais das relações entre Universidades Empreendedoras e os diversos Ecossistemas serão amplamente discutidos e aprimorados, e serão desenhadas propostas concretas para um desenvolvimento sustentável que beneficie economias e sociedades do Brasil e do mundo”. Prof. Dr. Ricardo Reolon Jorge, UFABC
Algumas das Áreas Temáticas que serão cobertas no Congresso:
1. O papel das Universidades Empreendedoras na reconstrução de regiões industrializadas que sofreram reveses nas últimas décadas.
2. O papel das Universidades Empreendedoras na construção de um ecossistema de inovação e empreendedorismo.
3. Aspectos culturais institucionais que constroem uma Universidade Empreendedora: valores compartilhados e crenças.
4. A cultura da inovação e do empreendedorismo na construção de Universidades Empreendedoras.
5. A interdisciplinaridade e a construção de uma cultura de inovação e empreendedorismo nas Universidades Empreendedoras.
6. Best practices e casos de Universidades Empreendedoras.
7. Incentivos na construção de Universidades Empreendedoras.
8. Métricas e metodologias nas Universidades Empreendedoras que induzem discentes e docentes ao empreendedorismo e à inovação”.
Juntos pela Inovação e Transformação Digital no ABC Paulista e pelo Brasil.