MIRANTE

24 DE MAIO DE 2014

Nada ainda
Dias atrás, meios políticos e sociais de Santo André comentaram, com detalhes, a negociação entre um empresário interessado e outro dono de um jornal. Chegaram a até a comentar a venda do veículo, mas até agora nada foi efetivado.

Contas
O deputado federal, Vanderlei Siraque (PT), promoveu, na segunda (19), no Clube Força Viva, na Vila Guiomar, Santo André, totalmente lotado, a prestação de contas à população de seu mandato. Essa foi a 25ª plenária de Prestação de Contas do deputado, que foi iniciada em 1989, quando foi eleito vereador. Siraque recebeu moradores para um bate-papo recheado de críticas, sugestões e solicitações, numa integração entre mandato e moradores.

Novo Painel
O presidente da Câmara de Santo André, Donizeti Pereira (PV), pretende trocar o painel eletrônico de votação, que funciona há décadas no plenário. Segundo consta, a compra do novo painel está estimada em R$ 400 mil pela mesa diretora do Legislativo. Desde o início do ano, o painel deixou de funcionar e não possível consertá-lo. Assim, será aberta uma licitação para a compra e a aquisição será efetivada em setembro próximo.

Reajuste
Um reajuste salarial da ordem de 6,77% foi aprovado pelos servidores públicos de Santo André em assembleia. Na ocasião os servidores aceitaram o percentual da inflação medido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (Dieese). O projeto de lei do reajuste foi protocolado na Câmara no final da semana que passou.  A proposta vai elevar o novo piso salarial para R$ 1.092.

Nova idade
O prefeito Luiz Marinho (PT), na terça (20), dia de seu aniversário, chegou ao Paço de São Bernardo no horário habitual. Só que, nesse dia, os secretários e assessores o aguardavam para uma reunião, que foi transformada em cumprimentos ao prefeito. Depois, às 11h, o prefeito tinha compromisso oficial em São Paulo.

Polêmica
A reforma da Câmara de São Bernardo continua causando polêmica e presença constante na mídia. O atual presidente quer um estudo para colocar um estacionamento de veículos onde estão localizados os gabinetes improvisados no anexo um, que, segundo comentários, seria a quinta reforma no prédio desde a inauguração em 2008. Para Tião, o assunto está sendo discutido com a mesa diretora e vereadores. Mas na quarta (21) desistiu de construir o estacionamento.

Dobradinha
Em nota distribuída para a mídia, os deputados estaduais Orlando Morando (PSDB) e Alex Manente (PPS) vão fazer uma dobradinha nas eleições de outubro deste ano. Manente sai como candidato a deputado federal e Morando vai disputar a reeleição. Se o esquema der certo, isto é, desde que eleitos, provavelmente a dobradinha poderá se firmar para disputar as eleições municipais de 2016, quando, então, irão enfrentar o candidato a ser indicado pelo grupo do Paço de São Bernardo. Na última eleição para deputados, Morando foi eleito com 138,3 mil votos e Alex, 114,7 mil.

Mais uma
Por sua vez, o vice-prefeito Frank Aguiar (PMDB), em entrevista para a mídia, confirmou que vai fazer uma dobradinha com a deputada Vanessa Damo (PMDB) nas próximas eleições, sendo Frank candidato a deputado federal e Wanessa vai disputar a reeleição para deputada estadual. Pretendem fazer campanhas juntas em São Bernardo e Mauá, onde seu pai foi prefeito. Na eleição de outubro de 2010, Wanessa foi eleita com 93,1 mil votos.

Chineses
Uma comitiva empresarial da província Shandong, na China, esteve em contato com o prefeito e também presidente do Consórcio Intermunicipal, Luiz Marinho, em São Bernardo, na quarta (21). A comitiva veio em busca de possibilidades de negócios e relacionamento com a região. Quatro empresários chineses e dois intérpretes, na conversa com o prefeito, ouviram as oportunidades de investimentos que a região oferece, bem como sua posição estratégica e potencial econômico, com as indústrias de petróleo e gás, em expansão no ABC. Por outro lado, o prefeito foi convidado para visitar a província a ser organizada pelo Consórcio Intermunicipal.

Sem aumento
A polêmica sobre a modificação da lei de zoneamento de São Caetano continua agitando a cidade e a oposição. Por sua vez, o porta-voz do prefeito, Pádua Tortorello, para a mídia, informou que o número de bolsas de estudos doadas pelo Instituto Mauá “é suficiente”. Atualmente, o Instituto Mauá oferece 2% do total de vagas no curso de Engenharia aos alunos carentes da cidade, mas com descontos na mensalidade. Os vereadores querem rever o índice porque a mudança na lei beneficiou a instituição.

Candidato
O ex-vereador Gilberto Costa (PEN), São Caetano, é pré-candidato a deputado estadual. No entanto, Gilberto não ficou muito contente com o que foi publicado num jornal local, que informou a formação de uma dobradinha com Robison Castropil, com apoio do grupo do Paço. Castropil, por sua vez, disse que “essa dobradinha não se concretizará”. Sobre o assunto, Gilberto enfatizou que “só tem a lamentar a declaração de Castropil, pois na política nunca devemos fechar as portas para coligações e muito menos expressar indisposição”.