Indulto
O Indulto de Natal do governo Lula (PT) voltou a excluir neste ano os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 e os da trama golpista. O texto, publicado, na terça (23), no Diário Oficial da União, prevê o perdão de penas para gestantes de alto risco, para mães e avós condenadas por crimes sem violência e que sejam essenciais aos cuidados de crianças e adolescentes de até 16 anos com deficiência. O decreto não permite o benefício para quem faz delação premiada e para integrantes de facções criminosas em posição de liderança. Também não têm direito ao indulto condenados por crimes de violência contra a mulher e por crime contra crianças e adolescentes.
Acordo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no sábado (20), durante abertura da 67ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, em Foz do Iguaçu (PR), lembrou que a data para realização da cúpula, no dia 20, foi requisitada pela União Europeia, pois esperava-se que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, aguardado há mais de um quarto de século, pudesse ser assinado neste sábado. Contudo, as expectativas não se concretizaram.
Acordo I
“Infelizmente, a Europa ainda não se decidiu. Líderes europeus pediram mais tempo para discutir medidas adicionais de proteção agrícola. Recebidos presidentes da Comissão Europeia (Ursula von der Leyen) e do Conselho Europeu (António Costa), carta em que ambos manifestam expectativa de ver o acordo aprovado em janeiro (de 2026). Sem vontade política e coragem dos dirigentes não será possível concluir uma negociação que já se arrasta por 26 anos. Enquanto isso, o Mercosul seguirá trabalhando com outros parceiros”, disse Lula.
Corrida
Políticos e estrategistas de campanha avaliam que se o senador Flávio Bolsonaro (PL) mantiver sua candidatura ao Planalto em 2026, irá reeditar com o presidente Lula (PT) a guerra de rejeições da corrida eleitoral de 2022. Na última eleição presidencial, Jair Bolsonaro (PL) saiu derrotado, mas Flávio já busca mudar o roteiro se apresentando como uma versão moderada do pai. A mais recente pesquisa da Genial/Quaest apontou Flávio logo atrás de Lula em intenções de voto no primeiro turno. No cenário com Tarcísio de Freitas (Republicanos), o governador sai com 10%, Flávio aparece com 23%, e Lula, com 41%.
Corrida I
Porém, o levantamento mostrou rejeição de 60% dos entrevistados para votar em Flávio, enquanto que Lula tem 54%, Tarcísio, 47%, Ratinho Júnior (PSD), 39%, Ronaldo Caiado (União Brasil), 40%, e Romeu Zema (Novo), 35%. O desafio tanto para Flávio, quanto para Lula será de tentar reduzir a própria rejeição e aumentar a do adversário. Nos bastidores, alguns integrantes do PL comentam que se for confirmada a rejeição na faixa de 60% nas próximas pesquisas, será mais difícil a candidatura de Flávio se tornar viável.
Som
O governador Tarcísio de Freitas, em visita a São Bernardo, no sábado (20), frisou que a entrega de chaves de moradias, por parte do Estado, sempre tem que tocar “Boate Azul”, de Bruno & Marrone. “Um clássico da música sertaneja”, classificou. Também mencionou João Mineiro e Marciano e também frisou: “Na hora da chave sempre tem o Rei Roberto Carlos”. Tarcísio, aliás, é fã da música “Boate Azul”. Já é a segunda vez que menciona a música em passagem pelo ABC.
Jesus
Tarcísio também mencionou Jesus Cristo em dois momentos de seu discurso. “Nosso desejo é um só, que Deus abençoe a vida e a família de vocês. É que o senhor Jesus entre junto nesta casa de vocês. É que o sangue do Cordeiro esteja na porta de vocês”, disse durante a entrega de unidades habitacionais na Vila Esperança. Já na inauguração da Ponte Estaiada afirmou: “Desejo a vocês, do fundo do coração, um excelente Natal que possamos nos lembrar da vida do nosso senhor Jesus Cristo, que veio para nos salvar”.
Visita
O deputado estadual Luiz Fernando (PT) esteve no gabinete do prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Pode), na segunda (22). O parlamentar comentou que apesar das dificuldades e dos desafios, o prefeito tem reorganizado a cidade e destacou a parceria entre ambos. Já Lima avaliou: “O Luiz Fernando tem sido um deputado atuante, trabalhador e tem me ajudado muito. Pegamos a casa com muito problema, e ele tem uma ligação com o governo federal muito importante. O governo federal tem apoiado muito São Bernardo, me ajudando, principalmente na Saúde”.
Presidência
O prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC, Marcelo Lima, anunciou, durante visita do governador Tarcísio de Freitas, no sábado (20), para a inauguração da Ponte Estaiada, que o prefeito de Ribeirão Pires e atual vice-presidente da entidade, Guto Volpi, será o próximo presidente do Consórcio. “Meu prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, nosso próximo presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC, a partir do ano que vem”, disse Lima.
Obra
A inauguração da Ponte Estaiada de São Bernardo, no sábado (20), foi tema de vídeos postados, nas redes sociais, do ex-prefeito Orlando Morando, da deputada estadual Carla Morando e da vice-prefeita, Jessica Cormick. Isto porque houve duas versões sobre o andamento da obra, no término do governo Morando, em dezembro de 2024. Orlando e Carla afirmaram que o governo foi encerrado com 79,6% de execução da obra da Ponte, com recursos do Estado, “garantidos” pela deputada. “O passado não me deixa mentir”, disse Orlando.
Obra I
Já Jessica garantiu que as obras chegaram ao fim de 2024 com cerca de 30% de execução e que a gestão Marcelo Lima realizou, neste ano, a conclusão dos outros 70% da obra. “Vim falar a verdade. Quando assumimos, recebemos um laudo da construtora da concessionária falando que a etapa entregue representava 30% do total da obra”. E completou: “Vocês dois, vamos parar com essa conversa de Pinóquio”.














Adicione um comentário