MIRANTE

23 DE JULHO DE 2011

Prefeituras
As prefeituras locais precisam se movimentar no sentido de dar mais proteção aos moradores locais. Para isso, seria interessante seguir alguns exemplos da prefeitura paulistana: criação de ciclovias em várias avenidas nos finais de semana; nos cruzamentos, os pedestres não são respeitados pelos motoristas e, assim, deveriam multar os veículos que invadem as faixas de pedestre (Avenida Goiás, em São Caetano; Portugal, em Santo André; e Kennedy e em frente ao Paço, em São Bernardo; espaços destinados especialmente aos motoqueiros, etc.

Prejuízo
O setor de marketing da prefeitura de Santo André, segundo informações dadas a jornalistas, tem pouca verba na área de publicidade para divulgar as obras realizadas pelo prefeito Ravin. Com isso, quem fica com o prejuízo total é o prefeito, que não pode divulgar o trabalho realizado pela sua administração. Isso, evidentemente, pode afetar a campanha de reeleição.

Agitando
O pré-candidato a prefeito pelo PT de Santo André, deputado estadual Carlos Grana, tem mostrado muita disposição para efetivar a sua candidatura. Vem mantendo vários contatos com políticos. Dias atrás almoçou com um ex-deputado que não é do PT. Também manteve conversa com um advogado ligado à seção local da OAB. Grana, segundo consta, terá apoio do ex-presidente Lula e do prefeito Luiz Marinho.

Na cidade
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) vai estar em Santo André, na próxima terça (26), para o lançamento da pedra fundamental da ampliação da unidade de produção da empresa Paranapanema, com sede em Utinga, que fabrica tubos de cobre da marca Eluma. É a terceira vez, nos últimos dois meses, que Alckmin vem a Santo André. O prefeito Ravin (PTB) também vai marcar presença e aproveita para falar com o governador sobre a sucessão em Santo André.

Distribuição
A equipe do prefeito Luiz Marinho, São Bernardo, já está distribuindo de casa em casa, pelo menos na área central, a revista “São Bernardo faz a mudança acontecer”. Com impressão colorida e com 64 páginas, a revista mostra o que está sendo feito em obras na cidade e também o que será realizado futuramente.

Não para
O deputado Orlando Morando (PSDB) sempre procura mostrar seu dinamismo ao ver de perto os detalhes da construção de grandes obras públicas. Teve oportunidade acompanhar de perto o trecho sul do Rodoanel, que corta São Bernardo de ponta a ponta. Sabia detalhes importantes da obra durante o período de construção. Quase no final, convidou vários jornalistas da região para fazer um vôo de helicóptero sobre o trajeto do Rodoanel. E contava detalhes importantes sobre a obra. Agora, começou a se empenhar pela vinda do metrô até São Bernardo ao lado do governador Alckmin.

Dois candidatos
Com o passar das semanas, apesar de ainda faltarem mais de 14 meses para eleições municipais do próximo ano, fica delineado no dia-a-dia, que a sucessão municipal em São Bernardo deverá ter apenas duas candidaturas. Uma, é óbvia, é do PT, partido que está no poder, e o prefeito pode disputar a reeleição. A outra candidatura deverá sair dos três deputados que fazem oposição ao governo municipal: William Dib (PSDB), ex-prefeito, Orlando Morando (PSDB) e Alex Manente (PPS). Não seria fácil uma terceira via, pois os investimentos em campanha deverão se concentrar nas candidaturas de situação e oposição.

Aliado
O vereador Paulo Pinheiro (PTB), São Caetano, que é pré-candidato a prefeito, em nota distribuída, disse que “ganhou um aliado de peso na busca da indicação do partido para ser o candidato governista na disputa do Palácio da Cerâmica, no próximo ano”.  Na quarta (20), numa entrevista coletiva, numa padaria do Bairro Barcelona, Pinheiro recebeu apoio do deputado federal Arnaldo Faria de Sá.

Só em 2012
O prefeito José Auricchio (PTB), na entrevista coletiva de quinta (21), sobre o aniversário da cidade, fez um relato sobre suas realizações. No final, os jornalistas apertaram o prefeito sobre quem será escolhido para candidato a prefeito. O prefeito, como tem dito em várias oportunidades, disse que só irá definir o nome no próximo ano, pois ainda é muito cedo. Isso porque, a partir da indicação do nome, os servidores municipais passam a agir no dia-a-dia em função da sucessão municipal. Mas fez a afirmação seguinte: “o seu candidato a prefeito será do PTB”. Para vice, há possibilidade de uma candidatura de outro partido.

Quem é?
No final da reunião com os jornalistas, depois de muita insistência para o prefeito revelar o nome de seu candidato, um jornalista aproveitou a ocasião e fez a seguinte indagação: “já que não pode divulgar o nome do candidato, então, define o sexo: é homem ou mulher”? Auricchio deu uma tremenda gargalhada.

Deu na mídia
O assunto estádio do Corinthians, em Itaquera, foi assunto do principal editorial do Estadão, sexta (22), do qual extraímos o trecho seguinte: “Sobram razões para a Fiel, como é conhecida a torcida do Corinthians, fazer a festa que fez no local onde será erguido o estádio da agremiação, em Itaquera, e para o presidente do clube, Andrés Sanchez, chorar de emoção. É bondade demais para eles. Mas essa bondade será paga pelos contribuintes, que não têm motivos para festejar. (…) nunca antes na história deste país tanto dinheiro público foi mobilizado para bancar uma obra privada como está sendo feito para a construção do Itaquerão”.