Homenagem
A vice-prefeita Dinah Zekcer, Santo André, foi homenageada pelo Rotary Clube Santo André/Novo Século, presidido por Cleusa Rosenbaum, na noite de quinta (24), num restaurante local. A homenagem foi pelos relevantes serviços prestados à comunidade local como vereadora e também como vice-prefeita. Há também uma pitadinha por parte de políticos que desejam o cargo de Dinah na próxima sucessão municipal.
PDB virou PSD
O prefeito Gilberto Kassab, São Paulo, entusiasmado com o crescimento político que teve à custa do ex-governador José Serra, quer disputar o governo estadual em 2014. Para isso, saiu do DEM, partido que até então disputou as eleições. Como a legislação eleitoral está mais rigorosa agora, a saída encontrada por Kassab foi a fundação de um novo partido. Inicialmente, o nome escolhido foi PDB (Partido da Democracia Brasileira). Seus marketeiros descobriram que o risco de manter a sigla era enorme, pois poderia se transformar em Partido da Boquinha (PDB), que serve como uma caracterização atual da classe política, com honrosas exceções. Assim, o novo nome foi PSD (Partido Social Democrático). Resta saber se Kassab tem balas na agulha para enfrentar Geraldo Alckmin, candidato à reeleição em 2014?
Consórcio
Oito deputados estaduais e dois dos três deputados federais da região participaram de uma reunião com a diretoria do Consórcio Intermunicipal do ABC. Na pauta, as reivindicações do ABC junto aos governos estadual e federal e também algumas propostas que dependem dos dois governos. Seria interessante que reunião dessa natureza fosse mais constante para melhorar o entrosamento entre prefeitos e deputados locais.
Pepino
Os servidores municipais e inativos de São Bernardo comentam, nas rodinhas de bate-papos, a falta de reajuste em seus salários e por isso estão defasados.Reclamam também de que nenhum vereador, até agora, se interessou em “apadrinhar’ a causa do reajuste salarial dos servidores ativos e inativos
Retificação
Na semana passada, foi publicada uma nota sobre o deputado estadual Orlando Morando informando que era o novo líder do governo Alckmin na Assembléia Legislativa. Essa informação não estava correta, pois Morando é o líder do PSDB, que é o mesmo partido do governador. O jornalista Oswaldo Lavra-do, em e-mail enviado, disse que “pessoas ligadas ao PSDB ligaram para informar que houve pequeno equívoco no tópico do Mirante de sábado (19). O líder do governo é o deputado Samuel Moreira (PSDB)”.
Quem bancou?
Ao que tudo indica, a Prefeitura de São Bernardo não teve participação nas despesas financeiras do desfile da escola de samba Tom Maior, no sambódromo do Anhembi, que homenageou São Bernardo no seu enredo. Isso porque os sindicatos ligados à CUT, entre eles “químicos, jornalistas, professores, servidores públicos e, principalmente bancário, de acordo com matéria publicada pela Folha de são Paulo, na sexta (4), compraram as fantasias das três últimas alas da Tom Maior, num total de 22, e revenderam a seus asso-ciados. O sindicato dos químicos distribuiu cem fantasias.
Participação
Lula vai mesmo comandar o PT nas eleições municipais de 2012. Uma da estratégia traçada pelo ex-presidente é a de evitar a realização de prévias por parte dos diretórios muni-cipais para escolha do candidato a prefeito. A outra é a de fazer coligações com a maioria dos partidos políticos, que, assim, evitariam lançamento de mais candidaturas. A prioridade de Lula, pelo andar da carruagem, é a de vencer em todas as cidades do ABC. Será que vai conseguir?
Banho-maria
Nos bastidores políticos de São Caetano fontes ligadas ao Palácio da Cerâmica acenam com a hipótese do lançamento de um candidato a prefeito pouco esperado pelos partidos da cidade. Seria o efeito-surpresa, comentam os mesmos círculos, tendo em vista o fato de que alguns nomes são especialmente visados na pré-campanha eleitoral que já se desenvolve no município com certa desenvoltura.Enquanto isso, nos bastidores estaria sendo costurada composição capaz de conservar o poder nas mãos do grupo que hoje comanda a cidade. A conferir.
Dobradinha?
Ao mesmo tempo, há quem assegure que uma provável chapa de oposição possa surgir do entendimento do PT, que lançaria o ex-vereador Hamilton Lacerda, com o vereador Gilberto Costa que, de líder do governo no Legislativo, acabou migrando para posição de claro opositor ao Palácio da Cerâmica. Seria uma espécie de “sepultamento de diferenças”, porque Costa, durante vários anos, foi ferrenho crítico dos petistas.A ver.
Guilhotina
Informações que vazaram nos corredores do Executivo dão conta de que alguns assessores diretos do prefeito José Auricchio estariam “com os dias contados”. Nos meios ligados ao Legislativo, por outro, a pergunta constante é se existe uma guerra interna no Palácio da Cerâmica para alguns secretários municipais tentarem sobressair-se e atrair a atenção para si. Nervos à flor da pele parece a regra do período pré-eleitoral…
Deu na mídia
O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, também presi-dente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse o seguin-te sobre o caso da Ficha Limpa, que vai valer apenas nas eleições de 2012, no Estadão de sexta (25): “A constitucionalidade da lei (Ficha Limpa) referente aos seus vários artigos poderá vir a ser questionada futuramente antes das eleições de 2012”. Neste futuro exame “a lei vai ser fatiada como um salame e será analisada alínea por alínea”.