MIRANTE

22 de Novembro de 2025

Encontro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá ter uma reunião com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em dezembro, conforme o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes autorizou, porém, ao que tudo indica, Bolsonaro não deverá avalizar a candidatura presidencial de Tarcísio. De acordo com bolsonaristas, no encontro será discutido o cenário eleitoral em São Paulo e esboçado o discurso em defesa do ex-presidente, que poderá passar, em breve, para o regime fechado.

Apoio
Bolsonaro já afirmou à CNN que só definirá seu apoio na disputa presidencial às vésperas do pleito de 2026. E que, antes, é preciso analisar pesquisas eleitorais e o cenário de avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para o ex-presidente, de acordo com interlocutores, não é momento de se adotar uma decisão precipitada. Apesar do encontro entre Tarcísio de Bolsonaro ter animado dirigentes de centro-direita, favoráveis a uma candidatura presidencial do governador de São Paulo, Tarcísio tem dito que hoje é candidato à reeleição. No PL, porém, congressistas têm defendido que o ex-presidente lance o senador Flávio Bolsonaro (RJ) para presidente.

Verba
Durante 2025, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou o orçamento da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência em mais de R$ 116 milhões e consolidou o avanço da verba de divulgação das bandeiras do governo e programas tais como “Brasil Soberano” e Gás do Povo. Esse tipo de verba, descrita como comunicação institucional, agora, ocupa 57% do valor destinado para publicidade federal. Os 43% restantes são destinados para as chamadas ações de utilidade pública, que incluem desde campanhas de vacinação do Ministério da Saúde e a divulgação das regras do saque-aniversário do FGTS.

Avião
O ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, estará em Rio Grande da Serra, na sede da Ausus Automotive Systems do Brasil, nesta segunda (24), para o lançamento da Escola do Trabalhador 4.0. O programa é voltado à qualificação profissional gratuita. O cronograma de formação possui dois eixos. O primeiro, das empresas, ocorre junto às indústrias, comércio e serviços da cidade. O segundo, das entidades assistenciais e poder público, será focado na juventude, mulheres, idosos, servidores públicos e pessoas em vulnerabilidade social.

Canal
O deputado federal Fernando Marangoni (União Brasil) lançou a “Relatoria Participativa”, canal on-line que permite o acolhimento de sugestões sobre os direitos e o tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As informações serão utilizadas na elaboração do Estatuto da Neurodiversidade, também apelidado de Estatuto do Autista. Uma Comissão Especial foi formada na Câmara dos Deputados, recentemente, para ficar à frente da criação de uma só política nacional para autistas e portadores de outras deficiências.

Campanha
O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) colocou no ar uma campanha publicitária sobre a remoção da favela do Moinho, no centro de São Paulo. A destruição da comunidade vem sendo tratada pela gestão estadual como uma de suas principais ações na área social e no combate ao crime organizado. Também é fonte de embates com o governo Lula, que aponta falhas na forma como as famílias foram retiradas do local. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a gestão Tarcísio cobra R$ 85 milhões da Caixa Econômica Federal referentes à sua parte na indenização a ex-moradores da área.

Mudança
O Governo de São Paulo busca aprovação do Projeto de Lei 1083/2025, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que trata da reestruturação da política de saneamento básico no Estado. O objetivo é concentrar os serviços de abastecimento de água e esgoto dos 645 municípios paulistas em apenas duas Unidades Regionais de Saneamento Básico (Uraes). Hoje, elas são quatro. Em reunião conjunta de Comissões da Alesp, os parlamentares deram aval ao projeto, que, agora, segue para votação em Plenário.

Filiação
O PSDB recebeu a filiação do ex-prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (Dr. Hélio), que deverá disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, nas eleições de 2026. O presidente estadual da sigla, Paulo Serra, avaliou que a nova filiação “agrega valor” ao PSDB e adiantou que nos próximos meses dará continuidade às articulações com lideranças em todo o estado e à formação das chapas para 2026. “A ideia é termos candidatos competitivos para a Câmara, Senado, Assembleia Legislativa e para o Poder Executivo paulista”, disse. O partido planeja eleger de 3 a 4 deputados federais, e de 4 a 6 deputados estaduais, por São Paulo.

União
As Prefeituras do ABC se mostram unidas em prol de projetos comuns no Consórcio Intermunicipal, porém essa união não se reflete no momento de agendar coletivas de imprensa. Na quarta (19), véspera de feriado, três Prefeituras da região agendaram coletivas de imprensa no mesmo horário e nenhuma delas modificou o agendamento. Nem mesmo quando foram informadas pelos jornalistas da coincidência de horários.

Paranoia
As cores de roupas já viraram motivo para alguns políticos do ABC classificarem jornalistas de acordo com as cores adotadas pelos partidos políticos. Na última vinda do governador Tarcísio de Freitas, à uma jornalista que vestia um blazer na cor goiaba, foi dito que ela era informante do “inimigo”. Já, em recente evento com o tema natalino, que predominava as cores vermelho e verde, o político avaliou: “Vermelho? Cor petista” e ainda se dirigiu para uma jornalista que vestia uma blusa vermelha e disse: “Está de blusa petista, hoje?”.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário