MIRANTE

25 de Outubro de 2025

Encontro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na sexta (24), no encerramento de sua visita à Indonésia, que espera que o provável encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, previsto para domingo (26), seja tranquilo e resulte em bom entendimento para as duas nações. “Estou convencido de que a gente pode avançar muito e voltar a uma relação civilizatória com os Estados Unidos, coisa que já temos há 201 anos”, disse. Lula ressaltou que não haverá tema que não possa ser discutido entre os dois lados. “Não existe veto a nenhum assunto”, disse.

Fadiga
Não é de hoje que o eleitor manifesta fadiga em relação ao extremismo político observado no Brasil. Pesquisas recentes mostram uma tendência persistente no eleitorado brasileiro: a busca por renovação com candidatos que se posicionem como gestores independentes das agremiações partidárias. Segundo pesquisa da Quaest, cerca de 23% dos eleitores afirmaram preferir um candidato “de fora da política” na próxima eleição presidencial.

Entediado
O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) visitou dias atrás o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, Bolsonaro cobrou maior articulação entre presidentes de partidos de direita contra o presidente Lula, para as eleições do ano que vem. Segundo o deputado, Bolsonaro, em prisão domiciliar, reclama de tédio e do uso da tornozeleira eletrônica.

Emperrada
A escolha de nomes que irão disputar o Senado por São Paulo está emperrada. Na direita, a indefinição do futuro do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e a incerteza sobre a eventual participação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nas eleições não clareiam o cenário. Na esquerda, Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSB) e Simone Tebet (MDB) são possíveis nomes para disputador o Senado ou o governo paulista, a depender se Alckmin fica como vice na chapa presidencial à reeleição. Nada definido.

Emplacou
Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, tem conseguido emplacar sua agenda na Câmara Municipal. Conseguiu aprovar 15 dos 19 projetos enviados ao Legislativo este ano, entre eles o que concede bonificação aos guardas municipais pela recuperação de motos roubadas ou furtadas e a criação da Academia de Ensino e Pesquisa em Segurança Urbana. Segundo aliados, os bons resultados na Câmara dão créditos para Nunes disputar o governo do Estado, caso Tarcísio de Freitas (Republicanos) desista da reeleição.

Visita
Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego, esteve em São Bernardo, na segunda (20). Marinho participou de conversa com a presidente da Câmara Municipal e vereadora Ana Nice. A visita reforça o elo da Casa com o governo federal. “É para mostrar para o povo da cidade que estamos juntos nos desafios. O presidente Lula nos orienta e nos dirige na reconstrução do país e queremos cada morador e moradora de São Bernardo juntos com esse nosso projeto”, disse Marinho.

Reunião
O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, se reuniu, na segunda (20), com o empresário e economista Jorge Paulo Lemann. O intuito do encontro foi discutir inovações e políticas educacionais que tragam impacto positivo na vida dos estudantes andreenses. Lemann é considerado um dos homens mais ricos do Brasil e do mundo, com participações em empresas de diversos segmentos, entre eles a Anheuser-Busch InBev (AB Inbev), a maior cervejaria do mundo. O empresário foi um dos acionistas da Eleva Global, segmento de escolas premium.

Defasagem
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que apesar das mulheres serem mais escolarizadas, ganham quase 20% menos do que os homens no trabalho. A maior diferença é na população ocupada com ensino superior completo. Segundo dados do Censo, as mulheres que haviam concluído a faculdade recebiam R$ 4.591 por mês em 2022, enquanto os homens com o mesmo nível de estudo ganhavam R$ 7.347. A mulher ganhava, segundo dados do Censo, 37,5% menos que o homem.

Prêmio
Mulheres que fazem a diferença em suas comunidades serão homenageadas pelo deputado estadual Rômulo Fernandes (PT), na quarta (29), na Assembleia Legislativa de São Paulo por meio do prêmio Maria Clementina de Souza.

Hospital regional
O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, durante coletiva de imprensa da construção da quinta UPA na cidade, na terça (21), adiantou que irá apresentar, na próxima reunião do Consórcio Intermunicipal, o pedido que deve fazer ao governo estadual sobre o projeto da construção de um novo hospital regional na cidade. O novo equipamento, segundo Oliveira, irá desafogar os atendimentos no Hospital Nardini.

Proposta
Marcelo ainda comentou que apresentou proposta ao governo federal para reforma da sede e implantação de nova regulação do SAMU, para criação de unidades em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. “Com as novas sedes em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, vamos dar agilidade nos atendimentos. A equipe sai de Mauá para realizar o atendimento nas outras cidades”, disse.

Mediocridade
“O país caiu na mediocridade. Tenho 78 anos e nunca vi tanta mediocridade”, disse William Dib, ex-prefeito de São Bernardo, em vídeo divulgado em suas redes sociais esta semana. Dib defende que não há solução para o país, mas que é necessário buscar caminhos que unam, inspirem e transformem.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário