MIRANTE

27 de Setembro de 2025

Sucessão
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), principal nome cotado para suceder o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2026, aparece bem posicionado nas pesquisas fora de São Paulo, em pesquisas qualitativas do Instituto Travessia a pedido do jornal O Estado de S.Paulo. As pesquisas qualitativas foram realizadas no primeiro semestre deste ano no Distrito Federal e em cidades de diferentes Estados do País.

Sucessão I
Tarcísio é descrito por eleitores fora de São Paulo como “preparado”, “honesto”, “capaz” e “articulador”. Em cidades como Florianó-polis (SC) e Blumenau (SC), chega a ser chamado de “o próximo presidente”. Porém, as pesquisas indicam que ainda falta conhecimento sobre o governador. Fora do Estado, Tarcísio é lembrado por sua passagem nos governos Dilma Rousseff (PT) e Jair Bolsonaro. Apesar disso, a dispersão da Cracolândia é um dos poucos assuntos locais citados em qualitativas pelo País.

Sucessão II
O relatório do Travessia também apontou que dentro do Estado o governador enfrenta um cenário relativamente dividido. No interior, as pesquisas qualitativas mostram uma avaliação bastante positiva para o governador, mas essa percepção se torna mais negativa à medida que se aproxima da Capital. Na segurança, apesar da aprovação à política “linha-dura”, as mortes de agentes e as denúncias de violência policial têm abalado a confiança da população. Na educação, famílias classificam a rede estadual como “fraca”. Já no transporte, as queixas se concentram na região da Grande São Paulo, com ênfase na superlotação do metrô e da CPTM.

Conselho
O empresário Paulo Skaf, eleito para presidir a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a partir de janeiro de 2026, realizou, na quinta (25), a primeira reunião da nova diretoria que estará à frente da instituição no quadriênio 2026-2029. No encontro, ele anunciou 16 presidentes de conselhos setoriais e temáticos “para pensar o País”. Entre os nomes, quatro integraram o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Conselho I
Ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, estará à frente do Conselho Superior de Economia. A senadora ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina, o senador e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro, e o ex-ministro do Meio Ambiente, Joaquim Alvaro Pereira Leite, vão liderar os conselhos focados nas pautas das pastas às quais foram vinculados.

Vocação
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, em passagem pela Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), na terça (23), enfatizou, dentre outros, que o ABC precisa redescobrir e fomentar novas vocações econômicas para ampliar o desenvolvimento das cidades, além da prestação de serviços. Na parte política, questionado pela Folha, se a vocação do governador Tarcísio de Freitas seria para à reeleição ao Governo de São Paulo ou para disputar a presidência da República, foi enfático: “Não pensamos nisso. Ele tem muito trabalho para fazer no Governo de SP”.

Post
A prefeita em exercício de São Bernardo, Jessica Cormick, no domingo (21), em vídeo postado nas redes sociais, agradeceu o governador Tarcísio de Freitas pelo repasse de R$ 50 milhões realizado para a Saúde do município. Jessica também comentou que “recebeu um post” nas redes sociais da deputada estadual Carla Morando (PSDB), que segundo a prefeita, teria dito que o repasse de R$ 50 milhões veio por intermédio do gabinete dela.

Post I
Sobre o tema, Jessica disse no vídeo que é preciso “trabalhar com a verdade” e que o repasse é fruto de “muito diálogo que a gente vem construindo, desde o começo do ano com o Governo do Estado” e que a deputada não teria participado dessas reuniões. Jessica ainda afirmou que a deputada foi a “mais votada de São Bernardo e a que menos trouxe recursos neste ano”. No post da deputada Carla Morando estava escrito que a verba atende ao “pedido do nosso mandato”.

Afastamento
O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Reynaldo Soares da Fonseca, na quarta (24), revogou algumas medidas cautelares impostas ao prefeito afastado de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), tais como o recolhimento domiciliar no período noturno e nos fins de semana e feriados, a proibição de ausentar-se de São Bernardo, autorizando a livre circulação pelo Estado de São Paulo e havia determinado que o juízo de origem, no caso o TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) reavaliasse a efetiva necessidade de afastamento da função pública.

Afastamento I
Porém, na quinta (25), o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) manteve o afastamento do cargo por um ano do prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), e de dois vereadores da cidade, o presidente da Câmara, Danilo Lima (Podemos), primo de Marcelo, e Ary de Oliveira (PRTB). O desembargador Roberto Porto, da 4ª Câmara de Direito Criminal do TJSP, disse que a volta de Lima para a cadeira de prefeito poderia ameaçar as investigações realizadas pela Polícia Federal.

92 anos
O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá promove, no domingo (28), festa para celebração aos 92 anos de história, resistência e conquistas da categoria. O evento acontece na sede, em Santo André, a partir das 9h. Na ocasião, serão feitos sorteios de prêmios como moto, iPhones, televisores e Playstation. Estarão presentes o presidente Adilson Torres do Santos, líderes sindicais e associados. É esperada a presença do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário