Afastamento
O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a analisar, na quarta (19), os pedidos da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para afastar os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino da análise da denúncia contra ele no âmbito do inquérito do golpe. Porém, desde 1988, todos pedidos de impedimento ou suspeição contra ministros do STF foram arquivados, sem nenhuma decisão favorável aos questionamentos.
Bilionários
De acordo com a Forbes, o Brasil registrou 239 bilionários em 2024. São Paulo concentra 40,6% do total, com 97 nomes na lista, seguido por Rio de Janeiro, com 36 nomes (15,1%), Santa Catarina, com 34 nomes (14,2%), Rio Grande do Sul e Minas Gerais, ambas com 17 nomes cada (7,1%). Estados do Sul e Sudeste dominam o ranking, enquanto as regiões do Norte e Nordeste têm participações pouco expressivas. Além disso, há 8 bilionários naturalizados brasileiros.
Crescimento
O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo avançou 3,4% em 2024 na comparação com 2023. No período, apresentaram variação positiva serviços (3,3%) e indústria (2,7%). Em valores correntes, em 2024 o PIB paulista alcançou R$ 3,5 trilhões. No mesmo período do ano anterior, o valor foi de R$ 3,2 trilhões. Os dados foram divulgados pela Fundação Seade. “Os números do PIB paulista de 2024 resultam do nosso incansável esforço para criar um ambiente mais favorável aos negócios e atrair novos investimentos para o estado de São Paulo”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Saída
Após a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, deixar o PSDB, no início de março, rumo ao PSD, a sigla poderá perder outro governador dos dois que ainda restam no ninho tucano, Eduardo Leite (RS) e Eduardo Riedel (MS). O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, admitiu, pela primeira vez, durante almoço com empresários, a possibilidade de deixar o PSDB para disputar a presidência da República, em 2026. “A gente tem que encontrar o caminho que nos dê a capacidade de contribuir”, afirmou Leite.
Saída I
O presidente do PSDB do Estado de São Paulo e ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra, negou à Folha a saída de Eduardo Leite do partido e ressaltou que o governador é um “grande quadro do partido”. “Não tenho dúvida que ele é um grande quadro do partido. Hoje, ele é o melhor quadro que o PSDB tem com essa pretensão de uma candidatura a presidente e ele vai, como ele está participando diretamente nisso, e não tenho dúvida que vai continuar no PSDB, e ser a nossa grande liderança para 2026”, esclareceu.
Nova fase
Paulo Serra também comentou que o PSDB está na fase de “crescimento”, com as tratativas de fusão com outras siglas. “Estamos em uma fase de negociação de fusão para aumento do partido, dos quadros do partido, negociação de federação, renovação das federações. Então, é uma fase de crescimento do partido e o Eduardo tem participado dessas discussões”, afirmou.
Resposta
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) fez um convite a seus seguidores nas redes sociais para um ato de resposta à manifestação organizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no Rio de Janeiro. O evento está previsto para domingo (30) de março, com as pautas “sem anistia” e “Bolsonaro na prisão”. A organização é das frentes de articulação Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo, e o ato deve reunir lideranças e partidos de esquerda. A mobilização deverá ocorrer nas capitais.
Reunião
O prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal, Marcelo Lima, se reuniu, na terça (18), com o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, em São Paulo. Na pauta, a implantação do Programa Muralha Paulista, além do aumento do efetivo policial no município e megao-perações em conjunto com as polícias Militar e Civil. “O secretário garantiu que teremos grandes operações tanto na cidade quanto em nossa região. Teremos um encontro no Consórcio para alinhar uma megaoperação em todo o ABC”, disse Lima.
Liderança
A deputada estadual Ana Carolina Serra assumiu a liderança do Cidadania na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A parlamentar substitui o deputado Rafa Zimbaldi. “Seguiremos atuando em prol da população paulista e contribuindo com o governo estadual para o desenvolvimento econômico e social de São Paulo”, disse.
Visita
O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, visitou as instalações do Smart Sampa, na Capital, na quinta (20). Tite foi recepcionado pelo secretário de Segurança Pública da Capital, Orlando Morando. São Caetano irá utilizar a mesma tecnologia de reconhecimento facial no combate à criminalidade na cidade, já implantado em São Paulo. O dispositivo deve entrar em operação dentro de 45 dias e vai aproveitar a tecnologia já existente no CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) de São Caetano, instalado no bairro Barcelona, que conta com mais de 400 câmeras e que monitora todos os 15 bairros da cidade.
Adeus
O ex-governador de São Paulo, Cláudio Lembo, morreu aos 90 anos em São Paulo, na quarta (19). A causa da morte não foi divulgada pela família. Em 2002, elegeu-se vice-governador de São Paulo na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB). Em março de 2006, quando o tucano renunciou ao cargo para disputar a presidência nas eleições de outubro, Lembo assumiu o governo do Estado. Nascido em São Paulo, Lembo formou-se em Direito pela USP e fez doutorado na área pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, instituição pela qual foi professor, diretor e reitor.
Adicione um comentário