MIRANTE

20 DE OUTUBRO DE 2012

PTB
O PTB do prefeito Ravin, na votação de candidatos para a Câmara Municipal, colocou nove vereadores entre os 40 mais votados. Desses nove, quatro foram eleitos vereadores: Luiz Zacarias, 6,3 mil votos; Ailton Lima, 5,7 mil; Roberto Rautenberg, 4,6 mil e Coronel Sardano, 4,2 mil. E tem mais cinco que não foram eleitos: Pedrinho Botaro, 3,8 mil; Gilberto Primavera, 3,4 mil; Israel Zekcer, 3,0 mil; Wilson Ponce, 2,3 mil e Samuel Siqueira, 2,3 mil. A soma dos votos desses nove candidatos chega a 36,8 mil votos, que podem ajudar o prefeito Ravin no segundo turno.

PT
Por sua vez, o PT colocou oito candidatos a vereador entre os 40 mais votados. Elegeu cinco vereadores para a Câmara Municipal: Eduardo Leite, 4,6 mil votos; Montorinho, 3,9 mil; Bete Siraque, 3,6 mil; Luiz Alberto, 3,3 mil e Tiago Nogueira, 3,2 mil. Os outros três, que não foram eleitos, são: Alemão Duarte, 2,8 mil; Jairinho, 2,4 mil e Silmara Conchão, 2,0 mil. O total de votos desses oito candidatos a vereador soma 28,4 mil votos, que é inferior aos votos dos vereadores do PTB, da ordem de 36,8 mil.

Emplacou
O deputado federal, Vanderlei Siraque (PT), que foi derrotado na eleição municipal de 2008 para prefeito de Santo André, agora deu a volta por cima. Elegeu sua esposa, Bete Siraque, que obteve 3,6 mil votos, e que ficou em 16º lugar entre os vereadores mais votados.

Orçamento
Na segunda (15), o prefeito Luiz Marinho (PT) encaminhou à Câmara de São Bernardo para aprovação o orçamento municipal para 2013, da ordem de R$ 4,4 bilhões, que é superior em 20% sobre o deste ano de R$3,7 bilhões.

Curiosidade
Alguns candidatos a vereadores em São Bernardo ligaram seus nomes às empresas ou às suas atividades profissionais. Os nomes ficaram assim: Getúlio do Amarelinho (PT), 2,9 mil votos; Gordo da Adega (PCdoB), 2,3 mil; Trator (DEM), 1,8 mil; Sandra do Leite (PPS), 1,8 mil; Almir do Gás (PPS), 1,6 mil; Geraldo Vila São Pedro (PDT), 1,3 mil; Gilson (negão da Barraca/DEM), 1,2 mil; Gil do Salão (PCdoB), 1,1 mil; Luzia da Ubs (PPS), 1,0 mil; Vitinho do Dog (DEM), 899; Chiquinho do Povo Nosso Amigo (PPS), 532; Tio Ge do Escolar, 480; Arnaldo (O Camarão/PV), 370 votos.

Numa boa
O prefeito Marinho (PT), reeleito, não pode se queixar da votação recebida na eleição deste ano. Marinho obteve 261,3 mil votos, representando 65,7% dos votos válidos. Para se ter uma idéia, São Bernardo tem 573,8 mil votos, compareceram para votar 482,6 mil eleitores, deixando de comparecer 91,2 mil eleitores. Assim, o total de votos válidos foi de 397,2 mil e Marinho conseguiu 261,3 mil votos.

E agora?
Com essa votação conseguida pelo atual prefeito e com a maioria dos vereadores eleitos, a pergunta que se faz necessária é a seguinte: como fica a oposição em São Bernardo para os próximos anos, principalmente para as eleições de 2014?

Novidade
Um dos vereadores eleitos em São Caetano concorreu com o seguinte nome: “Severo e Amigos”, que obteve pelo PSB 1,4 mil votos, ficando em 11º lugar. Seria interessante saber se o subsídio a ser recebido pelo novo vereador será dividido com os “Amigos”?

Quem vai mandar?
As conversas nos bastidores políticos de São Caetano é saber quem vai ter força no novo governo. Segundo comentários, Gica Pinheiro, filha do futuro prefeito Paulo Pinheiro, que comandou as campanhas eleitorais do seu pai, aparece cotada para ser uma das personagens mais importante no futuro governo. Outros nomes que trabalharam duro para eleger Pinheiro: Moacyr Guirão, Ângelo Pavin, Fernando Scarmelotti, Roberto Martins e Marco Antonio Dal´Mas.

Difícil
O prefeito José Auricchio (PTB) articula com13 dos 15 vereadores eleitos pela coligação do PTB para, no próximo ano, manter o bloco unido, ficando assim com a maioria dos vereadores, segundo a mídia. É uma tentativa para manter o bloco independente do governo de Paulo Pinheiro. Realmente, sem o poder municipal nas mãos, não é fácil saciar os apetites dos nobres vereadores.

Problema
A presença de um novo vereador eleito, para a próxima legislatura da Câmara de São Caetano, começa a agitar a disputa para eleição do próximo presidente. Para mídia, o novo vereador, muito conhecido por dar flagrantes espetaculares com sua câmera de TV nos meios políticos locais, disse que “não aceita a eleição de vereadores veteranos para presidir o Legislativo no próximo ano”.

Deu na mídia
O jornal O Globo, Rio, edição de segunda (8), numa matéria de página sobre o ex-presidente Lula, feita pelo jornalista José Casado, abordou vários aspectos sobre o ex-presidente: “Ainda tem um edema na garganta. Não estou com aquela bola toda, não posso falar do jeito de antes, gritando muito, porque não tenho mais o vozeirão”; 2) “Nesse primeiro turno eleitoral, Lula encontrou platéias escassas, compostas por grupos de militantes vestidos, embandeirados e transportados pelos organiza-dores dos eventos. Aconteceu em São Bernardo, Santo André, Osasco e Campinas, em bairros pobres de São Paulo, Belo Horizonte, etc”. 3) Ele voltou. Chegou à reta final e contra todas as previsões – principalmente as do próprio PT – guiou o candidato Fernando Haddad ao segundo turno da disputa da Prefeitura de São Paulo”.