MIRANTE

27 de Julho de 2024

Confrontos
O PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, planeja lançar candidatos em 14 capitais, enquanto o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, deve lançar em 15. Porém, PL e PT terão confrontos diretos em apenas 9 das 26 capitais estaduais. Diferentemente de outros pleitos, o PT preferiu priorizar alianças em vez de lançar candidaturas neste pleito, como vinha realizando, historicamente. A mudança se deu para tentar conter o avanço dos bolsonaristas nas prefeituras e visa construir alianças para as eleições de 2026.

Confrontos I
O PL tem a meta ambiciosa de ele-ger 1,5 mil prefeitos nestas eleições. Em 2022, o partido elegeu 348 prefeitos. A sigla deve oficializar candidaturas, até o final das convenções, no Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Porto Alegre (RS). Já o PT em Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Aracaju (SE), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).

Presença
A presença do pré-candidato a prefeito de Santo André, Luiz Zacarias (PL), durante a reinauguração do Cine Lyra, no Festival de Inverno em Paranapiacaba, no palco junto ao prefeito Paulo Serra, poderá resultar em uma impugnação de candidatura. De acordo com a Justiça Eleitoral, desde sábado (6) de julho, os pré-candidatos estão proibidos, por lei, de comparecer a inaugurações de obras públicas e não podem levar crédito por isso, discursar ou ter destaque nos palanques.

Presença I
Sobre a questão, o pré-candidato, por meio de nota oficial com logo timbrado do PL, esclareceu: “o vice-prefeito Luiz Zacarias será homologado candidato a prefeito de Santo André pelo PL, PP, Republicanos e União Brasil, partidos a serem coligados em convenção no próxi-mo dia 31 de julho. Luiz Zacarias tem ampla experiência política (…) sempre respeitou a Constituição e o Estado Democrático de Direito, observando todas as regras eleitorais, estando apto e disposto a enfrentar o processo eleitoral nas urnas. Eventuais questionamentos jurí-dicos sobre sua campanha eleitoral serão devidamente respondidos no momento oportuno”.

Lançamento
O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, em visita à Redação da Folha, na terça (23), revelou que o lançamento da sua candidatura à reeleição, neste domingo (28), contará com a presença de lideranças partidárias do grupo de apoiadores, entre elas, o presidente estadual do Republicanos, Roberto Carneiro, o senador Marcos Pontes, os deputados estaduais Thiago Auricchio (PL) e André do Prado (PL), também presidente da Alesp, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, entre outros. Deverão participar virtualmente, a senadora Mara Gabrilli (PSD) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Convenções
Oficializam as suas candidaturas a prefeito, neste final de semana, os pré-candidatos Eduardo Leite (PSB), neste sábado (27), às 14h30, na Casa de Portugal, em Santo André; Penha Fumagalli (PSD), atual prefeita, no domingo (28), em Rio Grande da Serra e Marcelo Lima (Podemos), no domingo (28), no Palestra de São Bernardo, bairro Ferrazópolis.

Contramão
Muitos prefeitos do ABC buscam se demostrarem acessíveis da população, principalmente de maneira online. Porém, um pré-candidato a prefeito da região, no Instagram, só habilitou receber mensagens de quem também seguir sua página. Mas, isso não basta, após seguir, o possível eleitor encontra outra barreira. Uma mensagem automática que diz que só é possível enviar mensagem caso o perfil do pré-candidato também o siga. Com tanta dificuldade em acesso, sendo ele, ainda, um pré-candidato, caso seja vitorioso, e eleito como futuro prefeito o que ocorrerá?

A maior
O pré-candidato a prefeito de São Bernardo realizou, no sábado (20), a maior convenção partidária da história da cidade, com a presença, não só do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, mas o vice, Geraldo Alckmin, além dos ministros Luiz Marinho (Trabalho), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações), a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o deputado federal e presidente do PT-SP, Kiko Celeguim, prefeitos e outros autoridades. Não há outro pré-candidato a prefeito em São Bernardo que tenha recebido tantas autoridades do governo federal em uma convenção.

Disputa
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, presente na convenção, relembrou a campanha de 2022, ao dizer que foi “dura e difícil” e destacou a luta pela democracia contra a extrema direita. “Temos o dever histórico de não deixar a extrema direita governar esse país de novo. Essa eleição municipal é muito diferente das que já vivemos, porque é uma eleição que vai disputar o campo democrático contra a extrema direita”, disse. “Ser prefeito com o Lula é muito diferente do que ser prefeito com a extrema direita”, completou.

Disputa I
Já o ministro do Trabalho e ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, relembrou quando deixou, em 2008, o ministério da Previdência Social para disputar a eleição como prefeito. “Quando fui candidato a prefeito tinha 3% de intenção de voto, o meu adversário tinha 38%”, revelou ao relembrar sua vitória nas urnas, mesmo com baixa intenção de voto nas pesquisas no começo da campanha. Também disse que é preciso “virar a página da arrogância, do Banco Imobiliário que virou essa cidade”.

Audiência
A Câmara de São Bernardo irá realizar, no sábado (10) de agosto, às 10h, Audiência Pública, referente ao projeto de lei nº 52/2024, Protocolo Geral nº 3.019/2024, que dispõe sobre a revisão do Plano Diretor de São Bernardo, revoga a Lei Municipal nº 6.184, de 21 de dezembro de 2011, e “dá outras providências”.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário