Apoio
Após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu com deputados do PL. Os parlamentares começaram a fazer as contas para garantir que a Câmara paute a anistia aos condenados do 8 de Janeiro, medida que beneficiará Bolsonaro. É preciso ter o apoio de 80% das bancadas dos partidos: Republicanos, União Brasil e PSD. Se esse patamar for alcançado, o PL irá solicitar ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para que leve o projeto de lei para votação no Plenário.
Reeleição
O governador Tarcísio de Freitas é favorito para a reeleição ao Governo de São Paulo em 2026. Ele teve o governo aprovado por 55% da população e leva a reeleição com larga vantagem, em um total de nove cenários simulados pelo do Instituto Realtime Big Data, em pesquisa encomendada pela Rede Record de Televisão, divulgada na última semana. De acordo com a pesquisa, Tarcísio de Freitas (Rep) alcança 44% das intenções de votos concorrendo contra Pablo Marçal (PRTB), com 20%, Geraldo Alckmin (PSB), com 13%, e Alexandre Padilha (PT), com 5%. Brancos e nulos somam 6% e os eleitores que não sabiam ou não responderam são 12%.
Reeleição I
No segundo cenário avaliado, Tarcísio de Freitas tem 42% da preferência dos eleitores e Guilherme Boulos aparece em segundo lugar, com 21%. Pablo Marçal alcança 19% e Alckmin fica com 9%. No terceiro cenário, em que são apresentados aos entrevistados apenas os nomes de Tarcísio, Alckmin e Padilha, o atual governador tem 55% da preferência. Esse índice chega a 57% quando os concorrentes são Márcio França (PSB) e Padilha.
Ônibus
Para a festa de 45 anos do PT, que ocorre neste final de semana, no Rio de Janeiro, o prefeito de Maricá e vice-presidente do PT, Washington Quaquá, local onde acontecerá o evento, disponibilizou ônibus para quem quiser conhecer o município, que está localizado há 57 km do Rio.
Presidência
A partir de março, a presidência do PT deverá ser ocupada por um mandato-tampão até julho, mês em que ocorrem as eleições para definir o novo presidente da sigla. A deputada Gleise Hoffmann está prestes a deixar o comando do partido para assumir um ministério. Entre os favoritos para presidente estão: Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara; José Guimarães, líder do Governo na Câmara; e o secretário de Relações Internacionais do partido, Romênio Pereira. O próximo presidente irá comandar as diretrizes do PT para a eleição de 2026.
Solidariedade
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) instituiu, na terça (18), o Dia Estadual do Trabalho dos Fundos Sociais de Solidariedade do Estado. O dia escolhido para esta comemoração é 3 de novembro, instituído pela Lei n.º 9.310, de 26 de dezembro de 1995, como o Dia da Solidariedade no Estado. De autoria da deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania), a proposta segue para sanção do governador Tarcísio de Freitas.
Encontro
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e o presidente estadual do PL-SP, José Tadeu Candelária, estiveram, na segunda (17), em Guarulhos, onde foi realizado o Encontro de Mandatários Eleitos do partido, que reuniu cerca de 1 mil participantes. Estiveram presentes: o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP); o governador Tarcísio de Freitas, entre outros. Do ABC, compareceram: o deputado estadual Thiago Auricchio (PL), o presidente do PL de São Caetano, Iliomar Darronqui, os vereadores Dr.Seraphim, Cicinho Moreira, Luis Galarraga.
Encontro I
Na ocasião, o presidente estadual do PL-SP, Tadeu Candelária, defendeu a candidatura de Jair Bolsonaro para presidente em 2026. “É importante, em hipótese nenhuma, renunciar à candidatura do nosso presidente, Jair Bolsonaro, porque a sua eleição representa o futuro que precisamos e desejamos para o nosso país”, ressaltou. Em relação à reeleição do governador Tarcísio de Freitas, ao qual se referiu como: “melhor estadista de São Paulo”, foi enfático: “Para nós do PL Paulista é fundamental reelegê-lo com a mais ampla votação possível”.
Trend
O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, aproveitou uma trend que tem circulado pelas redes sociais, para homenagear seu pai, o ex-prefeito, Anacleto Campanella (in memoriam). Na montagem, há fotos do seu pai e de Tite, com os dizeres: Primeiro seu pai começa…Depois você melhora!”. “Adaptei para falar da minha grande referência na política: meu pai! É uma honra poder ocupar o mesmo cargo de prefeito e, décadas depois, dar continuidade ao trabalho pelo desenvolvimento de São Caetano e pelo bem-estar da população”, afirmou Tite.
Investimentos
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Santo André, Evandro Banzato, revelou à Folha que, em 2023, o município foi responsável por 70% de todas as entregas imobiliárias do ABC e, no ano passado, conquistou 48,5% de todas as entregas. “Isso significa novas famílias se instalando, vivendo na nossa cidade. Por isso, Santo André tem um setor de serviços muito forte, setor gastronômico. Vemos melhores produtos, serviços, maiores investimentos para receber essa população, que está ficando mal acostumada em ser bem atendida e ter serviços de qualidade”, avaliou.
Em Brasília
O secretário de Saúde de Ribeirão Pires, Clovis Volpi, esteve em Brasília, nessa semana, para buscar recursos, junto aos deputados federais de São Paulo, para projetos e para o novo Hospital Municipal. Volpi percorreu gabinetes de 70 parlamentares para apresentar melhorias já realizados, além de reforçar a importância de novos investimentos para a saúde. “Buscamos novos apoios para potencializar investimentos que darão ainda mais fôlego para o serviço de saúde do município”, destacou.
Adicione um comentário