MIRANTE

20 de Julho de 2024

Superbancada
Grupos bolsonaristas no WhatsApp e Telegram têm abordado as investigações da Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como mais uma perseguição e prova de supostos abusos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Assim, nos bastidores, senadores bolsonaristas já defendem eleger uma superbancada no Senado em 2026, para poder contra-atacar o STF.

Superbancada I
A estratégia é lançar, pelo menos, dois nomes competitivos do bolsonarismo, em cada Estado. Posto que haverá renovação de até dois terços dos senadores e o eleitor poderá votar em dois nomes para o Senado. A ideia é eleger uma grande quantidade de candidatos bolsonaristas. O Senado é estratégico para o bolsonarismo, pois pode pautar o impeachment de ministros do STF. Certamente, o principal alvo dessa investida será o ministro Alexandre de Moraes.

Ato
Neste domingo (21), a Avenida Paulista deve ser palco de um ato bolsonarista, com a presença de parlamentares. A manifestação acontecerá em prol do impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro do STF, Alexandre de Moraes, além de pedido de anistia aos presos do 8 de janeiro e contra a descriminalização do aborto. “A ideia é fazer uma manifestação por mês, e naturalmente novas lideranças vão surgindo para a eleição de 2026, disse, ao Estadão, a deputada federal Carla Zambelli.

Influência
A cada dez eleitores, de quatro a cinco dizem não votar “de jeito nenhum” em candidatos a prefeituras apoiados ou pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ou pelo presidente Lula (PT), de acordo com dados da pesquisa “A Cara da Democracia”, realizada pelo Instituto da Democracia (IDDC-INCT). O apoio de Lula foi rechaçado por 40% dos entrevistados, enquanto que no caso de Bolsonaro, 49% rejeitam votar em um candidato que receba seu apoio.

Fraude
O governo federal investiga indícios de fraude em mais de 300 mil pedidos, do total de 629,6 mil, de acesso aos R$ 5.100 do Auxílio Reconstrução, criado para ajudar pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Cerca de 150,6 mil pessoas que solicitaram o benefício não moram nas áreas atingidas pela tragédia. Além disso, 152,7 mil não tiveram o endereço confirmado e 2,7 mil requereram o auxílio em mais de uma cidade. Os números foram revelados pelo Jornal Nacional, da Globo, e confirmados pela Folha de S.Paulo.

Votação
A Câmara dos Deputados aprovou, na quinta (11), em primeiro turno, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 9 de 2023. O texto, que perdoa a dívida das siglas que não cumpriram as regras eleitorais para cotas de mulheres e negros, passou por 344 a 89 votos e 4 abstenções, no 1º turno. Passa, agora, por um segundo turno de votação. Entre os deputados federais do ABC, Alex Manente (Cidadania) e Fernando Marangoni (União Brasil) não votaram, já Vicentinho (PT) e Mauricio Neves (PP), votaram à favor. Vale lembrar que as multas aplicadas pela Justiça Eleitoral, entre 2018 e 2023, foram estimadas em R$ 23 bilhões.

Desempenho
Quase sete em cada dez deputados (68%) da atual legislatura tiveram um desempenho ruim ou razoável nos primeiros 500 dias de mandato, de acordo com o levantamento da Legisla Brasil, obtido pelo Estadão. Apenas 44 deputados (8,6%) alcançaram desempenho classificado como ótimo. Em relação ao quesi-to fiscalização, o PL, apesar de ser o principal partido da oposição a maior bancada da Câmara, ficou atrás do Cidadania e o PSOL, mesmo sendo aliado do governo, teve performance aproximadamente igual à do PL.

Disputa
Durante a visita do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, à São Bernardo, na sexta (12), o tom de disputa eleitoral esteve presente nos discursos dos pré-candidatos Luiz Fernando (a prefeito), William Dib (a vice), e do próprio ministro. Luiz Fernando disse que só existem “dois lados” entre os atuais quatro pré-candidatos a prefeito de São Bernardo. “Temos dois lados nesta eleição, não são quatro candidaturas. São duas candidaturas. De um lado se dividiram em três candidatos”, disse.

Disputa I
Já Dib avaliou que os adversários de urna têm ligação política e que representam a extrema direita. “A extrema direita nesta cidade é representada por todos os nossos adversários. Eles têm uma coincidência, um apoia o outro, um negocia com o outro, um troca secretaria com o outro, um é vice do outro e assim por diante. Para não dizer que eles são sócios, vou dizer que eles fazem um pacto de poder”, afirmou. Já o ministro destacou que o Brasil vive o “tempo da civilidade e a barbárie” e encerrou dizendo: “digam ao povo do caviar, que quem vai ganhar a eleição em São Bernardo é o povo da mortadela”.

Visita
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhado do vice, Geraldo Alckmin, e de cinco ministros Fernando Haddad (Fazenda), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Luiz Marinho (Trabalho) e Márcio França (Empreendedorismo) estarão em São Bernardo, neste sábado (20). Todos irão participar da Convenção Partidária que irá oficializar a pré-candidatura de Luiz Fernando a prefeito. Após, seguem para a convenção do pré-candidato Guilherme Boulos, no Expo Center Norte, em São Paulo

Em Brasília
O deputado estadual Thiago Auricchio (PL) esteve em Brasília, na terça (16), onde participou de reuniões com o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, e o deputado estadual e presidente da Alesp, André do Prado. Na ocasião, foram discutidos projetos e estratégias para São Paulo.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário