Fabio Picarelli Opinião

2026 vem aí com energia renovada

Ano Novo ou Reveillon? Existe alguma diferença?
Se analisarmos o lado prático a comemoração é igual. Ano Novo é a transição de um ano para outro, do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro. Já o Reveillon é uma palavra francesa que em português significa despertar, em referência a uma nova etapa da vida que se inicia. No Brasil e em vários países o termo é associado a celebrações com fogos de artifícios, brindes e festas para receber o novo ano.
Por trás dessa festividade existe uma longa história anterior ao Cristianismo, geralmente atribuído à Mesopotâmia, em 2000 a.C, com conceito de renovação dos planos de Deus através da vontade divina de esperança e fé. Trata-se de uma tradição secular celebrada de formas distintas entre os povos, que só se consolidou mesmo no século XVI.
Para a Igreja Católica, 1º de janeiro é o Dia Mundial da Paz. A data foi instituída pelo Papa Paulo XVI para promover a paz entre a humanidade.
Esse novo ciclo nos leva a uma reflexão profunda das nossas atitudes. É a oportunidade de se renovar, buscar energias positivas e fazer planos para o futuro.
A data impõe ainda alguns símbolos e superstições conforme as origens de cada povo. Os brasileiros, por exemplo, acreditam que não podem faltar fogos de artifícios e o brinde com champanhe no momento da virada do ano. Faltando alguns segundos para a passagem de ano, todos páram para fazer a contagem regressiva.
O ritual acontece em várias partes do mundo, respeitando naturalmente os fusos horários de cada localidade. O planeta Terra completa a sua órbita em torno do Sol em 365 dias mais seis horas, o que origina o ano bissexto a cada quatro anos. É a translação. 2026 não será ano bissexto. O último ocorreu em 2024, portanto o próximo será somente em 2028.
Mas a data sugere também muitas superstições. O fato de seguir as crenças é para atrair sorte, amor, paz e prosperidade. Faça efeito ou não, confira as previsões, os significados e as simbologias:
– Roupa branca: a cor branca é o símbolo universal da paz.
– Lingerie e roupas coloridas: depende da intenção. Entenda a paleta de cores: azul – equilíbrio e confiança; amarelo/dourado – riqueza e prosperidade; rosa – amor, afeto; vermelho- paixão; roxo/lilás – espiritualidade e tranquilidade; laranja- alegria e ousadia; prata- inovação e modernidade. Em geral, evita-se o preto por representar o mistério, porém reconhecido como muito elegante em festas.
– Pular sete ondas: renovar a energia e proteção
– Sementes de romã na carteira: traz dinheiro
– Comer lentilhas: fartura
– Abrir portas e janelas: deixar o velho sair para entrar o novo
– Comer aves e carne de porco: retrocesso e ciscadas para trás na vida
– Comer frutas secas: nozes, castanhas e tâmaras simbolizam que não faltará comida
– Banho de sal grosso ou ervas: limpar energias negativas
– Comer 12 uvas: uma para cada mês do ano vindouro
– Numerologia: a soma de 2026 é 10. 1+0= 1. O ano marca a fusão mais intensa entre a espiritualidade e a tecnologia
– Astrologia: regido por Marte, planeta do signo Áries. Destaques para a autoafirmação, o pioneirismo, a coragem, o impulso e a intensidade
Para o próximo ano a Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense já possui um cronograma de serviços e ações visando melhorias na qualidade de vida dos moradores. Vamos continuar tocando o que está em andamento e acrescentar outras novidades. Janeiro vem aí com uma programação especial de férias.
De minha parte e em nome também do prefeito Gilvan Ferreira, desejamos “Feliz Ano Novo” a todos os andreenses.
Um ótimo Reveillon!

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário