Eleições

1ºturno: PT elege três governadores, MDB, PP e União, dois

O PT foi o que mais elegeu candidatos, entre os estados que definiram novos governadores já no primeiro turno. No total, o partido venceu em três estados: Ceará (Elmano De Freitas), Piauí (Rafael Fonteles), Rio Grande do Norte (Fátima Bezerra) e ficou à frente de MDB, PP e União Brasil, com dois estados cada. O MDB venceu no DF (Ibaneis Rocha) e no Pará (Helder Barbalho). O PP ganhou no Acre (Gladson Cameli) e em Roraima (Antonio Denarium). Já o União Brasil levou em Goiás (Ronaldo Caiado) e Mato Grosso (Mauro Mendes).

Os outros partidos com governadores eleitos foram: Novo (Romeu Zema, Minas Gerais), PL (Cláudio Castro, Rio de Janeiro), PSD (Ratinho Junior, Paraná), Republicanos (Wanderlei Barbosa, Tocantins), Solidariedade (Clécio, Amapá) e PSB (Carlos Brandão, Maranhão). O PSDB não fez nenhum governador no primeiro turno e sofreu a maior derrota da história em São Paulo. Perdeu o comando do Estado após mais de 30 anos no governo.

Em relação aos Estados que levaram a disputa para o governo ao segundo turno, os partidos com mais representantes nas disputas são: o PT (Bahia, Sergipe, Santa Catarina e São Paulo), o PL (Espírito Santo, Rondônia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), o União Brasil (Alagoas, Amazonas, Bahia e Rondônia) e o PSDB (Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul). (foto:arte/g1)