MIRANTE

27 DE AGOSTO DE 2011

Sempre ele
O senador José Sarney, mais uma vez, mostrou como um político não precisa gastar o seu salário no dia-a-dia. Matéria publicada na Folha de São Paulo, na segunda (22), revela que Sarney “usou helicóptero da Policia Militar do Maranhão para passear em sua ilha particular em dois finais de semana neste ano. Numa das vezes, levou junto o empreiteiro Henry Duailibe Filho, que tem contratos milionários com o Estado do Maranhão, governador pela sua filha”. Quer dizer, é possível que Sarney é realmente um “prodígio”, pois aprendeu rápido a guardar o dinheiro de seu salário e só gastar o dinheiro do povo. Até quando?

Candidato 1
Realmente, o deputado estadual Carlos Grana, sindicalista, com apoio do presidente Lula e do prefeito Luiz Marinho, ganhou espaço rápido (mais de um mês) dentro do diretório do PT de Santo André, e praticamente garantiu sua a pré-candidatura a prefeito de Santo André. Na noite de terça (23), Grana reuniu-se numa churrascaria em Santo André com o presidente do diretório local, Luiz Turco, lideranças do partido e também com o ex-deputado Vanderlei Siraque. A sua candidatura ainda vai ser anunciada pelo partido, sendo provável no dia 13 de setembro.

Candidato 2
Assim, o ex-presidente Lula vence mais uma batalha interna do PT evitando a realização de prévia em Santo André e também nas demais cidades, principalmente em São Paulo. Assim, a máquina de campanha eleitoral do PT, incluindo gente para trabalhar e de excelente disponibilidade financeira, estará à disposição da campanha de Grana. Assim, a sucessão em Santo André começa a se complicar pelo lado da atual administração.

Partidos
Os diretórios municipais de partidos nanicos em Santo André e também de siglas partidárias importantes começaram a ser disputadas pelos dois grupos políticos mais fortes que vão disputar a prefeitura na eleição de 2012. O PT e o PTB, do prefeito Ravin, vão iniciar uma “briga” para conquistar o apoio de partidos importantes e nanicos para conseguirem, indiretamente, o maior número de candidatos a vereador em suas chapas.

Sai ou não?
Em Santo André, os comentários nos meios políticos eram de que, com a eleição do deputado William Dib para o diretório regional do PSDB, o vereador Paulinho Serra (PSDB) não teria espaço para oficializar sua candidatura a prefeito pelo partido, por causa de dois problemas: seu rompimento com Dib na eleição de 2010 para deputado e por causa de o prefeito Ravin trabalhar junto ao governador Alckmin o apoio para sua candidatura. No entanto, numa conversa durante um evento social na cidade, Paulinho revelou que a decisão de lançar candidato a prefeito é do diretório de Santo André, no qual tem a maioria.

Aos navegantes
Tempos atrás, uma frase da Voz Nacional, programa com informações do governo federal que era transmitido obrigatoriamente por todas emissoras de rádio, marcou época: “aviso aos navegantes”. Depois, passou para o domínio popular a quem precisava dar um aviso. Agora, o aviso é para as pessoas que serão recebidas pelo prefeito Luiz Marinho (PT) em seu gabinete, na prefeitura: quando o assunto se esgota, Marinho fica olhando para o visitante esperando a sua despedida. Outra: quando fala, não gosta de ser interrompido. É um executivo que valoriza o tempo.

Difícil
Não está fácil a disputa entre o secretário Maurício Soares, São Bernardo, com os servidores ligados ao Sindserv e Fuprem (que gerencia a previdência dos servidores municipais) para criar o SBCPrev. Na sessão de quarta (24), os servidores invadiram o plenário e impediram os trabalhos dos vereadores. A sessão foi adiada e a votação transferida para a próxima semana. Maurício, como ex-prefeito, foi quem criou o Fuprem em detrimento do Instituto, que era um exemplo de atendimento aos servidores. Agora, quer criar nova autarquia e acabar com o Fuprem.

Na luta
O deputado Orlando Morando (PSDB), realmente, é um eterno lutador. Enquanto os demais políticos, nos fins de semana, vão para o litoral ou então tomam aperitivos nos botecos com amigos, Morando tem sempre a agenda lotada de compromissos. Assim, conseguiu levar mais de duas mil pessoas, que pagaram cada um R$ 30,00 pelo convite, ao restaurante São Francisco para comemorar seu aniversário, na quinta (25).

Candidato
O vereador Admir Ferro (PSDB), o mais votado nas eleições de 2008 em São Bernardo, confirma que vai sair como candidato a prefeito de São Bernardo.

Paz & Amor
Observadores políticos de São Caetano interpretam o possível lançamento da candidatura do vereador Edgar da Nóbrega a prefeito pelo PT, ano que vem, como tática da sigla para repetir a campanha de paz e amor que levou Luiz Lula Inácio da Silva à presidência da República. Ou seja: um candidato que se comprometa com valores observados pela média do eleitorado da cidade e que não parta para agressões verbais e/ou litígios jurídicos contra os adversários. A ver.

Cálculo-I
Enquanto isso, apenas e tão somente a campanha eleitoral de 2012 parece preocupar grande parte da classe política do município desde já. E projeções numéricas não faltam tanto nos corredores do Executivo quanto do Legislativo. Assim, há quem estime que, se houver um racha dentro do PTB – candidato apoiado pelo Paço Municipal versus nome apoiado por outros setores internos -, o partido não alcançaria 45 mil votos, o mínimo que pode garantir o comando da Prefeitura.

Cálculo-II
Projeções similares lembram campanhas eleitorais passadas para avaliar as possibilidades de cada sigla: se o PT não chegar ao máximo já obtido de 30 mil votos, terá poucas chances de vencer as eleições municipais. Por outro lado, se o PMDB sair com nome próprio (e deverá fazê-lo), com sérias intenções de ganhar nas urnas, teria de ter um leque de composições para ter 30 mil votos para prefeito. Assim, estaria no páreo, apostando, ainda, na divisão interna do PTB.