MIRANTE

26 DE ABRIL DE 2014

Diálogo social
A retomada dos trabalhos do  Orçamento Participativo pela Prefeitura de Santo André terá como foco o diálogo social, a participação da criançada e a inclusão digital. Ou seja, a população, das mais variadas idades, também poderá fazer sugestões à Lei Orçamentária Anual para 2015 e 2016 pela internet. Foi o que anunciou na tarde de quinta (24) o prefeito Carlos Grana (PT)  em coletiva de imprensa. A primeira plenária regional está agendada para 6 de maio, na região de Vila Guiomar.

Tecnologias
O chefe do executivo assinalou que o processo terá novidades neste ano, como a participação plena das crianças da rede municipal e o Orçamento Participativo Digital, com a inclusão dos inter-nautas nos debates. O objetivo é ampliar as possibilidades de participação no planejamento da cidade e adequar o processo de gestão participativa às novas tecnologias de informação.

Cidadania
Com a concepção de que a educação para a cidadania é essencial na formação dos cidadãos e o ambiente escolar pode contribuir para tal, alunos da educação infantil e do ensino fundamental de Santo André participam do Orçamento Participativo 2015-2016. As discussões nas escolas começaram no início do ano e envolveram 35 mil crianças de 2 a 10 anos das 51 EMEIEFs (Escolas Municipais de Ensino Infantil e Ensino Fundamental) e 31 creches da rede municipal, além de uma creche parceira. Já o Orçamento Participativo digital é um novo canal de participação por meio do qual a população também poderá indicar e priorizar propostas. Está organizado em três etapas: credenciamento, apresentação de propostas e votação.

Concorrido
Histórico, como anunciado, foi o Jantar comemorativo dos 461 anos de fundação de Santo André, organizado pela Associação Comercial e Industrial (Acisa). Faltaram mesas e cadeiras no badalado restaurante do bairro Jardim, dada a participação de líderes empresariais de peso, homens e mulheres de negócios, políticos (poucos, mas de destaque) e profissionais liberais. A casa teve de improvisar acomodações fora da área de jantar, no espaço destinado ao coquetel de recepção.

Viu, Duílio?
Empolgado, o prefeito Carlos Grana (PT) discursou ao lado do anfitrião, o presidente da Acisa, Evenson Dotto, e agradeceu muito o empenho da entidade em promover o Jantar, “que já fica inscrito no calendário oficial de comemorações do aniversário da cidade”, como destacou o chefe do Executivo. E falou do trabalho para o contínuo desenvolvimento de Santo André, quanto citou o empresário e ex-deputado federal Duílio Pisaneschi, membro do conselho superior da Acisa, que ocupava uma das mesas, ao lado de Antonio Carlos Girelli (Tite), também do conselho, para concluir: “Viu, Duílio?”

Mais quatro
A Acisa já se programa para promover mais quatro grandes encontros com “gigantescos empresários ou executivos de grandes indústrias e bancos”, segundo adiantou Evenson Dotto à coluna. O objetivo é trazer palestras e cases de sucesso, com vencedores e informações essenciais aos empreendedores andreenses.

Pronatec
A Agência de Desenvolvimento Econômico do ABCD já recebeu a demanda de 25 mil vagas por cursos gratuitos de qualificação profissional do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Brasil Maior, do Governo Federal.  As empresas têm até o dia 30 para encaminhar informações sobre os cursos e quantidade de trabalhadores que deseja capacitar.

Barbada
Pré-candidato a deputado estadual pelo PT de São Bernardo, Teoní-lio Monteiro da Costa, o Barba, é o garoto-propaganda do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). Ao lado da diretora-executiva Ana Nice Martins, é figura de destaque em muitos e muitos outdoors espalhados pelas principais avenidas da região.

Por que parou?
O vereador Professor Pio Mielo (PT) questiona o motivo de a implantação efetiva da UPA e do Hospital São Caetano seguir parada. Em abril, a Câmara Municipal aprovou três requerimentos dele encaminhados à Secretaria de Saúde do Estado e ao Ministério da Saúde, para conhecimento detalhado das tratativas para finalização das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Mauá, e da revitalização do HSC.

Unificação
A Secretaria de Inclusão e Assistência Social de Santo André, que tem no comando a primeira-dama, Fátima Grana, inaugurou na sexta (25) a nova sede do Creas (Centro de Referência de Assistêncial Social), na rua Carijós, 300, Vila Alzira. A inauguração marca a unificação dos serviços de atendimento de violação dos direitos. Idosos, pessoas com deficiências, crianças e adolescentes, além de parentes, passam a ser atendidos num único prédio. São mais de 500 m², que ainda inclui atendimento social e desenvolvimento de oficinas artísticas em geral.

Elas I
O PSD Mulher paulista realizou, na sexta (25), em São Bernardo, Encontro Regional para debater propostas do Programa de Governo que apresentará à sociedade na campanha eleitoral deste ano. O partido anunciou há cerca de um mês as pré-candidaturas de Gilberto Kassab ao Governo do Estado e de Alda Marco Antonio a vice.

Elas II
Os encontros regionais, realizados em todo o Estado, fazem parte do trabalho do partido em debater e buscar sugestões em todas as suas instâncias para a construção de seu projeto para o Estado. Sob a direção de Alda Marco Antonio, coordenadora nacional do PSD Mulher, o evento tratou também da campanha que o partido desenvolve para ampliar a partic